Blog

Postado em em 5 de fevereiro de 2022

Curso de Python Aula5 – Tabelas e Bases de Dados em Python

Hoje vamos ao Curso de Python Aula5 e hoje vamos fazer o tratamento das bases de dados para juntá-las em uma única tabela!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Curso de Python Aula5

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Curso Básico de Python

Hoje nós vamos para a quinta aula do nosso curso de Python básico. Nessa aula é onde vamos começar a importar os arquivos que vamos utilizar.

E para essa importação nós vamos utilizar a biblioteca pandas (que é uma biblioteca de análise de dados), além da biblioteca os que já estamos utilizando.

Bases de Dados em Python

Como estamos utilizando o Google Colab você não vai precisar instalar o pandas, só vamos precisar importar essa biblioteca para que possamos utilizá-la.

Isso é bem simples, basta escrever: import pandas as pd. Agora você pode estar se perguntando, mas porque colocar esse “as pd” depois da importação?

Na verdade isso é algo para facilitar a programação, pois por padrão se você importar apenas o pandas sem esse “adicional” sempre que for utilizar alguma ferramenta da biblioteca vai ter que escrever pandas.(nome do comando).

Não é algo muito interessante sempre ficar escrevendo pandas no início de cada comando. Por isso ao colocarmos “as pd” nós estamos dando um “apelido” para o pandas.

Então ao invés de escrever pandas nós vamos escrever apenas pd, isso diminui a quantidade de informações que precisa digitar e consequentemente aumenta sua produtividade na programação.

Curso de Python Aula5
Adicionando o comando para ler o arquivo csv

Então ainda dentro do nosso passo 2, vamos incluir mais esse comando dentro da estrutura de repetição for e dentro da estrutura condicional if.

Então a ideia é ler cada um dos arquivos em formato csv (que é o formato dos nossos arquivos) e armazenar essa informação na variável tabela.

Em seguida vamos dar um print no arquivo, para saber qual é o arquivo que estamos visualizando e logo abaixo vamos ter o display da tabela.

O display nada mais é do que um print, só que para tabelas ele consegue um visual melhor, então facilita a visualização dos dados.

Resultado da leitura dos arquivos
Resultado da leitura dos arquivos

Você vai ter o nome da base e logo em seguida todas as informações dessa base de dados, então agora temos essas informações dentro do Python.

Só que quando nós formos fazer os cálculos não vamos querer ir em cada uma das tabelas para fazer esses cálculos e análises.

Então é interessante juntar todas essas informações em uma única tabela. Então nós vamos criar uma tabela vazia no Python antes de começar a nossa estrutura de repetição.

Assim vamos poder adicionar as informações de todas as tabelas dentro de uma única tabela.

Curso de Python Aula5
Criando tabela vazia e juntando todos os arquivos

Vamos utilizar o comando pd.DataFrame() que vai criar a tabela vazia. Vale ressaltar que um data frame nada mais é do que tabelas em Python, é um nome para tabelas!

Além de criar essa tabela vazia você deve ter notado que acrescentamos mais uma linha de código após ler o arquivo em csv.

Nós estamos pegando a tabela_total atual e estamos adicionando (append) a tabela que acabamos de importar.

Então na primeira passagem da estrutura de repetição nós temos uma tabela vazia, então vamos apenas adicionar o conteúdo do primeiro arquivo, em seguida vamos ter o conteúdo de 1 arquivo e vamos adicionar mais 1.

Vamos fazer isso até o último arquivo, então no final nós vamos ter uma variável com todas as informações das tabelas juntas.

Isso graças ao método append que nos permite adicionar informações em um data frame.

É como se você estivesse colocando ao final de cada tabela a próxima tabela.

Visualização de todos os arquivos em uma única tabela
Visualização de todos os arquivos em uma única tabela

Agora temos uma única tabela com todas as informações de todas as lojas!

Hoje já fizemos uma parte de tratar bases de dados em Python, mas na próxima aula nós vamos dar início aos primeiros cálculos.

Conclusão do Curso de Python Aula5

Nessa aula você aprendeu como importar arquivo com pandas e aprendeu como criar uma tabela vazia para poder juntar todas as bases de dados em uma única.

Essa parte que fizemos é muito importante para facilitar os cálculos das próximas aulas, pois conseguimos juntar todas as bases de dados em uma única tabela, assim o cálculo será mais fácil ao invés de termos que calcular em cada uma das tabelas separadamente.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!