🎉 SEMANA DO CONSUMIDOR

Últimos dias para comprar os cursos com 50% de desconto

Ver detalhes

Postado em em 10 de outubro de 2023

Aprenda todas as funções PROC no Excel: PROCV, PROCH, PROCX e PROC! Entenda como cada uma delas funcionam, qual a diferença entre elas e como aplicá-las.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Aprenda Todos os PROC no Excel – PROCV, PROCH, PROCX e PROC

Na aula de hoje, quero te mostrar todas as funções PROC no Excel: PROCV, PROCH, PROCX e PROC. Vou explicar o funcionamento de cada uma delas, destacar as diferenças entre elas e demonstrar como e quando usar cada uma.

Você provavelmente já ouviu falar sobre essas funções, especialmente a PROCV, que é a mais conhecida e usada para fazer buscas na vertical.

Ao longo desta aula, você poderá ampliar seu conhecimento sobre essas funções, aprendendo a utilizar a função PROCH para buscas na horizontal, a PROCX que permite buscar tanto na vertical quanto na horizontal, e a função PROC, que, embora mais antiga, ainda está disponível.

Portanto, faça o download do material disponível e vamos explorar cada uma dessas funções PROC no Excel.

PROCV no Excel – Busca na Vertical

A função PROCV no Excel é, sem dúvida, a mais famosa entre as que veremos hoje, pois ela nos permite realizar pesquisas dentro de uma base de dados, fazendo essa busca na vertical. Em outras palavras, ela buscará informações a partir das colunas da base de dados.

Vamos pegar a nossa tabela como exemplo.

Tabela de dados

Suponha que, a partir dessa tabela completa (com mais de 600 linhas), você queira saber a Divisão e o Estado de um funcionário específico. Seria muito trabalhoso percorrer a tabela para encontrar o nome dele. A função PROCV no Excel faz isso de forma prática.

O PROCV irá percorrer a coluna Nome até encontrar a informação desejada e então irá retornar as informações contidas na coluna que você determinou para ele. Por exemplo, vamos pegar o nome da Isadora Elisa e descobrir a Divisão e o Estado dela a partir da função PROCV.

Para a Divisão, utilizaremos a fórmula PROCV da seguinte forma:

=PROCV(F3;A:C;2;FALSO)

Para o Estado, utilizaremos assim:

=PROCV(F3;A:C;3;FALSO)
PROCV no Excel

Essas funções irão retornar corretamente os valores correspondentes à Divisão e ao Estado da Isadora Elisa.

Resultado PROCV

Vamos entender os atributos que passamos para a função PROCV no Excel:

1º Argumento – Valor Procurado (valor_procurado):

Esse é o valor que você deseja encontrar dentro da tabela ou do intervalo de dados com o qual está trabalhando.

No nosso exemplo, será um dos nomes da nossa tabela. Ao invés de escrever o nome diretamente na fórmula, passamos a célula onde inseriremos esse nome (F3). Dessa forma, sempre que trocarmos o nome a ser analisado, os valores serão atualizados automaticamente.

2º Argumento – Tabela de Procura (matriz_tabela):

Esse é o intervalo de dados no qual a pesquisa será realizada; o valor procurado deve estar na primeira coluna definida dentro desse intervalo.

Como o PROCV lê as informações da esquerda para a direita, a coluna referente à pesquisa deve sempre estar à esquerda do valor que queremos como resposta.

No nosso exemplo, estamos utilizando as três colunas de A à C (A:C), com o valor procurado (nome) na coluna A (a primeira coluna à esquerda) e os valores que queremos como resposta nas colunas B e C.

Caso quiséssemos apenas a Divisão poderíamos passar apenas o intervalo A:B, pois não é necessário adicionar todas as colunas da matriz na função, apenas as que contenham os valores que estamos buscando.

3º Argumento – Número da Coluna (núm_índice_coluna):

Esse é o número da coluna onde está a resposta que estamos buscando. A numeração das colunas segue o intervalo selecionado, sendo a coluna A a 1, B a 2 e C a 3.

Número das colunas

Ou seja, para obter a Divisão, passamos o número 2 como terceiro argumento, e para obter o Estado, o número 3.

4º Argumento – Tipo de Correspondência ([procurar_intervalo]):

O último argumento que precisamos informar para a função PROCV no Excel é o Tipo de Correspondência. Este argumento indica se estamos procurando uma correspondência exata (FALSO) ou aproximada (VERDADEIRO).

Como estamos buscando um nome, o ideal é utilizarmos a correspondência exata, portanto, passamos FALSO.

Dessa forma, se desejarmos obter os dados de outro funcionário, basta substituir o nome da Isadora Elisa na célula F3 pelo nome desejado, e a Divisão e o Estado serão atualizados automaticamente pela função PROCV.

Nova Busca PROCV

PROCH no Excel – Busca na Horizontal

A função PROCH no Excel é muito semelhante a função PROCV, com a diferença de que, ao invés de realizar a pesquisa verticalmente na nossa base de dados, ela faz essa busca na horizontal. Ou seja, ela busca as informações a partir das linhas da tabela.

Vamos supor que nossa base de dados tivesse as informações sendo exibidas em linhas ao invés de colunas. Da mesma forma como fizemos com o PROCV, gostaríamos de obter a Divisão e o Estado de algum funcionário.

Matriz na horizontal

Nesse caso, teríamos que recorrer à função PROCH. Essa função percorrerá a linha Nome até encontrar a informação desejada e retornará as informações contidas nas linhas abaixo dela, de acordo com os argumentos que você determinou.

Vamos ver como ficaria a função PROCH para descobrir a Divisão e o Estado da Isadora Elisa.

Para a Divisão:

=PROCH(F4;E6:K8;2;FALSO)

E para o Estado:

=PROCH(F4;E6:K8;3;FALSO)
PROCH no Excel

Dessa forma, teremos corretamente os valores correspondentes à Divisão e ao Estado da Isadora Elisa.

Resultado PROCH

A lógica e os argumentos do PROCH no Excel bastante semelhantes aos do PROCV:

1º Argumento – Valor Procurado (valor_procurado):

É o valor que estamos procurando informações; no nosso exemplo, é a célula onde inserimos o nome do funcionário (F4).

2º Argumento – Tabela de Procura (matriz_tabela):

O intervalo que estamos considerando para pegar os nossos dados. No PROCH, a busca dos dados é feita de cima para baixo. Portanto, devemos nos certificar de que a linha com o valor procurado seja a primeira linha e deve ir até a linha onde estão as informações que queremos.

3º Argumento – Número da Linha (núm_índice_lin):

Assim como as colunas são numeradas da esquerda para a direita no PROCV, aqui as linhas são numeradas de cima para baixo. Portanto, devemos informar o número que indica em qual linha está a informação que queremos obter.

4º Argumento – Tipo de Correspondência ([procurar_intervalo]):

Esse argumento funciona da mesma forma que no PROCV, então passamos FALSO para uma busca exata.

Perceba que o PROCV e o PROCH são muito semelhantes, como se fossem fórmulas irmãs. No entanto, o PROCV acaba sendo mais utilizado, pois é mais raro encontrarmos tabelas organizadas na horizontal, como vimos neste último exemplo.

PROCX no Excel – Busca na Horizontal e na Vertical

A função PROCX no Excel é a nova fórmula disponível na versão do Microsoft 365. Ela serve para realizar buscas tanto na horizontal quanto na vertical de forma mais fácil e eficiente.

Diferentemente do PROCV ou do PROCH, que trabalham com a noção de matriz tabela, ou seja, precisam de uma matriz inteira na vertical ou na horizontal para funcionar, o PROCX só requer a coluna/linha de onde vamos procurar o valor e a coluna/linha de onde vamos retornar o resultado.

Por exemplo, para obter o Estado de um funcionário utilizando o PROCV, precisamos passar toda a tabela para ele:

Selecionando toda a matriz

No caso do PROCX, só precisamos especificar a coluna Nome e a coluna Estado:

Selecionando colunas

Vamos ver na prática como podemos utilizar a função PROCX para retornar a Divisão e o Estado de cada funcionário.

Para a Divisão, usaremos a seguinte fórmula:

=PROCX(F3;A:A;B:B;"Não Encontrado";0;1)

E para o Estado, só precisamos adaptar a coluna onde estamos buscando o resultado para C:C:

=PROCX(F3;A:A;C:C;"Não Encontrado";0;1)
PROCX no Excel

Aqui está a lógica e os argumentos do PROCX no Excel:

1º Argumento – Valor Procurado (pesquisa_valor):

É o valor para o qual estamos procurando informações, no nosso exemplo, a célula onde inseriremos o nome do funcionário (F3).

2º Argumento – Matriz de Pesquisa (pesquisa_matriz):

É a coluna/linha na qual vamos buscar o valor informado no primeiro argumento. No nosso caso, como estamos buscando a partir do nome, passamos a coluna A inteira (A:A)

3º Argumento – Matriz de Retorno (matriz_retorno):

A coluna/linha que contém o resultado que estamos buscando, no caso da Divisão, é a coluna B (B:B), e para o Estado, é a coluna C (C:C).

4º Argumento – Se Não Encontrada ([se_não_encontrada]):

Esse é um argumento opcional, onde você pode inserir uma mensagem personalizada que será exibida caso a busca não encontre o valor selecionado.

5º Argumento – Modo de Correspondência ([modo_correspondência]):

Assim como o Tipo de Correspondência no PROCV, esse argumento serve para determinar o tipo de correspondência. Geralmente, utilizamos a correspondência exata, principalmente quando a busca envolve nomes.

Nesse caso, passamos o número 0, que indica correspondência exata. Para correspondência exata ou próximo item menor, passaríamos -1; exata ou próximo item maior, seria 1; e 2 para correspondência de caractere curinga.

6º Argumento – Modo de Pesquisa ([modo_pesquisa]):

No sexto e último argumento, podemos definir por onde começar a busca: 1 para pesquisa de cima para baixo, -1 para pesquisa de baixo para cima, 2 para pesquisa binária em ordem crescente e -2 para pesquisa binária em ordem decrescente.

No nosso caso, passamos o valor de 1, que era o adequado.

Dessa forma, teremos corretamente os valores correspondentes à Divisão e ao Estado da Zilma Cassabian.

Resultado PROCX no Excel

Se buscarmos por um nome que não existe, as mensagens que definimos para o quarto argumento serão exibidas em vez dos valores.

Mensagem de não encontrado no PROCX

Função PROC no Excel

Se você digitar =PROC em qualquer célula do Excel, você verá as opções de funções que vimos até aqui, mas também é possível ver uma quarta opção que é apenas a função PROC.

Função PROC no Excel

Perceba que essa é uma função mantida apenas para manter a compatibilidade com versões anteriores do Excel. Ela é uma função anterior ao PROCV e ao PROCH.

A função PROC no Excel não trabalha nem mesmo com o conceito de matriz que as funções mais atuais trabalham, mas sim com vetores.

O ponto importante a respeito dessa função é que, como a Microsoft a manteve pela compatibilidade com as versões anteriores, caso você abra um arquivo muito antigo que tenha a função PROC nele, essa função não ficará quebrada, a fórmula continuará funcionando.

Conclusão – Aprenda Todos os PROC no Excel – PROCV, PROCH, PROCX e PROC

Na aula de hoje eu te mostrei todos os tipos de funções PROC no Excel: PROCV, PROCH, PROCX e PROC. Expliquei o funcionamento de cada uma delas, suas diferenças e quando usar cada uma.

Essas funções são essenciais para automatizar suas planilhas e realizar buscas de forma prática e rápida.

Portanto, independentemente de você ter a versão mais recente do Excel e poder usar a função PROCX ou se possui versões mais antigas com PROCV e PROCH, você será capaz de realizar suas buscas de maneira eficiente.

Dominar essas funções é um passo importante para otimizar o uso do Excel e tornar suas análises e buscas de dados mais eficazes.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Diego Monutti

Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.