Blog

Postado em em 8 de março de 2022

O que é Power Apps? Criação de Aplicativos para Empresas

Hoje eu quero te mostrar o que é Power Apps e como ele pode te auxiliar na criação de aplicativos para sua empresa!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Microsoft Power Apps

Você sabe o que é o Power Apps da Microsoft? É uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos para trabalho ou para empresa.

A ideia é criar aplicativos que facilitem o seu trabalho sem que você tenha que programar nada para utilizar essa ferramenta.

Ferramenta da Microsoft para Criação de Aplicativos

A ideia é fazer a criação de aplicativos para empresa, seja para celular, tablet ou computador, mas vale ressaltar que esse não é um aplicativo aberto.

Isso quer dizer que nós temos um aplicativo restrito, então só as pessoas da sua empresa ou só que você liberar acesso poderão acessar o aplicativo.

Sabe qual o melhor de tudo isso? Você vai conseguir criar o seu aplicativo sem ter que programar nada, então não precisa de programação.

O objetivo é criar aplicativos para facilitar o seu trabalho, seja no cadastro de produtos, na visualização de informações, no registro de informação, abertura de chamados…

Para acessar o site do Power Apps da Microsoft basta clicar no link abaixo.

https://powerapps.microsoft.com/pt-br/

Essa é uma ferramenta paga, então no próprio site você vai conseguir visualizar os preços do Power Apps na parte de preços.

Caso você queira testar gratuitamente (por 30 dias) você pode entrar com a sua conta corporativa para fazer esses testes.

IMPORTANTE: Se você não tiver uma conta corporativa não se preocupe, eu já preparei uma aula mostrando o passo a passo para a criação dessa conta de forma gratuita. Caso queira acessar a aula em vídeo pode Clicar Aqui, ou se preferir, temos também essa mesma aula em formato de texto, então basta Clicar Aqui.

Página inicial do Power Apps
Página inicial do Power Apps

Depois que fizer o seu login vai se deparar com essa tela inicial, no menu à esquerda você vai notar que temos a parte de Aplicativos.

OBS: Você não precisa baixar o programa, pode utilizá-lo totalmente online.

Nessa parte vamos ter todos os aplicativos que você criou, ou vai poder criar um caso ainda não tenha.

Página de aplicativos
Página de aplicativos

Aqui temos um aplicativo que foi aproveitado da web para te mostrar um exemplo de como ele funciona para que você tenha ideia do que pode criar.

Aplicativo de despesas
Aplicativo de despesas

Essa é a janela do aplicativo para anotação de despesas da empresa, então você pode clicar no canto superior direito para adicionar uma nova despesa e preencher as informações.

Criando uma nova despesa
Criando uma nova despesa

Depois disso, nesse aplicativo vamos visualizar essas informações e já vamos poder adicionar as informações dos gastos.

O que é Power Apps
Despesa criada

Para isso vamos clicar em Add new line item para adicionar os valores e a descrição.

Adicionando os valores
Adicionando os valores

Depois de salvar e voltar para a página inicial do aplicativo nós já vamos conseguir visualizar essa nova despesa que foi adicionada.

O que é Power Apps
Despesa adicionada a tela inicial do aplicativo

Veja que nesse aplicativo já temos um breve resumo das informações de despesas abertas, qual o valor que está pendente e quanto já foi aprovado.

Então você pode pegar essas informações e enviá-las para um banco de dados para fazer um tratamento de dados posteriormente em Excel ou Power BI por exemplo.

Outro ponto interessante é que você pode editar um aplicativo, então se já baixou algum que seja bem parecido com o que precisa, basta fazer algumas alterações.

Opção para editar o aplicativo
Opção para editar o aplicativo

Só vai precisar selecionar o aplicativo e depois clicar em Editar, com isso será levado ao editor de aplicativos, que se assemelha muito aos programas da Microsoft mesmo.

Então se já conhece vai ficar mais tranquilo de utilizar.

O que é Power Apps
Ambiente de edição do aplicativo

Você vai notar que temos blocos para fazer a criação do aplicativo, então fica muito mais fácil essa criação, pois só vai precisar inserir esses blocos e dizer quais as informações serão mostradas ou obtidas desses blocos.

Vou te mostrar um outro exemplo do Power Apps criado pela Microsoft para que você veja as possibilidades que tem de criação.

O que é Power Apps
Exemplo de aplicativo criado no Power Apps

Temos uma tela inicial, onde o usuário vai poder selecionar que quer selecionar um Swag (que seria um presente para um visitante da empresa) ou você gerenciar o estoque.

Então na segunda tela temos o preenchimento das informações do visitante a ser presenteado.

E na terceira tela temos o estoque de cada um dos produtos para que possamos fazer os pedidos caso o estoque esteja zerado ou abaixo de um limite.

Então com o Power Apps você tem diversas possibilidades de facilitar o seu trabalho na empresa com a criação desses aplicativos.

Conclusão do Que é Power Apps

Nessa aula eu te mostrei o que é Power Apps e como ele pode te auxiliar no seu trabalho ou na sua empresa para facilitar algumas atividades.

Com ele você será capaz de criar aplicativos para facilitar diversas atividades de diferentes setores da sua empresa e pode compartilhar só com pessoas específicas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power Apps, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?