Aprenda a criar do zero uma planilha de desempenho de funcionários no Excel, uma das planilhas mais utilizadas no setor de RH!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Planilha de Desempenho de Funcionários no Excel
Na aula de hoje, vou te ensinar como construir uma planilha de desempenho de funcionários a partir do zero! Criaremos juntos essa que é uma das planilhas mais utilizadas no setor de RH.
Mesmo que você não faça parte desse setor, essa aula será muito interessante para que você possa praticar e aprender diversos conceitos de Excel enquanto desenvolve essa planilha.
Esse conhecimento poderá ser útil em diversos projetos que você venha a desenvolver no Excel e te ajudará a se destacar no mercado de trabalho.
Veremos como pegar uma imagem utilizando PROCV no Excel e como utilizar o gráfico de radar. Então, vem comigo que eu vou te mostrar o passo a passo para que você crie a sua planilha de desempenho de funcionários.
Estrutura Base da Planilha
Para começar a nossa planilha de desempenho de funcionários, vamos abrir um arquivo em branco no Excel e definir a estrutura base dela.
Dentro dessa estrutura, vamos definir as principais informações, como: nome, cargo, foto, idade, gênero, pontualidade, conhecimento técnico, relação interpessoal, conhecimento de TI, pacote Office e avaliação geral.
As colunas correspondentes ao nome, cargo, foto, idade e gênero do funcionário são responsáveis por identificar o funcionário analisado, assim como a área a que ele pertence.
As colunas Pontualidade, Conhecimento Técnico, Relação Interpessoal, Conhecimento de TI e Pacote Office são os cinco critérios de avaliação de cada funcionário. E por fim, temos a coluna de Avaliação Geral, que será a média de todas as avaliações.
Lembrando que esses são critérios de exemplo criados para essa aula, mas que podem ser adaptados de acordo com os critérios e avaliações feitos pela sua empresa ou negócio.
Definindo as Informações dos Funcionários
Após definirmos a estrutura base da nossa planilha, vamos começar a preencher as informações que devem estar presentes na tabela, começando pelos dados dos funcionários.
Vamos preencher todos os dados de nome até gênero, deixando por enquanto apenas o campo de foto em branco.
Imagens em Células
Para a coluna Foto, vamos adicionar as fotos dos funcionários dentro do Excel. Você pode importar as imagens indo em Inserir e depois em Imagens.
No meu caso, utilizei a opção Colocar sobre Células, então as imagens estão dentro do Excel, mas não estão contidas nas células correspondentes.
Para resolver isso, basta recortar a imagem e, na célula em que você deseja adicioná-la, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Colar Imagem em Célula.
Como essas fotos serão coladas dentro da célula, podemos redimensionar as células, e as imagens irão acompanhar esse redimensionamento.
Caso essa opção de colar imagem em célula não esteja disponível para você, ou você queira conhecer outras formas de trabalhar com imagem no Excel, confira a nossa aula abaixo utilizando a função IMAGEM.
Critérios de Avaliação
Agora que temos os dados dos funcionários preenchidos, podemos completar a tabela com os critérios de avaliação.
Esses critérios e o método de avaliação de cada um deles podem variar de empresa para empresa. Para o nosso exemplo, vou utilizar a função ALEATÓRIOENTRE para gerar os valores entre 1 e 10.
=ALEATÓRIOENTRE(1;10)
Em seguida, copie os números gerados e cole como valores, para que eles não fiquem atualizando a cada modificação na tabela.
No seu caso, você deve utilizar as notas e critérios disponíveis dentro da empresa que você trabalha.
Avaliação Geral dos Funcionários
A avaliação geral, como mencionado anteriormente, será a média entre as notas obtidas em cada avaliação. Para isso, utilizaremos a função MÉDIA, passando como argumento o intervalo de notas daquele funcionário.
=MÉDIA(F2:J2)
Podemos aplicar essa função para todas as linhas e assim obteremos a média de todos os funcionários.
Formatando como Tabela
Para finalizar, vamos selecionar todos os nossos dados e formatar como tabela.
Ao fazer isso, além de deixarmos nossos dados mais organizados e bonitos, também automatizamos as fórmulas e formatações aplicadas a eles. Dessa forma, quando inserirmos novos dados, o Excel manterá essa formatação para as novas informações.
Relatório de Dados
Agora que já temos a nossa tabela com o desempenho dos funcionários pronta, podemos criar um relatório de dados utilizando essa planilha. Vamos nomear essa planilha como Base e criar uma segunda planilha, no mesmo arquivo, chamada Relatório.
Dentro desse relatório, teremos uma opção para selecionar o nome do funcionário e, a partir disso, exibir as informações dele e um gráfico de radar com a avaliação correspondente.
Para começar, vamos definir o campo Nome do Funcionário e criar uma validação de dados do tipo lista.
Para isso, na guia Dados, clique em Validação de Dados.
Na janela que será aberta, escolha o tipo Lista e defina a Fonte como sendo a coluna com os nomes dos funcionários na tabela base.
Dessa forma, podemos selecionar os funcionários a partir de uma lista suspensa.
Foto com a Função PROCV
Feito isso, podemos começar a adicionar as informações dos funcionários que serão carregadas dinamicamente de acordo com o nome selecionado.
A primeira dessas informações que vamos exibir será a foto do funcionário, utilizando a função PROCV no Excel.
Para essa função, precisaremos definir quatro argumentos:
1. Valor Procurado (valor_procurado): É o valor para o qual estamos buscando as informações, no caso, o nome do funcionário.
2. Tabela de Procura (matriz_tabela): Esse é o intervalo de dados no qual a busca será feita. O valor procurado deve estar na primeira coluna dentro desse intervalo e à esquerda do valor que queremos como resposta.
Para o nosso exemplo, utilizaremos as colunas de A até C. O valor procurado está na coluna A e a resposta, a foto, está na coluna C.
3. Número da Coluna (núm_índice_coluna): Esse é o índice da coluna onde está a resposta da nossa busca. A numeração das colunas segue o intervalo selecionado, ou seja, a coluna A será 1, enquanto a coluna C será 3.
4. Tipo de Correspondência ([procurar_intervalo]): O último argumento é o tipo de correspondência. Em que 0 ou FALSO indicam uma correspondência exata e 1 ou VERDADEIRO indicam uma aproximada.
Passando os argumentos correspondentes, a função PROCV ficará assim:
=PROCV(B1;Base!A:C;3;0)
Essa é uma aplicação comum do PROCV em uma célula do Excel. Caso você queira saber mais sobre essa função, temos uma aula completa aqui no blog com uma explicação detalhada sobre o uso de todos os PROCs do Excel, incluindo o PROCV:
Para visualizarmos a foto em um tamanho melhor, podemos selecionar algumas células e utilizar a opção de mesclar e centralizar.
Pontuações no Relatório
Além da foto do funcionário, vamos adicionar as pontuações alcançadas por ele ao nosso relatório. Para isso, também utilizaremos o PROCV.
Pontualidade:
=PROCV(B1;Base!A:J;6;0)
Conhecimento Técnico:
=PROCV(B1;Base!A:J;7;0)
Relação Interpessoal:
=PROCV(B1;Base!A:J;8;0)
Conhecimento de TI:
=PROCV(B1;Base!A:J;9;0)
Pacote Office:
=PROCV(B1;Base!A:J;10;0)
Gráfico de Radar
Para tornar nosso relatório mais interessante e visual, ao invés de exibirmos novamente as notas, como já temos na tabela, podemos adicionar um gráfico de radar para visualizar a avaliação de cada funcionário.
Basta selecionar os dados das avaliações dentro do relatório e, na guia Inserir, selecionar um gráfico de radar.
Assim, teremos gráficos de radar para cada funcionário, destacando os pontos fortes e as áreas em que cada um necessita de melhorias.
Informações Complementares – Cargo e Avaliação Geral
Além do gráfico com o desempenho do funcionário, podemos inserir as informações correspondentes ao cargo e a nota da avaliação geral, utilizando novamente o PROCV.
Cargo:
=PROCV(B1;Base!A:B;2;0)
Avaliação Geral:
=PROCV(B1;Base!A:K;11;0)
Agora temos em nosso relatório o nome do funcionário, o cargo, a nota da avaliação geral e um gráfico de radar bastante intuitivo e visual.
Formatação e Ajustes Visuais do Relatório
O foco dessa aula é voltado para a funcionalidade prática da planilha e do relatório, não para a parte visual em si. Porém, para finalizar, podemos realizar alguns ajustes visuais rápidos para melhorar a apresentação do relatório.
Entre esses ajustes, podemos colorir todas as células de azul, centralizar as informações, deixar o texto em negrito e na cor branca, destacar as células de interesse e remover as linhas de grade.
É claro que esse ainda é um visual simples, e você pode personalizá-lo ainda mais para aprimorar a sua apresentação. Inclusive, vou deixar aqui uma aula completa com dicas de como melhorar o visual dos seus dashboards no Excel.
Conclusão – Planilha de Desempenho de Funcionários no Excel
Nessa aula, eu te ensinei como criar uma planilha de desempenho de funcionários no Excel a partir do zero!
Você aprendeu quais as principais informações devem estar contidas nessa planilha, como calcular a avaliação geral de desempenho de cada funcionário e também como criar um relatório visual e intuitivo com um gráfico de radar.
A partir dessa base que construímos nessa aula, você poderá editar e personalizar essa planilha de acordo com as necessidades do seu trabalho e da sua empresa, tendo a sua própria planilha de desempenho de funcionários.
Apostila Básica de Excel
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Hashtag Treinamentos
Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!
Posts mais recentes de Excel Avançado
- Como Criar Fórmulas Complexas no Excel com ChatGPTQuer aprender como criar fórmulas complexas no Excel com ChatGPT? Aprenda como é simples fazer isso, utilizando a inteligência artificial de forma eficiente e prática!
- 10 Super Dicas para Tabela Dinâmica no ExcelVocê gosta de usar tabela dinâmica? Nesta aula trouxe as melhores dicas para tabela dinâmica, aprenda a ser mais rápido e eficiente com essa importante ferramenta do Excel!
- Nova Função PIVOTAR no Excel – Evolução da Tabela DinâmicaConheça a nova função PIVOTAR no Excel! Essa função é praticamente uma evolução da tabela dinâmica no Excel.
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
- Fórmulas Power BI que você Precisa Aprender! – Guia CompletoConheça as principais fórmulas Power BI e aprenda a utilizá-las para realizar suas primeiras análises e criar relatórios mais eficientes e intuitivos.
- 46 Modelos de Planilhas Prontas para Download GRATUITO!Temos diversos Modelos de Planilhas em Excel prontas para Download, então é só escolher o tema, baixar e começar a utilizar!
- Hugging Face – Como usar IA nos seus Projetos!Com a alta da inteligência artificial, você não pode ficar para trás, certo? Então eu vou te apresentar o Hugging Face, um pool de IAs para usar nos seus projetos!… Leia mais: Hugging Face – Como usar IA nos seus Projetos!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.