Blog

Postado em em 5 de março de 2024

Qual a melhor IDE para Python?

Descubra qual é a melhor IDE para Python! Aprenda sobre as diferentes IDEs e editores de código em Python e descubra qual é o melhor para você!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Qual a melhor IDE para Python?

Na aula de hoje, quero mostrar qual é a melhor IDE para Python! Vamos discutir sobre as diferentes IDEs e editores de código e descobrir qual deles é o melhor para você!

Você verá que não existe um editor certo ou melhor. Tudo depende do seu gosto e da área em que você está programando, pois para certas áreas pode ser que uma IDE ou editor específico seja mais útil.

Ao longo desta aula, vamos abordar os 4 principais editores de código que já foram utilizados em aulas aqui na Hashtag: Google Colab, Jupyter, PyCharm e VS Code. Todos eles permitem que você programe em Python facilmente.

Dependendo da sua área de atuação, um ou outro editor pode ser melhor, pois pode oferecer mais recursos que te ajudam, mas nada impede você de usar aquele com o qual se sentir mais confortável.

Então, vamos conhecer esses 4 editores e descobrir qual é a melhor IDE para Python?

O que é IDE e Editor de Códigos

Ao longo desta aula, estarei utilizando IDE e Editor de Códigos quase como sinônimos, porém eles não são a mesma coisa.

Uma IDE é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (Integrated Development Environment). É uma ferramenta completa que oferece um conjunto integrado de recursos para o desenvolvimento de softwares.

Geralmente, uma IDE possui um editor de código, um compilador/interpretador, ferramentas de depuração, gerenciamento de projeto, controle de versão, entre outros recursos que um editor de código não tem.

O Editor de Código é uma ferramenta mais leve e focada especialmente na edição e criação de códigos. Geralmente, oferece recursos para facilitar a escrita como autocompletar, indentação automática e por aí vai.

Mas para o objetivo desta aula, vamos tratar das duas ferramentas juntas, pois imagino que o seu objetivo é descobrir qual o melhor programa para começar a programar e criar seus códigos em Python.

Editor de Código – Google Colab

O primeiro editor de código que quero apresentar é o Google Colab. Ele é um editor de código gratuito, baseado no Jupyter, e você só precisa ter uma conta do Google para acessá-lo.

Por estar vinculado à sua conta do Google, seu Gmail, ele consegue acessar os arquivos do seu Google Drive.

Por ser baseado no Jupyter, dentro do Google Colab você pode criar um notebook.

Google Colab

Um notebook é como um “caderno” onde você pode programar dentro dele através de células. Essas células podem tanto armazenar e executar os códigos quanto serem usadas para armazenar textos, anotações e comentários sobre o código.

Um ponto interessante do Google Colab é que, por ser dividido em células, é possível organizar e separar o código em partes, cada uma dentro de uma célula, e testar essas partes individualmente.

Isso é extremamente útil para testar, ajustar e identificar possíveis problemas em partes específicas do código, apresentando a resposta logo abaixo da célula.

Google Colab

Outro ponto positivo é que, por ser online, ele não exigirá muito do processamento do seu computador. Você só precisa estar conectado à internet e ter a capacidade de acessar o site do Google Colab.

O Google Colab é bastante utilizado na área de dados porque você consegue visualizar as informações rapidamente, sem exigir muito da capacidade do seu computador ao lidar com um volume grande de informações.

A desvantagem do Google Colab é que, por ser executado exclusivamente online, ele não consegue interagir com arquivos do seu computador.

Além disso, por ter essa organização e estrutura em células, caso você queira programar um sistema ou um site, algo que não seja dividido em “etapas”, ele pode não ser tão eficiente.

Editor de Código – Jupyter

Como mencionado anteriormente, o Google Colab é baseado no Jupyter, mas ao contrário do Colab, o Jupyter está instalado localmente em seu computador.

Jupyter Notebook

Por estar instalado localmente, o Jupyter tem acesso às pastas locais e pode usar as ferramentas do computador. Isso permite automatizar processos que exigem interação com programas locais, como abrir navegadores ou acessar arquivos.

Jupyter Notebook

Assim como o Colab, o Jupyter Notebook é amplamente utilizado na área de dados. Ele possui uma interface simples e clara que facilita a execução e visualização dos resultados.

Além disso, por ter uma estrutura bastante simples e intuitiva, permitindo a execução e visualização dos códigos logo abaixo das células, o Jupyter é altamente recomendado para iniciantes que estão aprendendo a programar.

Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) – PyCharm

Além dos editores de código, podemos usar uma IDE para programar e trabalhar com Python. Uma IDE muito utilizada é o PyCharm, inclusive aqui no blog e no canal da Hashtag temos alguns projetos usando o PyCharm.

Quando estamos na área de programação de sites, aplicativos e sistemas, é recomendado usar uma IDE como o PyCharm ou um editor como o Visual Studio Code.

PyCharm

Isso porque esses sistemas, aplicativos e sites precisam que os arquivos Python (.py), presentes neles, estejam todos conectados e interligados.

Quando trabalhamos com os notebooks, como o Jupyter e o Google Colab, os códigos geralmente ficam todos em um único arquivo. Tudo o que é necessário para executar aquele código fica contido em um único arquivo ipynb.

Você até pode separar as etapas e partes deles em mais de um arquivo, porém esses arquivos não ficarão interligados como acontece com um projeto de sites, sistemas e aplicativos em Python.

Além desse propósito, o PyCharm é uma IDE muito completa, com terminal integrado, opção de debug, criação de ambiente virtual facilitada e muitas outras funcionalidades que facilitarão a programação em Python.

Terminal PyCharm

Editor de Código – VS Code

Uma segunda opção bastante completa e utilizada ao trabalhar com Python é o Visual Studio Code.

VS Code

O VS Code, assim como o PyCharm, também oferece interação e conexão entre os arquivos, além de possuir um terminal integrado e outras funcionalidades que o tornam um editor de código bastante versátil para diferentes projetos.

Como o VS Code é um editor de código para diversas linguagens, ele facilita o processo de edição dos arquivos presentes no seu projeto. Com a ajuda das extensões, que podem ser instaladas e adicionadas, você consegue editar facilmente diferentes tipos de arquivos.

Por exemplo, em um projeto de site construído com Python, você terá um arquivo HTML, e com o VS Code será fácil visualizá-lo e editá-lo.

Código HTML no VS Code

Além disso, uma vantagem do VS Code em relação ao PyCharm é que, para computadores menos potentes, o VS Code é mais leve. Ele pode ser personalizado apenas com as extensões necessárias para o seu trabalho ou estudo.

Inclusive, as extensões são um dos pontos mais interessantes do VS Code. Entre as extensões disponíveis, temos a extensão do Jupyter Notebook. Com isso, podemos integrar e combinar a estrutura do Jupyter dentro do VS Code.

Isso possibilita ter em um único programa as funcionalidades e vantagens do VS Code para trabalhar com arquivos interligados e projetos mais complexos de Python, e também a estrutura do Jupyter, que é mais apropriada e vantajosa para trabalhar com a área de dados.

Escolha do Editor de Código Ideal

Além dos editores de código mencionados hoje, há uma variedade de outras opções disponíveis. A escolha do editor ideal dependerá das suas preferências pessoais e das necessidades específicas da sua área de trabalho ou interesse.

Editores como o VS Code e IDEs como o PyCharm possuem interfaces mais complexas inicialmente, mas ambos são bastante eficazes e completos ao trabalhar com Python.

Para lidar com dados, o Jupyter Notebook e o Google Colab são opções eficientes e recomendadas.

O mais importante é escolher um editor que faça sentido para você, aprender a trabalhar com ele e entender as vantagens e limitações que ele oferece, para que assim você possa realizar suas tarefas corretamente.

Conclusão – Qual a melhor IDE para Python?

Nesta aula, explorei os principais editores de código para Python. Concluímos que não existe um editor melhor que o outro, mas sim editores com funcionalidades diferentes, sendo mais recomendados para diferentes áreas de acordo com suas necessidades.

Ao longo da aula, você pôde conhecer mais sobre o Google Colab, Jupyter Notebook, VS Code e PyCharm. Com isso, você tem uma boa base para decidir qual editor faz mais sentido para iniciar seus estudos e trabalhos com Python.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador