Blog

Postado em em 15 de julho de 2021

Como Melhorar seu Dashboard no Excel – Dicas Impressionadoras

Nessa aula vamos te mostrar algumas dicas rápidas para melhorar seu dashboard no Excel e impressionar com os seus novos relatórios!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te dar algumas dicas para que você possa melhorar ainda mais seus dashboards.

São dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença no visual do seu dashboard, e isso vai contar muito quando for fazer suas apresentações!

No arquivo disponível para download você vai ver que aplicamos exatamente o que será ensinado nessa aula, então você mesmo pode criar seu dashboard impressionador!

Dicas para Melhorar Dashboard Excel

Você já deve conseguir criar seus próprios dashboards, mas será que você está tendo todo os cuidados para deixá-lo de uma maneira mais visual?

Nessa aula vamos te mostrar como deixar as informações mais visíveis, sem aquelas ferramentas todas do Excel aparecendo, e um tipo de layout com formas para realçar mais ainda suas informações.

Como Melhorar o Visual do Dashboard

Antes de começar com a parte de layout onde você vai colocar seus dados, vamos te mostrar como você vai ajustar o tamanho do seu Dashboard no Excel.

Isso é muito importante, pois muita das vezes criamos dashboards que ficam com muitos espaços em branco e não conseguimos dimensionar bem.

Então essa dica vai te auxiliar nessa questão para dimensionar seus dashboard em Excel.

O primeiro passo é ir até a guia Inserir, em seguida em Formas e selecionar um retângulo. Esse retângulo vai servir como base para o seu dashboard, que vai ser o espaço que terá para trabalhar.

Depois disso vamos até a guia Exibir e vamos desmarcar as 3 caixas: barra de fórmulas, linhas de grade e títulos.

Removendo as opções na guia exibir
Removendo as opções na guia exibir

Depois vamos Ocultar automaticamente a Faixa de Opções. No momento em que escrevo esse post o Excel já teve uma atualização, então fica onde está na imagem abaixo.

Caso você não tenha a versão mais atual essa opção vai ficar na parte superior logo ao lado do seu nome ou ao lado esquerdo do botão de minimizar o programa.

OBS: Antes de seguir com essa opção é IMPORTANTE que você verifique se o zoom da página está em 100%. Pode verificar isso no canto inferior direito do Excel.

Ocultando a faixa de opções
Ocultando a faixa de opções

Agora o que vamos fazer é ajustar o tamanho desse retângulo para ocupar toda a tela, assim vamos garantir que o nosso dashboard vai ficar do tamanho total da tela e vai preencher ela inteira.

Ajustando o tamanho do retângulo
Ajustando o tamanho do retângulo

IMPORTANTE: É bom tomar cuidado para não crescer demais e acabar aumentando o retângulo além do tamanho da tela, pois o Excel vai fazer a barra de rolagem andar. Isso significa que foi além do que está vendo na tela, então diminua.

Pronto, agora que você tem o retângulo do tamanho correto, você já pode voltar com todos os outros elementos que removeu e pode diminuir o zoom da tela para uns 70% para facilitar o trabalho no dashboard.

Isso vai te ajudar a saber a área que você vai utilizar sem deixar muito espaço em branco e sem exceder esse tamanho, assim vai ter um dashboard do tamanho exato.

Agora vamos para alguns ajustes de layout para melhorar ainda mais sua organização e visualização de dados dentro do dashboard.

Para essa parte vamos utilizar 2 formas, o retângulo de cantos arredondados e o retângulo com cantos superiores arredondados.

Como Melhorar seu Dashboard
Formas que vamos combinar para obter um melhor visual

A ideia aqui é combinar essas duas formas com ajuste da bolinha laranja para deixar os cantos com o arredondamento parecido.

Replicando o novo visual criado
Replicando o novo visual criado

Veja como alinhando e combinando essas duas formas já ficamos com um painel bem interessante para inserir gráficos.

Claro que você já pode inserir uma caixa de texto também para mostrar o título da informação na parte mais escura.

Assim vamos ter um local para inserir os gráficos do nosso dashboard, mas isso é apenas uma sugestão, você pode ajustar da maneira que achar melhor!

Outra dica muito interessante é a combinação das formas com os ícones do Excel.

Logo abaixo da opção Formas, temos a opção de ícones no Excel (a partir da versão 2019 do Excel). E temos diversas opções para complementar o nosso dashboard.

Como Melhorar seu Dashboard
ícones do Excel (diversos tipos e categorias)

Aqui temos uma diversidade de ícones que com certeza vão te ajudar na criação dos seus dashboards, então pode usar a criatividade para implementá-los.

Como Melhorar seu Dashboard
Combinando os ícones com formas do Excel

Veja que pouco a pouco o dashboard já vai criando vida e ficando cada vez melhor ao invés de simplesmente colocar algumas tabelas e gráficos.

Agora fica o desafio para você ir ajustando o seu dashboard para deixá-lo cada vez melhor com as dicas que mostramos.

Claro que você pode mudar as formas, cores, ícones… São apenas algumas dicas que vão fazer com que o seu relatório fique mais profissional.

Assim vai conseguir apresentar melhor suas informações e ainda impressionar com o design diferenciado!

Conclusão

Nessa aula te mostramos algumas dicas rápidas de como melhorar dashboard no Excel.

São dicas simples que você provavelmente já conhece, mas talvez nunca tenha pensado em juntar tudo isso para melhorar a visualização dos seus relatórios.

E você vai notar que a primeira vez que fizer um relatório assim não vai mais querer fazer de outra forma, estará sempre inovando e modificando os dashboards!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!