Blog

Postado em em 22 de janeiro de 2022

Curso de Python Aula1 – Aplicações, Instalação e Lógica de Programação

Hoje vamos dar início ao Curso de Python Aula1 para que você possa sair do zero em Python e começar fazer suas próprias análises!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Curso Python

Hoje nós vamos dar início ao Curso de Python aqui no blog. O objetivo é te ensinar toda a configuração inicial até o passo a passo de solução de desafio em Python.

Assim você vai ter uma noção de como resolver o projeto em Python e o que precisa fazer para resolver outros problemas no dia a dia.

Curso de Python Aula1

Primeiro vou te passar um resumo da importância do Python para que você consiga se situar.

Primeiro ponto é que pra você é um destaque no mercado de trabalho. Agora vamos para algumas aplicações que provavelmente vão chamar sua atenção.

Vamos ter automações de tarefas e processos, criação de sites, jogos, sistemas, programas, APIs, aplicativos. Temos também análise de dados, ciência de dados, BI e inteligência artificial.

Isso quer dizer que você tem diversas áreas de atuação, então pode aprender uma ou mais delas para uma vaga específica ou para criar seus próprios projetos.

Para poder programar em Python você vai precisar de ter um editor de Python, seja ele online ou instalado na sua máquina.

Como o nosso curso é o básico e queremos facilitar a sua programação nós vamos utilizar um editor online chamado Google Colab.

Nós já temos uma publicação aqui no blog te ensinando a entrar e configurar esse editor, então basta clicar aqui para poder visualizar essa publicação.

OBS: Nós temos também outras duas publicações te ensinando a instalar e configurar os editores na sua máquina. Então caso tenha interesse pode instalar o Jupyter ou o PyCharm.

Página inicial do Google Colab
Página inicial do Google Colab

Essa é a página inicial do Google Colab, lembrando que você pode compartilhar o seu Drive com o Colab, então fica mais fácil até de pegar seus arquivos quando estão já no drive.

Depois você só vai precisar clicar em Arquivo e depois em Novo notebook. Com isso já vai poder começar a sua programação em Python.

Isso quer dizer que as configurações do Python são só essas, então aqui já vamos poder começar a escrever!

Passo a passo para a resolução do problema (lógica de programação)
Passo a passo para a resolução do problema (lógica de programação)

Aqui já vou te dar uma dica na hora de escrever, quando você coloca # antes do que está escrevendo vai funcionar como um comentário, ou seja, deixa de ser uma linha de código e passa a ser uma linha explicativa.

É muito importante você ir comentando o código para facilitar a leitura depois e entender o que cada parte do seu código está fazendo.

Isso que foi escrito é o passo a passo que vamos utilizar para resolver o nosso problema, então vamos percorrer todos esses passos ao longo das aulas.

Para poder fazer uma análise de dados, fazer o tratamento, fazer alguns cálculos e ainda criar um gráfico para apresentar os resultados.

Isso seria a nossa lógica de programação, que é o que temos que fazer para resolver um problema, só que depois vamos ter que transformar isso em código para de fato resolver o problema.

Nas próximas aulas já vamos dar início a programação e resolução desse problema!

Conclusão

Nessa primeira aula do nosso curso de Python eu te mostrei quais são algumas aplicações do Python e o projeto que nós vamos resolver.

Mostrei também algumas opções de editores de Python, podendo ser online, que é a versão que vamos utilizar para fazer o nosso projeto!

Na próxima aula já vamos dar início a resolução do desafio, enquanto isso já pode ir explorando os arquivos para entender os dados e pode explorar o Google Colab também!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!