Blog

Postado em em 21 de outubro de 2021

Bibliotecas Mais Importantes do Python

Na aula de hoje eu quero te mostrar quais são as bibliotecas mais importantes do Python para que você saiba qual utilizar em cada caso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Bibliotecas Mais Importantes do Python

Nessa aula eu quero te mostrar quais são as bibliotecas mais importantes e mais usadas do Python para que você possa saber o que vai utilizar em cada uma das situações.

Essas bibliotecas vão te ajudar na construção do seu projeto, então dependendo do que você precisar já vai ter uma noção de qual biblioteca utilizar.

Essa aula vai ser muito útil tanto para quem está começando em Python agora, quanto quem já tem uma noção para saber o que precisa para o seu projeto!

Bibliotecas mais Usadas no Python

Primeiramente vamos começar pelo que muitas pessoas acabam perguntando “O que é uma biblioteca no Python?”

Uma biblioteca nada mais é do que um pacote de código que alguém desenvolveu e disponibilizou para outros usuários para facilitar algumas atividades.

CRIAÇÃO DE SITES E APIs

  1. Biblioteca Requests: É muito boa para fazer interações entre APIs e interação com sites.
  2. FrameWork Flask: É um conjunto de bibliotecas/funcionalidades. É uma ferramenta feita para o Python para que você possa criar sites e APIs e é uma ferramenta muita leve. Muito flexível e muito simples de utilizar.
  3. FrameWork Django: Ele também é utilizado para a criação de sites e APIs. O Django já vem mais pronto, mas é algo um pouco mais complexo, então para quem está começando talvez não seja a melhor opção.

CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  1. Biblioteca NumPy e Biblioteca Pandas: Essas duas bibliotecas vão te permitir trabalhar com dados, tabelas, análises, manipulações de dados. São muito conhecidas também, então você provavelmente já deve ter ouvido falar de pelo menos uma das duas.
  2. TensorFlow e Keras: São ferramentas que funcionam muito bem para a criação dos seus modelos de inteligência artificial.
  3. Biblioteca OpenCV: Essa é uma biblioteca para tratamento de imagens, então vai te auxiliar na manipulação tanto de vídeo quando de imagem. Um exemplo é controlar a sua Webcam utilizando o OpenCV.
  4. Biblioteca Pillow: Essa é uma biblioteca para tratamento de imagens, só que diferente do OpenCV ela é específica para imagens. Um exemplo que temos é utilizando essa biblioteca é para converter imagens no Python (converter a extensão de arquivos).
  5. Biblioteca Scikit-learn: É uma biblioteca excelente para modelos de classificação, modelos de regressão, modelos de clustering, entre outras séries de coisas que você queira fazer dentro de inteligência artificial.
  6. Biblioteca NLTK: Essa biblioteca é feita para tratamento de linguagens, análise de sentimento, tratamento de texto, análise de textos, previsão de escrita… Todo o tipo de linguagem natural.
  7. Biblioteca PyTorch: É uma ferramenta muito boa para deep learning e para acelerar o seu processamento, acelerar o seu processo de construção do seu modelo de inteligência artificial.

VISUALIZAÇÃO DE DADOS – PARTE GRÁFICA

  1. Biblioteca Ploty, Biblioteca Matplotlib e Biblioteca Seaborn: Essas são bibliotecas gráficas para criação de diferentes tipos de gráficos para representação dos seus dados. Então você não precisa utilizar só uma delas, até porque muitas das vezes você vai acabar utilizando as 3 para construir o seu projeto.

AUTOMAÇÕES

  1. Biblioteca Selenium: É muito utilizada quando falamos de automação web, funciona para busca na internet (web scraping) e automações de processos completos. Funciona até mesmo para o preenchimento de formulários!
  2. Biblioteca Scrapy e Beautiful Soup: Também são bibliotecas que vão te ajudar com o web scraping, que é a obtenção de dados da web de forma automática para que você não precise fazer todo o procedimento de forma manual.
  3. Biblioteca PyAutoGUI: É uma biblioteca que permite você automatizar o seu mouse, teclado e a tela do seu computador. Então vai permitir que você faça uma automação de uma atividade repetitiva você tenha que fazer no seu computador. Isso quer dizer que você consegue automatizar qualquer ação dentro do computador independente do programa.
  4. Biblioteca Pyodbc: É uma biblioteca de integração com banco de dados.
  5. Biblioteca Pywin32: Ela te permite automatizar uma série de coisas no Windows, então isso pode te facilitar bastante caso utilize o Windows. Você vai notar que boa parte das empresas utiliza esse sistema operacional, então vai te ajudar nesses casos.

CRIAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICOS

  1. Biblioteca Kivy: É uma ferramenta para criação de telas onde as pessoas podem interagir sem precisar visualizar o código por trás. O mesmo código no Kivy funciona em qualquer plataforma, seja Linux, Windows, Mac, IOs ou Android.
  2. Biblioteca Tkinter: É a biblioteca mais simples para poder começar com interfaces gráficas, então para telas simples é a mais recomendada. Ele já vem dentro do Python, então nem vai precisar fazer a instalação.
  3. Biblioteca PyQt5: Também serve para criar telas para os seus programas, mas para programas mais complexos diferente do tkinter que é mais simples.

Conclusão

Nessa aula eu quis te mostrar as bibliotecas mais utilizadas no Python e dar uma breve descrição de cada uma delas para que você saiba quando utilizá-las.

Você deve ter notado também que deixei vários hiperlinks, pois temos diversos conteúdos sobre boa parte dos assuntos, então já é um excelente começo os posts que já temos para cada uma das bibliotecas citadas.

Agora é praticar cada uma das bibliotecas que vão te ajudar nos seus próximos projetos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!