Aprenda como criar um gráfico no Excel que automatiza suas análises, combinando funcionalidade e design para impressionar no trabalho!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para fazer o download do(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha com o seu e-mail:
Não vamos te encaminhar nenhum tipo de SPAM! A Hashtag Treinamentos é uma empresa preocupada com a proteção de seus dados e realiza o tratamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18). Qualquer dúvida, nos contate.
Como criar um gráfico impressionante que mistura receita e metas?
Introdução
Gráficos são uma ferramenta poderosa para apresentar dados de forma visual e impactante. Especialmente no Excel, a capacidade de criar gráficos atraentes pode transformar informações complexas em insights acessíveis.
Neste post, vamos te mostrar um passo a passo para criar um gráfico que combina as receitas mensais de uma empresa com as metas de cada mês, mostrando se elas foram atingidas ou superadas. Além de ser atrativo visualmente, o gráfico que vamos construir juntos aqui é prático e automático.
Como criar um gráfico no Excel que mistura receita mensal com metas?
Entenda e prepare os dados
A primeira parte que devemos entender para criar qualquer gráfico são os dados que estão por trás dele.
Nesse caso, nossa base de dados é uma planilha com as receitas de cada mês e outra com as suas metas. Veja como o gráfico mostra as receitas através das barras verticais e as metas representadas pelos pontos da linha.
Nos arquivos da aula, temos uma aba chamada Base, lá você pode encontrar o valor da receita de cada mês na coluna Valor.
Já os valores das metas, estão na planilha na aba Metas.
Antes de entrar na criação do gráfico, precisamos preparar os dados. E ferramenta perfeita pra fazer isso nesse caso é a tabela dinâmica!
Crie uma tabela dinâmica
Todos os gráficos do dashboard foram criados a partir de tabelas dinâmicas. Então vamos pra um passo a passo de como criar a tabela dinâmica que vai ser a base do nosso gráfico.
- Insira uma tabela dinâmica: Vá para a guia Inserir no menu de opções do Excel e clique em Tabela Dinâmica. Selecione uma planilha em branco e a tabela Base como intervalo para inserir a tabela dinâmica.
- Adicione os campos: Na janela Campos da Tabela Dinâmica, arraste o campo Mês para a área Linhas e o campo Valor para a área Valores. Isso criará uma tabela dinâmica que resume sua receita por mês.
Pronto, com esses dois passos simples conseguimos criar uma tabela dinâmica. Mas se formos comparar os valores que aparecem nela com os do gráfico, veremos que os valores da tabela são maiores. Por que será?
Isso acontece porque os dados não estão segmentados por ano, ao contrário do que aparece no gráfico.
Adicione a segmentação de dados
Pra resolver esse problema, vamos inserir uma segmentação de dados, que permite filtrar as informações de acordo com uma categoria.
1. Clique na tabela dinâmica, vá até a aba Análise de Tabela Dinâmica e selecione Inserir Segmentação de Dados.
2. Escolha o campo Ano para criar um filtro visual.
3. Visualize os Resultados: Agora você pode clicar nos anos para filtrar e visualizar a receita mensal de cada ano específico.
Inclua o campo de metas na tabela
Agora vá na sua aba de Metas, copie e cole a coluna Meta na planilha em que estamos trabalhando, de modo que os valores de cada mês fiquem paralelos aos valores das receitas na tabela dinâmica.
Adicione um novo gráfico
Agora que temos nossa base de dados preparada e segmentada, vamos criar o gráfico.
- Insira um gráfico em branco: clique em uma célula em branco, vá até a aba Inserir e selecione Gráfico de Colunas.
- Adicione as séries de dados: Clique no gráfico em branco com o botão direito do mouse e escolha Selecionar Dados e depois Adicionar.
Na janela Editar Série, selecione a célula que diz Meta como Nome da série e o intervalo com todos os
seus valores como Valores da série. Depois faça o mesmo par a coluna Receita.
3. Adicione os rótulos para os meses: vá outra vez em selecionar dados, mas agora clique em Editar e
escolha os meses, assim eles servirão como rótulos para os intervalos.
Até aqui, nós temos um gráfico que combina informações da nossa tabela dinâmica (receitas) com valores de fora dela (metas).
Personalize seu gráfico
Chegou a hora de transformar nossos dados em um gráfico visualmente impactante. Siga o passo a passo para personalizar nosso gráfico e deixar ele realmente impressionador!
Mude o tipo do gráfico
Para destacar os dados, primeiro é importante transformar nosso gráfico em um gráfico combinado. Pra isso:
- Clique com o botão direito no gráfico e selecione Alterar Tipo de Gráfico.
- Escolha o tipo Combinação, e configure Soma de Valor como gráfico de colunas e Meta como gráfico de linhas.
Agora o gráfico já se parece um pouco mais com aquele do dashboard.
Faça seu gráfico ficar impressionante
Aqui está o segredo pra tornar seu gráfico verdadeiramente impressionante! Siga o passo a passo.
- Exclua o gráfico que está no dashboard e substitua pelo que acabamos de criar: Vai ficar fácil e legal de ver como o visual vai mudando em cada passo.
- Remova o preenchimento do gráfico: Clique no gráfico, vá até Formatar, clique no Balde de tinta e ajuste para Sem preenchimento.
- Mude a cor das linhas de grade: Selecione as linhas e aplique uma cor como cinza escuro para suavizar a aparência.
- Tire o contorno do eixo X: Para remover a linha branca na parte inferior do gráfico, clique na legenda dos meses, vá em Formatar eixo, Contorno da Forma e selecione Sem Contorno.
- Adicione um gradiente de cores nas colunas: Clique nas colunas, em Formata Séries de Dados e marque Linha de Gradiente. Remova as cores adicionais para que fiquem apenas duas e escolha as cores.
- Configure a linha: Clique na linha de meta e, na guia de formatação, altere o estilo da linha para o branco, por ser mais constrastante, e marque a opção “Linha Suavizada” para um visual mais suave.
- Adicione marcadores: Para destacar cada ponto de meta, adicione marcadores internos da mesma cor da linha.
- Mude a largura das colunas: Clique com o botão direito nas colunas e seleciona Formatar série de dados, depois deixe a Largura do Espaçamento em 100%.
Agora nosso gráfico está visualmente impressionante!
Mas ainda falta um detalhe para que ele seja 100% funcional no nosso dashboard.
Formate a Segmentação de Dados
Ainda falta fazer com que aquela nossa segmentação por anos funcione aqui no dashboard. Pra isso:
Arraste ou cole pra aba Gabarito o objeto de segmentação de dados (o quadrinho branco na imagem abaixo) da aba que criamos no início do nosso passo a passo.
Clique com o botão direito na segmentação e depois em Configurações de Segmentação de Dados. Na janela, desmarque Exibir cabeçalho. Na guia Segmentação, mude o número de colunas para três. Ajuste um pouco as dimensões e você verá que ela está quase pronta para se encaixada nos nossos botões de segmentação.
Escolha a formatação personalizada de segmentação que combina com nosso dashboard, exclua os botões antigos e substitua pelos novos. Pronto! Agora você tem um gráfico profissional, atraente e funcional para impressionar em suas análises!
Conclusão
Com este guia, você aprendeu a criar um gráfico impressionador no Excel, utilizando tabelas dinâmicas, segmentação de dados e formatação avançada. O resultado? Um gráfico funcional, automático e visualmente impactante que pode transformar suas apresentações.
Agora é a sua vez! Teste as técnicas que aprendeu e crie seus próprios gráficos no Excel. Se precisar de mais dicas, deixe um comentário ou explore nossos outros conteúdos sobre análise de dados.
E então, pronto para impressionar com seus gráficos?
Se quiser aprender mais de Excel, do básico ao avançado, confira o nosso treinamento completo de Excel.
Apostila Básica de Excel
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Hashtag Treinamentos
Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!
Posts mais recentes de Excel Avançado
- Tela de Pesquisa no Excel: Como Criar um Filtro Dinâmico de Pesquisa AutomatizadaNesta aula, você vai aprender a criar uma tela de pesquisa no Excel que filtra vendas por vendedor, produto e forma de pagamento com poucos cliques.
- 5 Maneiras de Proteger Planilha Excel – Senha na PlanilhaVocê conhece a forma simples de proteger planilha Excel? Isso nada mais é do que colocar uma senha nela, fazendo que ela só abra com essa senha!
- Como fazer macro no Excel? Tutorial com códigos de exemploJá ouviu falar em Macro? São códigos escritos em VBA (Programação do Excel) e nesse post vou te ensinar como fazer macro no Excel!
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
- Funções do Copilot no Excel que vão TRANSFORMAR seu TrabalhoVocê sabia que o Copilot no Excel faz muito mais do que tirar dúvidas? Essa IA pode criar fórmulas, formatar dados e até gerar gráficos por você.
- Automação Whatsapp Web com com Python: Guia Completo para Enviar Mensagens com PyWhatKitVocê já imaginou programar o envio de mensagens com uma automação WhatsApp Web com poucas linhas de código?
- 30 Frases de Small Talk em Inglês: Tenha Conversas Naturais em InglêsDomine o Small Talk em Inglês com 30 frases práticas para conversas rápidas. Aprenda a pronúncia, os usos e dicas para falar com mais naturalidade.
Redator de conteúdo na Hashtag Treinamentos. Produzo textos didáticos sobre tecnologia, buscando informar e engajar o público de forma acessível e descomplicada.