Blog

Postado em em 19 de dezembro de 2022

O que é Power BI? Veja como funciona e os seus benefícios

Você já ouviu falar dessa ferramenta? Então, já se perguntou sobre o que é Power BI e por que todo mundo está falando dessa solução.

Trata-se de um sistema importantíssimo para análise de dados hoje. Várias empresas adotam e já começam a ver resultados na forma como visualizam e entendem os dados. A partir dele, é possível democratizar o acesso a relatórios e dashboards completos.

O Power BI trouxe também uma revolução para a própria noção de BI com vários recursos interessantes. Por isso, é fundamental entender seu impacto. Saiba mais.

O que é Power BI?

Comecemos com uma pergunta-chave: o que é Power BI?

É uma ferramenta nova da Microsoft que é uma ferramenta de Business Inteligence (BI). 

Esse BI seria basicamente coletar dados e informações sobre a empresa e juntar, organizar, tratar, fazer cálculos para que seja possível a criação de indicadores para ajudar na tomada de decisões.

Resumindo, o BI é utilizado para que o usuário consiga reunir várias informações de diversos lugares que muita das vezes não estão apresentadas de forma mais visual para um relatório mais bem elaborado resumindo e juntando essas informações para facilitar o entendimento e análise desses dados.

Essas informações que o Power BI obtêm podem vir de vários locais diferentes, como Excel, SQL, SAP entre outras diversas possibilidades dentro do programa. 

E mesmo que essas informações não estejam formatadas ou estejam bagunçadas, o usuário tem a possibilidade de tratar essas informações dentro do ambiente de edição que é o Power Query.

Com esse editor, é possível tratar esses dados que às vezes não vem da forma que queremos. Portanto, dá para trabalhar um pouco nessa parte para que os dados possam ser importados corretamente para trabalhar dentro do Power BI.

Outra informação muito importante sobre esse programa é que, diferentemente do Excel, o Power BI consegue trabalhar com milhões de linhas sem problema algum. 

Portanto, é possível inserir uma quantidade muito grande de informações sem que ocorram problemas para o usuário.

Exemplos de Dashboard no Power BI

Exemplos de Dashboard no Power BI

Compreender o que é Power BI é entender os tipos de dashboard que podemos construir. 

Esse é um exemplo de Dashboard que foi feito dentro do ambiente Power BI, aqui temos diversas informações sobre a empresa assim como diversas análises. 

Como o Power BI é bem dinâmico, o usuário pode interagir com os gráficos, pode selecionar os dados que deseja analisar que os outros gráficos vão acompanhar.

Neste Dashboard, temos até a opção para escolher as lojas que vamos analisar no menu superior, então ao selecionar a loja desejada todas as informações serão atualizadas somente para aquele ponto em específico.

Como o Power BI funciona?

Outro diferencial do Power BI é que o programa permite com que o usuário publique esses relatórios online. Dessa forma, a pessoa que receber o link não precisará ter o programa para fazer todas essas análises e poderá utilizar todas as funções do relatório normalmente.

Como é um programa que temos que constantemente inserir informações, ele permite com que o usuário faça uma programação de atualizações automáticas. Ou seja, podemos colocar horários para que essas informações sejam atualizadas, assim o usuário não precisa se preocupar em lembrar ou até mesmo fazer essa atualização de forma manual.

É possível ainda fazer uma limitação de visualização dos dados, ou seja, podemos limitar as informações que cada pessoa da empresa pode visualizar. 

Isso impede que o usuário precise fazer diversos relatórios e impede que outras pessoas visualizem dados que não são da sua área.

Como o Power BI funciona?

Para avançar na compreensão sobre o que é Power BI, é preciso entender seu funcionamento.

Como já falamos, o Power BI é um agregador de fontes de dados. Assim, uma das primeiras tarefas que você terá de fazer é escolher as fontes para a coleta ETL (extrair, transformar e carregar). 

Podem ser dados de um sistema CRM, do Excel, de ERPs, de outros Data Warehouses, etc.

Então, com os dados já inseridos na plataforma, o sistema serve para organizar esses dados e apresentá-los de uma forma amigável. Assim, de forma simples é possível construir relatórios e dashboards inteiros, com gráficos, imagens e indicadores.

Além disso, há filtros para buscas específicas dentro desses dados. O usuário é capaz de descobrir respostas para perguntas-chave do negócio, com uma visão específica e ampla ao mesmo tempo.

Outra questão é que os dashboards podem ser personalizados visualmente. É possível escolher as cores, as formas, as fontes, o layout e muito mais.

Por que utilizá-lo? Entenda a sua finalidade

A principal finalidade da ferramenta Power BI é a análise de dados — algo tão crucial nas empresas hoje. É um sistema de informação muito útil para dispor dados de uma forma fácil para análise.

Nesse sentido, a aplicação visa descomplicar o processamento de grandes massas de dados. Como já comentamos, a aplicação de BI da Microsoft é mais simples do que o Excel e consegue suportar até mais dados do que a ferramenta de planilhas.

Em suma, o Power BI permite conectar dados, estabelecer relações entre eles e encontrar padrões nos dados, de modo a permitir a visualização de oportunidades e riscos. 

Quais são os benefícios do Power BI?

Você chegou a este conteúdo para compreender o que é Power BI. Vamos comentar agora alguns benefícios do Power BI. 

Um dos pontos é a redução de custos. 

A análise com um sistema como Power BI se torna bem mais simples, afinal economiza tempo dos colaboradores. Uma vez que os padrões são encontrados rapidamente, é viável garantir maior eficiência e menos gastos para chegar a uma decisão.

Além disso, o sistema é barato para usar e é fácil de implantar, economizando tempo também no processo de instalação. Hoje, você tem acesso a ele por versões na nuvem, que são adquiridas com alguns cliques apenas.

Outro ponto é que o sistema é intuitivo, fácil de usar e fácil para qualquer pessoa, de qualquer setor, até mesmo as não técnicas. A aplicação da Microsoft usa o princípio de self-service, sendo assim um BI simples para qualquer usuário que precise de respostas.

Desse modo, se torna também uma ótima opção de software para compartilhar dados e relatórios entre os times. Assim, garante-se que todos tenham acesso àqueles dados e consigam alinhar sua visão aos objetivos gerais da companhia.

Outro benefício é a mobilidade. É um sistema que pode ser acessado por qualquer dispositivo, de forma prática e simples. Permite análises em tempo real, a qualquer momento, sem o entrave de estar preso a dispositivos específicos.

Essa mobilidade favorece a tomada de decisão ágil e efetiva, o que garante resultados reais e sólidos.

Como aprender a usar o Power BI?

Uma das formas mais práticas e fáceis para aprender a usar o Power BI é ingressar em um curso online sobre a ferramenta

Com a praticidade da educação online, você é capaz de aprender tudo o que precisa sobre essa solução e consegue adotar rapidamente o sistema para escalar seus resultados.

Para quem é indicado Power BI?

Para continuar entendendo o que é Power BI, vamos avançar para os usos. Responderemos à pergunta: quem deve usar?

Em resumo, qualquer pessoa do negócio. Se antigamente você tinha um padrão de sistema de Business Intelligence indicado apenas para pessoas técnicas da área, hoje o Power BI revolucionou isso.

O conceito de self-service permite que qualquer pessoa, de qualquer setor, consiga fazer as análises que precisa para otimizar o seu dia a dia. Nesse sentido, pessoas do marketing, do financeiro, do RH, da tecnologia e os executivos podem visualizar algo e extrair algo do sistema.

Quem precisa visualizar indicadores e KPIs de uma forma organizada pode usufruir do sistema. Quem precisa fazer perguntas de negócio (inclusive conversando diretamente com o sistema) e obter respostas claras e práticas também pode aproveitar os benefícios dessa solução.

Quem precisa compartilhar suas visões e discutir os dados em conjunto com outras pessoas do time também pode aproveitar bem o sistema. 

Em suma, pessoas com poder de decisão serão boas candidatas a aproveitar melhor o sistema. Afinal, elas poderão entender melhor os dados e as condições de negócio para chegar a decisões mais eficazes e efetivas.

Essas pessoas poderão analisar os dados sob diferentes ângulos, com filtragens diversas e com formas distintas de visualização. 

Como adquirir o Power BI

Vamos conhecer agora as versões principais do Power BI disponíveis. Assim, conseguimos fazer você entender na prática o que é Power BI. 

Power BI Desktop

 A versão desktop é gratuita e pode ser instalada em qualquer computador. Permite as funções que já se conhece: análise profunda de dados, criação de relatórios, criação de gráficos, dashboards interativos, formas distintas de visualização, etc.

É possível carregar até 1 GB de dados em cada situação de análise. As visualizações são ilimitadas. É possível exportar dados para o Excel e fazer a comunicação com outros sistemas da Microsoft.

Como é uma versão local, você não dispõe do benefício de compartilhamento com outras pessoas e descoberta dos dados em tempo real. 

Power BI Pro

Trata-se de um avanço com relação ao modelo desktop. Permite visualizar dados várias vezes, criar relatórios e dashboard completos, usar gráficos e outras características comuns. 

O diferencial é a possibilidade de compartilhamento e envio dos modelos para quem também tem a versão pro. 

Isso facilita a integração entre equipes e a colaboração na análise entre diferentes setores da mesma empresa. Assim, amplifica ainda mais as possibilidades de investigação dos dados para uma tomada de decisão mais eficaz. 

Power BI Premium

Por sua vez, o Premium é uma forma de obter o Power BI na nuvem, com a capacidade necessária para gerenciar os dados. 

Ou seja, você adquire uma capacidade específica que precisa para suas análises em grupo e pode usufruir disso, com todos os benefícios e as propriedades que já mencionamos.

Essa é uma boa opção para empresas que realmente têm a análise de dados como algo consistente e fundamentado internamente. 

Conclusão

Como vimos, entender o que é Power BI passa por compreender seus usos, as pessoas que usufruem do sistema e os tipos. Há a versão Desktop, a versão Pro e a Premium. Cada uma se encaixa perfeitamente com um tipo específico de negócio. 

Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!