Blog

Postado em em 11 de dezembro de 2021

Estrutura de Repetição FOR no Python – Como Criar um Loop?

Hoje eu quero te mostrar o que é e como você vai usar a estrutura de repetição FOR no Python que vai te ajudar muito em tarefas repetitivas.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Estrutura de Repetição FOR no Python

Você já deve ter ouvido falar dessa estrutura de repetição no Python não é mesmo? Ou até em outras linguagens de programação, mas você sabe como ela funciona?

Essa é uma estrutura que vai repetir um processo para facilitar a vida do usuário para que ele não tenha que repetir a escrita do código por diversas vezes.

Como Usar a Estrutura FOR no Python

Essa é uma estrutura relativamente fácil de ser utilizada e é muito útil. Ela é bastante utilizada em processos os quais precisamos repetir uma mesma atividade várias vezes.

No Python você vai ver que todo FOR é um FOR EACH, mas o que é esse for each?

Nada mais é do que uma estrutura de repetição também, só que o for each em algumas linguagens de programação é uma estrutura que repete para cada elemento de um todo.

Um exemplo é para percorrer uma lista no Python, então podemos trazer cada elemento da lista. O que seria uma estrutura de repetição “para cada” (na tradução direta).

Percorrendo uma lista
Percorrendo uma lista

Esse é o exemplo para percorrer uma lista com o Python, então vamos estar “printando” cada produto dentro dessa lista de produtos.

IMPORTANTE: Essa estrutura no Python não tem parêntese ou qualquer outro símbolo que mostre o início e fim da estrutura, então o que vai indicar o que está dentro da nossa estrutura é a identação do código. Então esse espaçamento nas linhas abaixo do for (utilizando o TAB) vai indicar o que está dentro dessa estrutura para ser repetido.

Então o que é o FOR no Python? Nada mais é do que uma estrutura que vai repetir o(s) código(s) que estão dentro dessa estrutura.

Nesse exemplo foi para mostrar cada um dos produtos que temos na lista, então ele percorreu a lista e pegou cada um dos elementos.

Essa estrutura vai fazer isso independente de quantos elementos tenha, seja 10, 100, 1.000… Só vai afetar o tempo em que isso é feito.

OBS: Você deve ter notado que nós colocamos apenas o nome produto e como o Python entendeu que é cada um dos produtos que estão na lista? Na verdade, esse nome que atribuímos a um elemento pode ser qualquer um. O Python vai entender que esse nome significa um elemento, ou seja, uma parcela do todo que você indicou. Então o nome não importa.

Fazendo operações com o FOR
Fazendo operações com o FOR

Aqui nós temos outro exemplo, mas agora fazendo um cálculo e depois mostrando esse resultado para cada elemento.

Utilizando o FOR com dicionário
Utilizando o FOR com dicionário

Nesse outro exemplo nós estamos percorrendo um dicionário no Python e neste caso você vai notar que se deixarmos dessa forma ele vai percorrer somente as chaves desse dicionário.

Só que se você quiser os valores, terá que fazer um pequeno ajuste para que você consiga mostrar as informações corretas.

Então além de mostrar a chave do dicionário nós vamos mostrar os valores de cada uma das chaves.

Agora nós temos tanto o produto quanto o valor desse produto!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como criar um loop no Python para repetir suas ações sem que você tenha trabalho.

Dessa forma você vai poder repetir uma ou mais linhas de código quantas vezes precisar para facilitar sua programação.

Isso é muito útil quando você precisa fazer a mesma tarefa várias vezes em informações diferentes.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!