Aprenda a gerenciar dados no Excel utilizando as tabelas dinâmicas! Veja como organizar muitas informações e fazer análises de dados eficientes e completas!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Nesta aula, eu quero te ensinar como gerenciar dados no Excel com tabela dinâmica! Você aprenderá a organizar um grande volume de informações e a fazer análises de dados eficientes e completas usando esse recurso importante do Excel, as tabelas dinâmicas.
Considerando que o Excel pode ter até 1 milhão de linhas, já imaginou fazer uma análise linha a linha? Nem faz sentido pensar nisso. Por isso, temos a tabela dinâmica para fazer o gerenciamento de dados no Excel de forma rápida e eficiente.
Além disso, para melhorar ainda mais suas análises, vou te mostrar como criar gráficos claros e intuitivos com base nas análises que você fez. Ou seja, além do resumo fornecido pelas tabelas dinâmicas, você ainda terá uma análise visual dos dados.
Então, faça o download do material disponível e vem comigo aprender como utilizar a tabela dinâmica para gerenciar dados no Excel.
No material disponível para download, você encontrará a base de dados que utilizaremos ao longo desta aula.
Nela estão registradas informações fictícias sobre as vendas de uma empresa, contendo mais de 3 mil linhas com dados sobre a data da venda, vendedor, região, produto e o valor da venda.
Esses dados são importantes para construirmos nossas análises e entendermos melhor as vendas da empresa. Porém, trabalhar com ela dessa forma não seria nada prático e gastaríamos muito tempo.
Isso considerando essa base de dados, porque o Excel suporta até 1 milhão de linhas de dados. Imagine lidar com volumes ainda maiores. Fazer isso manualmente é totalmente ineficiente e não aconselhável.
Para otimizar e tornar essa análise mais eficiente, economizando tempo, podemos utilizar as tabelas dinâmicas. Com elas, podemos sintetizar e resumir as informações da nossa base de dados em tabelas resumo, muito mais fáceis de serem trabalhadas e analisadas.
Para criar a tabela dinâmica, basta clicar em qualquer célula da sua base de dados, ir até a guia Inserir e selecionar a opção Tabela Dinâmica.
Na janela que será aberta, deixe a opção Nova Planilha marcada para criar a tabela dinâmica em uma nova planilha dentro do Excel e clique em Ok.
Com isso, teremos a tabela dinâmica criada, inicialmente vazia.
Observe que do lado direito estão os Campos da Tabela Dinâmica. Em cima temos as colunas presentes em nossa base de dados.
Logo abaixo, temos quatro opções de campos para arrastar e organizar essas informações: Filtros, Colunas, Linhas e Valores.
Montar uma tabela dinâmica é simples: basta selecionar e arrastar os campos que desejamos analisar. Vamos construir nossa primeira tabela, colocando Produto em Linhas e Valor em Valores.
Com isso, teremos a nossa primeira tabela dinâmica criada, onde temos cada um dos produtos presentes na nossa base de dados e o valor total das vendas deles.
Para melhorar essa visualização, podemos inclusive formatar a coluna Soma de Valor como Moeda.
Com isso, já conseguimos o primeiro resumo da nossa base de dados, que nos permite fazer análises identificando os produtos mais e menos vendidos.
É possível melhorar ainda mais a visualização dessa tabela dinâmica que acabamos de criar, ordenando os produtos do mais vendido para o menos vendido.
Para isso, basta clicar na setinha ao lado de Rótulos de Linha, selecionar a opção Mais Opções de Classificação e, na janela que será aberta, marcar a opção Decrescente selecionando o campo Soma de Valor.
Feito isso, nossa tabela ficará ordenada como se fosse um ranking de produtos mais vendidos, onde o primeiro item da tabela é o produto que mais vendeu e o último, o que menos vendeu.
Um ponto interessante da tabela dinâmica é que você pode alterar os campos conforme desejar. Podemos, por exemplo, remover o Produto do campo Linhas e adicionar o Vendedor no lugar.
Com isso, já teremos uma tabela dinâmica mostrando o total vendido por cada um dos vendedores.
E, assim como fizemos com produto, podemos também organizar essa tabela como um ranking.
Outra possibilidade que a tabela dinâmica nos dá é de construirmos duas análises ao mesmo tempo. Por exemplo, podemos arrastar o campo de Região para dentro de Linhas, acima de Vendedor.
Dessa forma, teremos uma tabela exibindo qual vendedor fez mais vendas por região.
Você ainda pode minimizar as regiões e deixar aberta apenas a região que você deseja analisar.
E, assim como fizemos antes, podemos trocar as informações para verificar quais os produtos mais vendidos por região. Basta substituir Vendedor por Produtos no campo Linha.
Caso você não queira visualizar as duas informações na mesma coluna, você pode arrastar a Região para o campo Colunas.
Dessa forma, você também poderá visualizar as vendas dos produtos por região, mas dessa vez com cada região sendo uma coluna única.
Caso você queira remover a coluna Total Geral, selecione a tabela, clique na guia Design, depois vá em Subtotais e escolha a opção Não Mostrar Subtotais.
O mesmo pode ser feito para a linha Total Geral, mas nesse caso, você clicará em Totais Gerais, ao lado de Subtotais, e selecionará a opção Desabilitado para Linhas e Colunas.
Deixando sua tabela dinâmica assim:
As datas também são dados bem interessantes de serem trabalhados dentro da tabela dinâmica. Vamos criar uma tabela com a Data no campo Linhas e o Valor em Valores.
Isso nos dará uma tabela bem extensa com os dias presentes na base de dados e o valor total vendido em cada um deles. Essa pode ser uma boa análise para visualizarmos na forma de um gráfico.
Assim como construímos gráficos com tabelas comuns do Excel, podemos construir gráficos a partir de tabelas dinâmicas. É possível criar todos os tipos de gráficos a partir delas
Vamos selecionar a nossa tabela com as datas e criar um gráfico de linha para ela.
Com esse gráfico, combinado com a nossa tabela dinâmica, podemos identificar dias e períodos em que houve picos de venda, o que pode ser um indicativo interessante para uma análise mais aprofundada sobre essas datas.
Como eu disse, é possível criar os mais diversos tipos de gráficos para as tabelas dinâmicas, como, por exemplo, um gráfico de barras para a nossa tabela de vendas por produtos.
Alterando as informações na tabela dinâmica, o gráfico gerado a partir dela também será atualizado.
Na aula de hoje, eu te mostrei como gerenciar dados no Excel utilizando a tabela dinâmica! Você aprendeu como trabalhar com um grande volume de dados dentro do Excel para fazer análises de dados eficientes e completas.
Além disso, para melhorar suas análises e torná-las mais visuais, te ensinei como utilizar os gráficos do Excel em conjunto com as tabelas dinâmicas.
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!
Posts mais recentes de Excel Avançado
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.