Blog

Postado em em 5 de junho de 2021

Listas no Python – Métodos para Trabalhar com as Listas!

Listas no Python

Nessa aula vamos te mostrar o que são listas no Python e os métodos que você pode utilizar para trabalhar com elas nos seus códigos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula vamos te mostrar o que é uma lista no Python e como você pode utilizar nos seus códigos, pois é um recurso bem inicial e bem útil para a programação.

Vamos te mostrar alguns métodos do Python para que possa acrescentar, remover, adicionar, substituir, entre outras ações dentro da sua lista.

E claro, para tudo isso que vamos fazer nessa aula com as listas, nós vamos utilizar o Jupyter (Pacote Anaconda).

Nessa aula nós vamos aprender:

Listas no Python

Você que é novo nessa linguagem de programação já deve ter se perguntado o que é uma lista em Python certo?

Na aula de hoje nós vamos te mostrar o que é uma lista no Python, como você vai utilizar ela e vamos aproveitar para te mostrar alguns métodos do Python para trabalhar com as listas!

Curioso para saber como esse recurso funciona dentro do Python e como ele vai ser útil nos seus próximos códigos? Então vamos ao próximo tópico!

Lista no Python

Antes de te mostrar como utilizar uma lista em Python, vamos começar com o que é uma lista?

Nada mais é do que uma lista comum, é isso mesmo, uma lista comum!

Quando você faz uma lista de compras por exemplo, isso é uma lista, e no Python é a mesma coisa!

Vamos poder listar todas as informações dentro de uma única variável e depois utilizar essas informações dentro do nosso código.

Criação de lista
Criação de lista

Aqui vamos começar com um exemplo bem simples de lista, onde estamos atribuindo 3 itens a variável lista_compras.

Acessando dados em uma lista
Acessando dados em uma lista

Nessas imagens já temos as formas de acessar uma informação da lista, mas é IMPORTANTE notar que não começamos da posição 1 e sim da posição 0 dentro da lista.

Tanto que temos um exemplo que estamos buscando a posição 3 dentro dessa lista, mas como a posição se inicia no 0, só vamos ter até o elemento de número 2 e não 3!

Outro ponto bem interessante é que conseguimos utilizar as posições negativas dentro da lista para buscar os dados na ordem inversa!

Adicionar e Deletar itens de uma lista
Adicionar e Deletar itens de uma lista

Agora vamos analisar alguns métodos do Python como: append e insert (para inserir informações na lista); del, pop e remove (para remover itens da lista).

Com o append nós conseguimos adicionar um item ao final da nossa lista, enquanto com o insert podemos escolher a posição exata em que vamos inserir esse item.

Já com o remove nós temos a remoção do item de acordo com a sua escrita/valor e só a primeira ocorrência será removida e não todos!

Criando listas
Criando listas

Podemos também criar uma lista do e trazer itens de outras listas para dentro dele com a utilização do pop que vai pegar essa informação e armazenar em outra variável.

Outra opção para criar uma lista é utilizar a função input para que o próprio usuário possa inserir as informações de forma manual através de uma caixa!

Inserindo itens na lista e criando lista com valores numéricos
Inserindo itens na lista e criando lista com valores numéricos

Outra forma de criar uma lista é utilizando o while + input, então até que a informação da caixa de entrada seja vazia o programa irá armazenar as informações em uma lista.

Já no segundo exemplo temos a utilização da estrutura FOR para percorrer todos os elementos e fazer o print de cada um deles.

Claro que não podemos criar listas apenas com textos, podemos ter valores armazenados, mas como foi mostrado no exemplo é importante saber o que vai fazer para não ter problemas!

Pois nesse exemplo temos duas listas em uma determinada ordem e ao utilizar o sort para ordenar elas, essa sequência é desfeita, então a ordem inicial foi modificada.

Então se você estava pegando cada nome e relacionando ao número pela posição isso não poderá mais ser feito.

Unindo listas
Unindo listas

Já estamos quase finalizando, mas agora vamos a uma parte importante que é para unir listas e utilizar uma Tupla!

Para unir duas listas podemos simplesmente utilizar o símbolo de +, só que nesse caso não iria atender a nossa necessidade, pois queremos relacionar o nome ao valor!

E para fazer isso é que vamos utilizar uma tupla!

Utilizando o for para passar por todos os elementos como vimos anteriormente vamos conseguir esse resultado, mas veja, que precisamos colocar o elemento i primeira lista e o elemento i da segunda lista.

Dessa forma temos uma tupla que nada mais é do que do que um objeto que nos permite armazenar várias informações associadas.

Neste caso estamos armazenando a loja com a sua respectiva venda para que essas informações fiquem sempre vinculadas.

Acessando um item dentro da tupla
Acessando um item dentro da tupla

Para finalizar vamos te mostrar como acessar um item dentro dessa tupla, pois temos um argumento a mais do que temos na lista.

O primeiro é a posição do conjunto e depois será a posição dentro do conjunto, então nesse exemplo temos resultados [1][0].

Isso significa que vamos pegar o conjunto na posição 1 que é referente a São Paulo e 20000. Em seguida vamos pegar a posição 0 desse conjunto, que corresponde ao nome São Paulo.

Então primeiro vamos informar qual o conjunto vamos analisar e em seguida qual elemento vamos querer desse conjunto!

Conclusão de Listas no Python

Nessa aula nós te ensinamos o que é uma lista no Python e os métodos que pode utilizar para adicionar ou remover itens dessa lista.

Como é um assunto inicial é importante que você domine esse assunto para facilitar suas programações nos próximos códigos que for desenvolver!

Nós também falamos um pouco sobre tuplas, mas nada muito detalhado, só para te mostrar como juntar as informações que estão conectadas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!