Blog

Postado em em 29 de janeiro de 2022

Curso de Python Aula3 – Estrutura de Repetição e Format

Hoje vamos ao Curso de Python Aula3 e nessa aula eu vou te ensinar sobre a estrutura de repetição for e o format no Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Curso Python

Hoje nós vamos para a terceira aula do curso básico de Python e nessa aula vamos abordar estruturas de repetição e o format.

A estrutura de repetição vai te ajudar a não ter que repetir um código diversas vezes, com ela você vai poder repetir seu código sem ter que reescrever seu código.

E o format vai permitir com que você faça algumas formatações no Python, mas na aula eu vou te explicar!

Curso Básico de Python

Na aula anterior nós utilizamos o comando listdir para listar os arquivos de um diretório e já fizemos a conexão do Google Colab com o Google Drive para facilitar a obtenção dos arquivos.

Agora nós vamos ao nosso Passo 2 da nossa lógica de programação. Então nós vamos percorrer todos esses arquivos para poder importá-los para que possamos utilizá-los.

Percorrendo todos os arquivos da nossa lista
Percorrendo todos os arquivos da nossa lista

A ideia aqui é utilizar a estrutura de repetição FOR, que vai permitir com que tudo que esteja dentro dele seja executado diversas vezes sem que você precise repetir o código.

Então quando colocamos for arquivo in lista_arquivo, quer dizer que vamos percorrer cada arquivo (pode ser um outro nome qualquer, mas normalmente colocamos nomes intuitivos para facilitar o entendimento) dentro da nossa lista_arquivo.

Resumindo, nós vamos percorrer cada elemento de um conjunto ou lista, então vamos percorrer cada um dos arquivos da nossa lista.

Nesse exemplo inicial nós vamos apenas utilizar o print juntamente com o f antes do texto para utilizar o format, ou seja, podemos acrescentar variáveis dentro do texto.

Você vai notar que para inserir essa variável dentro do texto vai precisar coloca-la entre { } (chaves), assim o Python entende que tem que colocar o valor/conteúdo da variável nesse local.

Com essa parte inicial do código, nós vamos ter o caminho + o nome de cada um dos arquivos da nossa pasta.

Isso acontece porque estamos executando tudo que está dentro do for. Mas como saber o que está dentro do for?

Isso é fácil, é a identação que chamamos, é esse TAB que damos (esse espaço) antes de começar a escrever.

Essa estrutura vai facilitar com que você faça essas ações repetidas, nesse caso vamos repetir para todos os arquivos da nossa lista, então temos um início e fim.

Como você pode notar, nós temos o caminho completo agora de todos esses arquivos, então na próxima aula nós já vamos fazer a importação, só que vamos importar apenas os arquivos de vendas, não vamos querer analisar as devoluções.

Conclusão do Curso de Python Aula3

Nessa aula eu te mostrei como executar o mesmo código várias vezes utilizando a estrutura de repetição for no Python e como formatar um texto no Python para acrescentar uma variável.

Agora é importante que você pratique o que aprendeu na aula de hoje para garantir que conseguiu fixar todo o conhecimento.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!