Blog

Postado em em 15 de março de 2021

Formatação Numérica no Python – Como Formatar seus Números

Nessa aula vamos te mostrar como fazer a formatação numérica no Python, para que saiba como formatar seus valores da forma correta!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Fazer Formação Numérica no Python

Você já deve ter passado por uma situação em que coloca valores, mas não sabe como formatar eles dentro do Python,

No post de hoje, nós vamos te mostrar como fazer essa formatação para que seus dados fiquem formatados de forma correta e para melhorar a visualização deles.

Animado para aprender como fazer essa formatação? Então vamos a aula!

Formatação Numérica no Python

Antes de iniciar é bom informar que vamos utilizar o editor de Python Jupyter, então as imagens que vão ver serão desse editor, mas o procedimento vai funcionar em qualquer IDE que estiver utilizando.

Formatação Numérica no Python
Código inicial

Aqui temos o nosso primeiro exemplo já declarando algumas variáveis: faturamento, custo e lucro.

Logo abaixo nós temos um print para mostrar o resultado do nosso lucro, no entanto estamos utilizando um f string.

OBS: Essa f string só vai funcionar nas versões do Python a partir da versão 3.0.

Antes de partirmos para a formatação de fato, vamos te mostrar como utilizar um f string no Python.

A estrutura é essa, nós vamos colocar um f antes do texto, depois vamos escrever o texto normalmente, no entanto, no local onde queremos inserir um valor, nós vamos colocar a variável desejada entre chaves.

É possível notar que até a cor fica diferente, para informar que temos uma estrutura diferente.

Neste caso o Python vai entender que nesse campo ele tem que colocar o valor da variável em questão, então ele não vai simplesmente escrever o nome da variável, mas vai puxar o valor dela para ser representado dentro do texto.

Formatação Numérica no Python
Resultado de um f string

Neste caso já fizemos a inserção do R$ de forma manual dentro do próprio texto. Logo abaixo é possível perceber que temos um segundo exemplo utilizando a mesma estrutura, então vai funcionar da mesma forma para inserir o valor de uma variável.

Formatação Numérica no Python
Segundo resultado de um f string

Agora nós temos duas informações importantes caso você queira inserir o separador decimal no Python ou inserir o separador de milhar no Python.

Para inserir essas informações temos que colocar após a variável o símbolo de dois pontos.

Para o separador de milhar nós vamos colocar uma vírgula após os 2 pontos, e para o separador decimal nós vamos colocar a seguinte estrutura.

.Nf

  • O ponto é para indicar que temos um separador decimal;
  • O N é o número de casas decimais que vamos ter;
  • E o f é para indicar que temos um float, ou seja, um número com casas decimais.

Então teremos os seguintes resultados para os nossos 2 exemplos:

Utilização dos separadores e número decimal
Utilização dos separadores e número decimal

Veja que no segundo exemplo já temos até um arredondamento automático para facilitar o cálculo ao invés daquela dízima periódica.

No segundo exemplo funcionou normalmente, mas nós não queremos o número no formato decimal e sim em percentual, pois estamos calculando uma margem.

Então vamos simplesmente substituir a letra f pelo símbolo % para que o Python entenda que queremos percentual ao invés de decimal.

Formatação em percentual
Formatação em percentual

Continuamos com o número 2, pois queremos 2 casas após o ponto para visualizar melhor os valores, mas nesse caso não estamos utilizando o f, então por mais que tenhamos os valores decimais não é um número decimal e sim um percentual.

Assim temos a formatação em percentual no Python, seguindo o mesmo procedimento dos números para indicar as casas decimais.

Nesse momento você deve estar se perguntando, mas nós estamos no Brasil e os nossos separadores são invertidos. Utilizamos ponto como separador de milhar e vírgula como separador decimal.

Então como eu vou fazer para colocar no formato brasileiro? Nós vamos responder isso agora, o primeiro passo é trocar o separador de milhar de vírgula para _ (underline), pois o Python possui essa função e isso vai nos permitir fazer uma substituição logo a frente.

Trocando o separador de milhar
Trocando o separador de milhar

Aqui nós vamos colocar uma etapa antes de dar o resultado para fazer uma substituição do que é ponto por vírgula e em seguida vamos trocar o que é underline por ponto.

Formato brasileiro do valor final
Formato brasileiro do valor final

Dessa forma teremos o nosso formato brasileiro para representar os nossos dados.

Nesse momento você pode estar se perguntando, mas porque não poderia deixar o separador de milhar como vírgula e substituir como foi feito?

Isso não pode porque no primeiro momento teríamos a substituição do ponto por vírgula e logo em seguida nós estaríamos substituindo as vírgulas (que agora seriam 2) por ponto.

Então teríamos o seguinte resultado: R$1.000.00, ou seja, o resultado iria ter 2 pontos ao invés do ponto e depois a vírgula.

Conclusão

Nessa aula conseguimos aprender algumas informações importantes sobre a formatação numérica no Python.

Conseguimos ver como alterar o formato decimal e o formato percentual dos valores.

Aprendemos também como alterar do formato americano de valores para o formato brasileiro, deixando o ponto como separador de milhar e a vírgula como separador decimal.

Essa modificação foi feita com a ajuda da opção replace, que é para trocar as informações, então vamos trocar a primeira informação pela segunda.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!