Hoje vamos ao Curso de Python Aula3 e nessa aula eu vou te ensinar sobre a estrutura de repetição for e o format no Python!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Hoje nós vamos para a terceira aula do curso básico de Python e nessa aula vamos abordar estruturas de repetição e o format.
A estrutura de repetição vai te ajudar a não ter que repetir um código diversas vezes, com ela você vai poder repetir seu código sem ter que reescrever seu código.
E o format vai permitir com que você faça algumas formatações no Python, mas na aula eu vou te explicar!
Na aula anterior nós utilizamos o comando listdir para listar os arquivos de um diretório e já fizemos a conexão do Google Colab com o Google Drive para facilitar a obtenção dos arquivos.
Agora nós vamos ao nosso Passo 2 da nossa lógica de programação. Então nós vamos percorrer todos esses arquivos para poder importá-los para que possamos utilizá-los.
A ideia aqui é utilizar a estrutura de repetição FOR, que vai permitir com que tudo que esteja dentro dele seja executado diversas vezes sem que você precise repetir o código.
Então quando colocamos for arquivo in lista_arquivo, quer dizer que vamos percorrer cada arquivo (pode ser um outro nome qualquer, mas normalmente colocamos nomes intuitivos para facilitar o entendimento) dentro da nossa lista_arquivo.
Resumindo, nós vamos percorrer cada elemento de um conjunto ou lista, então vamos percorrer cada um dos arquivos da nossa lista.
Nesse exemplo inicial nós vamos apenas utilizar o print juntamente com o f antes do texto para utilizar o format, ou seja, podemos acrescentar variáveis dentro do texto.
Você vai notar que para inserir essa variável dentro do texto vai precisar coloca-la entre { } (chaves), assim o Python entende que tem que colocar o valor/conteúdo da variável nesse local.
Com essa parte inicial do código, nós vamos ter o caminho + o nome de cada um dos arquivos da nossa pasta.
Isso acontece porque estamos executando tudo que está dentro do for. Mas como saber o que está dentro do for?
Isso é fácil, é a identação que chamamos, é esse TAB que damos (esse espaço) antes de começar a escrever.
Essa estrutura vai facilitar com que você faça essas ações repetidas, nesse caso vamos repetir para todos os arquivos da nossa lista, então temos um início e fim.
Como você pode notar, nós temos o caminho completo agora de todos esses arquivos, então na próxima aula nós já vamos fazer a importação, só que vamos importar apenas os arquivos de vendas, não vamos querer analisar as devoluções.
Nessa aula eu te mostrei como executar o mesmo código várias vezes utilizando a estrutura de repetição for no Python e como formatar um texto no Python para acrescentar uma variável.
Agora é importante que você pratique o que aprendeu na aula de hoje para garantir que conseguiu fixar todo o conhecimento.
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?