Blog

Postado em em 10 de julho de 2021

Interface Gráfica no Python – Como Criar uma Tela para os Códigos

Nessa aula vamos te mostrar como criar uma interface gráfica no Python (como criar uma tela) para mostrar seus resultados no Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula vamos te mostrar como criar uma interface gráfico no Python em formato de tela para mostrar os resultados do seu código.

Isso é muito importante para facilitar a visualização dos resultados sem que tenha que ficar vendo no terminal ou dentro do código.

Claro que isso vai facilitar também até para quem não tem muito conhecimento, para poder utilizar um código dessa forma para testar os resultados!

Como Criar uma Tela em Python

Você já deve ter sentido necessidade de ter uma tela onde vai mostrar as informações do seu código sem ter que ficar sempre mostrando todo o código.

Nessa aula nós vamos te mostrar como criar essa tela para mostrar os dados do seu código e facilitar a visualização dos resultados.

Agora vamos a aula que o conteúdo está excelente e vai te ajudar bastante na apresentação dos seus resultados.

Como Criar uma Interface Gráfica no Python

Vamos a criação da nossa interface gráfica no Python, mas antes é importante informar que para essa aula nós vamos utilizar o PyCharm.

Caso você ainda não tenha instalado, não tem problema, basta clicar aqui que temos um post explicando como fazer a instalação dessa IDE.

Para essa aula nós vamos utilizar a biblioteca tkinter (já vem instaldo no Python) e vamos utilizar também a biblioteca requests (essa é possível que tenha que instalar utilizando o pip install requests).

Nessa aula nós vamos utilizar um código para obter cotações de moedas no Python que está disponível para download, então já baixa o arquivo se ainda não baixou!

Nesse caso vamos importar a biblioteca tkinter da seguinte maneira para facilitar a escrita no código e não ter que escrever sempre tkinter antes de cada comando dessa biblioteca.

From tkinter import *

Aqui estamos falando para o Python que vamos importar todos os códigos da biblioteca tkinter.

Vamos então para o código que vamos utilizar para a criação dessa janela dentro do Python para facilitar a visualização dos resultados.

janela = Tk()
janela.title("Cotação Atual de Moedas")
texto = Label(janela, text="Clique no botão para ver as cotações de moedas")
texto.grid(column=0, row=0, padx=10, pady=10)

botao = Button(janela, text="Buscar cotações", command=pegar_cotacoes)
botao.grid(column=0, row=1, padx=10, pady=10)

texto_resposta = Label(janela, text="")
texto_resposta.grid(column=0, row=2, padx=10, pady=10)


janela.mainloop()

IMPORTANTE: Vamos sempre começar o código com janela = Tk() e vamos terminar com janela.mainloop() para garantir que a janela fique aberta e você consiga visualizar as informações, caso contrário o código vai ser executado e você não vai conseguir nem visualizar a janela.

Logo na primeira linha após iniciar a janela estamos colocando um título (title) para a nossa janela, que é o texto que fica na parte superior da janela.

Em seguida temos um rótulo (label) que é nada mais é do que um texto dentro dessa tela com alguma informação.

Por fim, nessa primeira parte temos a grade (grid) que é para posicionar as informações dentro da tela, seja ela qual for.

 Em seguida vamos a criação de um botão (button) para que possamos atribuir a função que foi definida como pegar_cotacoes.

Interface Gráfica no Python
Tela com botão

Isso quer dizer que quando clicarmos nesse botão ele vai executar essa função, então é como se você estivesse atribuindo uma ação a esse botão.

Para finalizar nós vamos utilizar outro label para inserir o resultado da nossa função, que é a cotação do dólar, do euro e da bitcoin.

Tela com os resultados do código para busca de moedas
Tela com os resultados do código para busca de moedas

Dessa forma você tem uma janela para pode mostrar seus resultados sem que tenha que ficar visualizando no terminal do programa.

Claro que você pode ir alterando as informações do grid para posicionar os itens onde ficar melhor para sua aplicação.

OBS: Caso queira aumentar o tamanho da sua janela por exemplo, pode utilizar: janela.geometry(“400×400”), assim terá uma janela de 400 por 400.

Conclusão da Interface Gráfica no Python

Nessa aula nós te mostramos como criar a sua tela no Python, uma interface gráfica para deixar seu programa mais visual.

Dessa forma deixa mais fácil de visualizar as informações e até mesmo a utilização desse código.

Então fica até mais intuitivo para outros usuários que talvez não tenham muito conhecimento de já utilizar o código e visualizar um resultado.

Agora que você já sabe como fazer isso você já pode aplicar essa interface aos seus outros códigos para verificar como pode ir melhorando cada vez mais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!