Blog

Postado em em 25 de maio de 2020

O que é Power BI?

Você já ouviu falar em Power BI? Nessa publicação vou te explicar tudo sobre o que esse novo programa é capaz de fazer e como você pode utilizá-lo!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar o Minicurso Gratuito de Power BI da Hashtag

O que é o Power BI?

O Power BI é uma ferramenta nova da Microsoft que é uma ferramenta de Bussiness Inteligence (BI). Esse BI seria basicamente coletar dados e informações sobre a empresa e juntar, organizar, trata, fazer cálculos para que seja possível a criação de indicadores para ajudar na tomada de decisões.

Resumindo, o BI é utilizado para que o usuário consiga reunir várias informações de diversos lugares que muita das vezes não estão apresentadas de forma mais visual para um relatório mais bem elaborado resumindo e juntando essas informações para facilitar o entendimento e análise desses dados.

Essas informações que o Power BI obtém podem vir de vários locais diferentes, como Excel, SQL, SAP entre outras diversas possibilidades dentro do programa. E mesmo que essas informações não estejam formatadas ou estejam bagunçadas o usuário tem a possibilidade de tratar essas informações dentro do ambiente de edição que é o Power Query.

Com esse editor é possível tratar esses dados que as vezes não vem da forma que queremos, portanto é possível trabalhar um pouco nessa parte para que os dados possam ser importados corretamente para trabalhar dentro do Power BI.

Outra informação muito importante sobre esse programa é que diferentemente do Excel que ao trabalhar com 100.000 linhas o programa já começa a travar e ter alguns problemas o Power BI consegue trabalhar com milhões de linhas sem problema algum, portanto é possível inserir uma quantidade muito grande de informações sem que ocorram problemas para o usuário.

Dashboard completo de uma empresa - Power BI

Dashboard completo de uma empresa

Esse é um exemplo de Dashboard que foi feito dentro do ambiente Power BI, aqui temos diversas informações sobre a empresa assim como diversas análises. Como o Power BI é bem dinâmico o usuário pode interagir com os gráficos, pode selecionar os dados que deseja analisar que os outros gráficos vão acompanhar.

Neste Dashboard temos até a opção para escolher as lojas que vamos analisar no menu superior, então ao selecionar a loja desejada todas as informações serão atualizadas somente para aquele ponto em específico.

Filtrando apenas uma loja - Power BI

Filtrando apenas uma loja

Outro diferencial do Power BI é que o programa permite com que o usuário publique esses relatórios online, dessa forma a pessoa que receber o link não irá precisar ter o programa para fazer todas essas análises e poderá utilizar todas as funções do relatório normalmente.

Como é um programa que muita das vezes temos que constantemente inserir informações ele permite com que o usuário faça uma programação de atualizações automáticas, ou seja, podemos colocar horários para que essas informações sejam atualizadas, assim o usuário não precisa se preocupar em lembrar ou até mesmo fazer essa atualização de forma manual.

É possível ainda fazer uma limitação de visualização dos dados, ou seja, podemos limitar as informações que cada pessoa da empresa pode visualizar, isso impede que o usuário precise fazer diversos relatórios e impede que outras pessoas visualizem dados que não são da sua área.

Então o Power BI é um programa muito útil e versátil que permite a criação de diversos relatórios, com uma quantidade de gráficos maiores do que as do Excel, permite análises de dados mais completas, permite a manipulação dos gráficos para visualizar cada um dos dados selecionados entre as outras diversas ferramentas e possibilidades que já citamos.

Você conhece o nosso Curso Completo de Power BI Online? Tudo que você precisa aprender sobre essa ferramenta para se destacar no Mercado de Trabalho em um só lugar.


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!