Blog

Postado em em 23 de setembro de 2021

Biblioteca Requests no Python [Métodos]

Nessa aula eu vou te mostrar os métodos da biblioteca requests no Python para que você possa fazer suas requisições nas suas APIs!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Biblioteca Requests no Python

Você já ouvir falar em Requests Python? Essa é uma biblioteca que vai te permitir com que você faça uma requisição na API por exemplo.

Nessa aula eu quero te mostrar os métodos da biblioteca requests para que você saiba como trabalhar com eles para pegar informações e trabalhar com elas utilizando um banco de dados ou uma API.

Requests no Python

Caso você ainda não saiba o que é uma API ou como pode utilizá-las dentro do Python nós temos um post aqui completo sobre esse assunto, basta clicar aqui para poder acessar e aprender como utilizar API no Python!

OBS: Lembrando que para instalar a biblioteca requests basta escrever no terminal ou no prompt pip install requests.

Para esse exemplo vou deixar o link de um site que tem uma API para obtenção da cotação de moedas através do Python caso você já queira fazer os testes.

https://docs.awesomeapi.com.br/api-de-moedas

Como vamos tratar de uma API é possível que em algumas delas você não consiga deletar itens por exemplo, mas nós vamos te mostrar os métodos Python que você vai utilizar.

Método GET
Método GET

O primeiro método é o GET, que vai servir para pegar informações de uma API. Nesse exemplo você vai poder pegar o link abaixo que é o link da API de cotação de moedas para obter a cotação desejada.

https://economia.awesomeapi.com.br/last/USD-BRL,EUR-BRL,BTC-BRL

Claro que nesse site ou qualquer outro lugar que você for utilizar uma API eles vão ter uma documentação explicando o que funciona, o que não funciona, como utilizar, o que pode fazer…

Método POST
Método POST

O segundo método é o POST, que serve para inserir informações (ou criar informações).

Biblioteca Requests no Python
Método PATCH

O terceiro método é o PATCH, que é responsável por atualizar informações (ou editar informações).

Biblioteca Requests no Python
Método DELETE

O último método é o DELETE, como o próprio nome diz, serve para deletar informações.

Você deve ter notado que são códigos muito simples, então é bem fácil de utilizar para que você possa pegar, inserir, atualizar ou deletar informações.

Claro que isso de acordo com o que a API vai te permitir fazer, então é bom ler a documentação para saber quais desses métodos você vai conseguir utilizar.

OBS:  Você viu que em todos os métodos nós estamos fazendo o print com o .json(), mas o que é isso? Isso nada mais é do que uma forma de mostrar o conteúdo da API que está armazenado em json que é um formato. Então dessa maneira você vai conseguir visualizar os dados como um dicionário no Python e obter somente as informações que você precisa!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como você pode utilizar a biblioteca Requests no Python para fazer requisições em APIs.

Agora você já pode utilizar esses comandos para utilizar suas APIs para fazer suas requisições e automatizar seu trabalho com o Python!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!