Blog

Postado em em 16 de outubro de 2021

Converter Imagens no Python – Convertendo Extensões de Arquivos

Na aula de hoje eu quero te mostrar como converter imagens no Python com poucas linhas de código e de forma muito rápida!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Converter Extensão de Imagens com Python

Você sabia que é possível fazer a conversão de imagem no Python? Hoje eu quero te mostrar em poucas linhas de código como você pode fazer isso!

Então sempre que for necessário fazer uma conversão de imagens você não vai mais precisar encontrar algum site na internet, você já vai ter um código pronto para isso!

Como Converter Imagens no Python

Para poder fazer essa conversão de imagens nós vamos utilizar a biblioteca Pillow que é uma biblioteca muito utilizada para tratamento de imagens no Python!

O primeiro passo antes de começar é instalar a biblioteca pillow, para isso basta escrever no terminal pip install pillow (isso caso esteja utilizando o PyCharm).

Caso você tenha alguma dúvida ou precise de alguma ajuda em relação a biblioteca pillow, basta clicar aqui que já vou deixar o site da documentação.

Lá você vai ter acesso a todas as informações referentes a essa biblioteca inclusive os diversos tipos de formatos de imagens no Python que vai poder converter!

from PIL import Image
import os

lista_arquivos = os.listdir("imagens")

for arquivo in lista_arquivos:
    # abrir arquivo
    imagem = Image.open(f"imagens/{arquivo}").convert("RGB")

    # salvar o arquivo com outro formato
    imagem.save(f'pdf/{arquivo.replace("png", "pdf")}')

Aqui nós temos o código para fazer a conversão de imagem no Python. Lembrando que aqui já estamos utilizando uma estrutura de repetição For para percorrer todos os arquivos de uma pasta.

Assim você já vai poder fazer a conversão de todos os arquivos dessa pasta de PNG para PDF por exemplo.

Você vai notar que no caso da conversão de PNG, nós precisamos incluir no comando image.open a parte final .convert(“RGB”).

Isso acontece porque o arquivo PNG ele fica no formato RGBA que além das cores ficam com uma escala de transparência (representada pelo A).

Como você deve saber as imagens em PNG geralmente tem o fundo transparente, então quando vamos fazer essa conversão temos que informar no código que vamos querer apenas a escala RBG.

Dessa forma o Python vai entender como tem que fazer a conversão e vai deixar o fundo preto, assim você não terá erros na execução do código!

OBS: Caso você tenha dúvidas em relação aos formatos que pode converter basta clicar aqui para ser direcionado a página do Pillow onde poderá visualizar todos os formatos de imagem disponíveis e informações de cada um deles.

Então como vai funcionar essa conversão de imagem no Python?

Vamos primeiramente listar os arquivos que temos na pasta (que está no mesmo local do arquivo em Python, pasta chamada “imagens”).

Em seguida vamos utilizar o for para percorrer todos os arquivos, e para cada arquivo, vamos abrir a imagem, utilizar a conversão de RBG, pois são imagens no formato PNG.

E por fim vamos salvar o arquivo alterando o nome PNG para PDF!

IMPORTANTE: Nessa hora você deve estar se perguntando, por que eu deveria utilizar isso se o que o Python está fazendo é apenas alterando a extensão do arquivo e eu poderia fazer isso de forma manual? Aqui entra uma parte muito importante, pois por mais que você substitua o nome PNG por PDF por exemplo você não está fazendo o processo de conversão. Então é muito importante utilizar o código, pois a biblioteca pillow vai entender que precisa de fato fazer a conversão de formatos e não apenas alterar a extensão do arquivo.

Pronto! Feito isso todos os arquivos da sua pasta vão passar de PNG para PDF ou do formato que tiver para o formato que você precisa no final!

Aqui basta ver qual o formato tem e qual o formato quer no final da conversão, então com apenas algumas linhas de código você já vai conseguir fazer todo esse procedimento de conversão.

Já consegue fazer a conversão de todos os arquivos de uma pasta e não vai mais precisar buscar sites de conversão na internet!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei em poucas linhas de código como você pode fazer a conversão de imagens no Python.

Você pode fazer a conversão de diversos tipos de imagens com um simples código e já pode fazer de todos os seus arquivos dentro de uma única pasta de forma automática.

Então chega de buscar sites de conversão ou até mesmo fazer a conversão de um arquivo de cada vez!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!