Blog

Postado em em 22 de setembro de 2022

F-Strings em Python – Formatações de Texto e Muito Mais

Quer aprender como as f-strings em Python vão te ajudar na hora de formatar textos e outros elementos dentro do seu código?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

F-Strings em Python

Você já ouviu falar em f strings em Python? É basicamente uma ferramenta que temos para formatação de textos em Python.

Só que ela não serve exclusivamente para formatação de textos, então podemos fazer alguns tratamentos que vamos ver ao longo da aula!

Tratamento de informações em Python

As f-strings vão servir para que você consiga colocar uma variável dentro de um texto, e isso é feito utilizando a letra “f” antes do texto e colocando a sua variável dentro de {} chaves.

Variáveis em texto
Variáveis em texto

Dá só uma olhada como isso facilita a sua vida na hora de colocar informações dentro de um texto.

No primeiro exemplo temos o valor de faturamento, então para que você não tenha que colocar um texto depois concatenar o texto com sua informação e depois concatenar novamente com a continuação da sua informação podemos utilizar as f-strings.

Até porque essa parte de concatenar seria muito chata e trabalhosa, ainda mais se tiver muitas informações.

Podemos utilizar para texto, seja para printar uma informação ou até mesmo para abrir um arquivo, veja como fica mais fácil essa estrutura.

Claro que essa estrutura não vai servir apenas para textos, vamos poder fazer algumas formatações com ela.

F-Strings em Python
Formatação de casa decimal, moeda e número fixo de dígitos

Aqui podemos formatar com casa decimal inserindo depois da variável “:.2f” que indicam 2 casas decimais no tipo float.

Podemos formatar como moeda, já acrescentando o R$ ainda dentro do texto, mas podemos inserir os separadores de milhar + o separador decimal.

OBS: Essa formatação dentro de um texto já não fica tão eficiente, até porque geralmente precisamos tratar o dado antes de colocar dentro do texto, então ele acabaria se tornando um texto e depois disso não conseguiríamos utilizá-lo para fazer cálculos.

Outra formatação interessante é limitar a quantidade de números, então isso facilita para formatar CPF, CNPJ, CEP ou qualquer outra informação que precise com números fixos.

F-Strings em Python
Formatação de percentual e datas

O percentual que também precisaria de um tratamento prévio para multiplicar por 100 e acrescentar 0 % com as f-strings fica muito mais fácil.

Para datas também temos uma facilidade bem maior, só que aqui temos alguns comandos um pouco diferentes, pois precisamos inserir o % + a inicial do que vamos mostrar.

Então temos “d” para dia, “m” para mês e “Y” para ano. Isso porque as siglas são em inglês, então temos que utilizar esse padrão. O mesmo vale para horas e minutos.

Caso queira saber o que cada um desses códigos significa ou porque utilizamos o Y maiúsculo na data ao invés de minúsculo você pode encontrar no link abaixo:

https://docs.python.org/3/library/datetime.html#strftime-and-strptime-format-codes

Esse próximo exemplo é algo mais difícil de acontecer, que é quando você quer escrever as chaves dentro do seu texto utilizando f-strings.

Inserindo chaves dentro do texto da forma correta
Inserindo chaves dentro do texto da forma correta

É algo raro, mas caso você precise você vai ter que colocar duas chaves ao invés de uma na parte de fora, que é onde vai aparecer as chaves.

Isso é necessário porque se colocar apenas uma o Python vai entender isso como uma variável, e não é isso que queremos, a variável é apenas a parte de dentro.

Para finalizar podemos utilizar as f-strings dentro do corpo de um e-mail, então se for fazer alguma automação de envio de e-mails isso pode facilitar bastante a sua vida.

F-Strings em Python
Juntando as informações para compor um e-mail

Aqui estamos apenas utilizando o que vimos na aula, mas aqui podemos juntar todas as informações para compor o e-mail e enviar tudo já com as formatações corretas ao invés de passar apenas números sem nenhuma formatação.

Conclusão – F-Strings em Python

Nessa aula eu te mostrei como utilizar as f-strings no Python para utilizar variáveis em texto, formatar com casa decimal, formatar moeda, número fixo de dígitos, formatar percentual, formatar datas e até mesmo colocar tudo isso dentro de um e-mail.

Agora eu tenho certeza que você vai utilizar bastante as f-strings nos seus códigos para facilitar não só a formatação como para deixar seu código mais visual e mais fácil de ser entendido!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!