Blog

Postado em em 8 de março de 2021

Automação Web no Python Utilizando o Selenium

Nessa aula vamos te mostrar como fazer uma automação web no Python utilizando o Selenium e os webdrivers de cada navegador de internet!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Fazer Uma Automação Web Utilizando Python e Selenium

Você já deve ter ouvido falar sobre as automações no Python e como isso pode facilitar bastante a sua vida para evitar ações repetitivas.

Por esse motivo, nós vamos te mostrar nesse post, como fazer uma automação web no Python com a ajuda do Selenium.

E aí, está curioso para saber como começar com essa automação dentro do Python? Então vamos ao próximo tópico!

Como Fazer a Automação Web

Antes de começar o código é necessário que você tenha uma IDE para poder escrever seus códigos em Python. Neste caso vamos utilizar o Jupyter que é um tipo de IDE para poder rodar o Python, mas pode utilizar qualquer outro de sua preferência!

Como Instalar o Selenium? Essa é uma pergunta que já deve estar fazendo. Outra pergunta o que seria esse Selenium?

Bem, vamos lá. O Selenium, nada mais é, do que uma biblioteca que permite com que o Python abra o seu navegador para executar os comandos desejados.

Para instalar o Selenium basta abrir o Anaconda Prompt (que é o utilizado no Jupyter). Com o Prompt aberto basta escrever pip install selenium.

Pronto! Viu como foi fácil? Com essa linha de código já temos essa biblioteca instalada e não vamos precisar repetir esse procedimento.

Agora para que seja possível fazer essa interação do Python com o navegador o Selenium precisa de um webdriver para que isso aconteça.

Então vamos te mostrar como baixar o webdriver, que nada mais é do que um arquivo que permite essa interação do Python com o navegador. No entanto navegadores diferentes vão precisar de webdrivers diferentes.

Isso quer dizer que dependendo do navegador que estiver utilizando ou queira utilizar terá que baixar um webdriver diferente.

Neste caso vamos dar exemplos dos dois mais utilizados: Chromedriver para Google Chrome e Geckodriver para Firefox.

Caso você utilize outro navegador é o mesmo procedimento, pode ir ao Google e buscar por webdriver + o nome do seu navegador.

OBS: Ao fazer o download do webdriver é MUITO IMPORTANTE verificar se está fazendo o download da versão correta para o seu sistema operacional, tanto para a versão dele quanto para a versão do navegador se tiver alguma.

Depois de baixar o arquivo nós vamos extrair o arquivo que está dentro da pasta zipada, para a pasta onde está instalado o Python.

Inserindo o webdriver na pasta do Python
Inserindo o webdriver na pasta do Python

Nós vamos colar/extrair o arquivo exatamente na pasta do Python, nesse caso é a pasta do Anaconda, que é onde temos o executável do Python o Python.exe.

Agora que fizemos esses passos estamos aptos e iniciar o nosso código de automação. Para isso vamos seguir 3 passos para dar início a nossa automação “básica”.

  • Passo 1: Entrar em https://ri.magazineluiza.com.br/
  • Passo 2: Clicar em “Planilha Dinâmica”
  • Passo 3: Clicar em “Clique aqui para fazer o download”

Nesse caso vamos obter um Demonstrativo de Resultados da Magazine Luiza. Então vamos acessar o site, clicar em Planilha Dinâmica e depois vamos clicar para fazer o download desse arquivo.

Vamos iniciar com a importação da biblioteca do Selenium, mas como não vamos utilizar a biblioteca inteira, vamos importar somente o que vamos utilizar que é o Webdriver.

Código completo
Código completo

Esse é o código que vamos utilizar e já vamos comentar cada passo que fizemos, de acordo com os 3 passos que informamos anteriormente.

A primeira linha foi apenas para importar a biblioteca de webdriver.

A segunda linha estamos atribuindo o webdriver + o navegador utilizado (vai depender do que está utilizando) a uma variável qualquer, que neste caso chamamos de navegador.

Na terceira e quarta linha temos uma função para encontrar um elemento na página pelo seu xpath, ou seja, pelo seu “caminho” naquela página.

Nessa hora você deve estar se perguntando “e como é que eu pego isso?”. Nós vamos te mostrar, é algo muito simples.

Primeiro temos que ir até a página em questão, em seguida vamos clicar em qualquer parte da página com o botão direito e ir até a opção Inspecionar ou Inspecionar Elemento.

Automação Web no Python
Selecionando o elemento na página da web

Uma tela similar a essa será aberta no seu navegador, e lá no canto superior esquerdo temos a imagem de uma seta dentro de um quadrado. Vamos clicar nela para poder selecionar um elemento da página.

Feito isso vamos clicar no botão que queremos que o nosso código acesse para descobrir o código referente a ele.

Feito isso você irá visualizar uma linha que foi marcada, que é a linha de código referente ao que foi selecionado. Agora basta clicar com o botão direito nessa linha ir até a opção Copiar e selecionar XPath.

Automação Web no Python
Copiando o caminho xpath

Com isso nós teremos o nosso “caminho” copiado, agora basta colocar dentro da nossa função de encontrar o elemento.

IMPORTANTE: É muito importante que esse caminho seja inserido dentro da função entre aspas simples, para evitar problemas quando o caminho tiver aspas duplas em seu conteúdo.

Para finalizar basta colocar no final do código da função o .click() que é para clicar nesse botão que copiamos o caminho!

Conclusão

Viu como foi simples essa nossa primeira automação dentro do Python?

Foi um exemplo simples utilizando o Google Chrome e/ou Firefox para poder acessar uma página da internet e clicar nos locais desejados.

Neste caso entramos em um site, acessamos uma página para poder fazer o download de um arquivo para o computador.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!