Você já ouviu falar dessa ferramenta? Então já se perguntou sobre o que é Power BI e por que todo mundo está falando dessa solução.
Trata-se de um sistema importantíssimo para análise de dados hoje. Várias empresas adotam e já começam a ver resultados na forma como visualizam e entendem os dados. A partir dele, é possível democratizar o acesso a relatórios e dashboards completos.
O Power BI trouxe também uma revolução para a própria noção de BI com vários recursos interessantes. Por isso, é fundamental entender seu impacto. Saiba mais.
O Power BI é uma ferramenta nova da Microsoft que é uma ferramenta de Bussiness Inteligence (BI). Esse BI seria basicamente coletar dados e informações sobre a empresa e juntar, organizar, trata, fazer cálculos para que seja possível a criação de indicadores para ajudar na tomada de decisões.
Resumindo, o BI é utilizado para que o usuário consiga reunir várias informações de diversos lugares que muita das vezes não estão apresentadas de forma mais visual para um relatório mais bem elaborado resumindo e juntando essas informações para facilitar o entendimento e análise desses dados.
Essas informações que o Power BI obtém podem vir de vários locais diferentes, como Excel, SQL, SAP entre outras diversas possibilidades dentro do programa. E mesmo que essas informações não estejam formatadas ou estejam bagunçadas o usuário tem a possibilidade de tratar essas informações dentro do ambiente de edição que é o Power Query.
Com esse editor é possível tratar esses dados que as vezes não vem da forma que queremos, portanto é possível trabalhar um pouco nessa parte para que os dados possam ser importados corretamente para trabalhar dentro do Power BI.
Outra informação muito importante sobre esse programa é que diferentemente do Excel que ao trabalhar com 100.000 linhas o programa já começa a travar e ter alguns problemas o Power BI consegue trabalhar com milhões de linhas sem problema algum, portanto é possível inserir uma quantidade muito grande de informações sem que ocorram problemas para o usuário.
Esse é um exemplo de Dashboard que foi feito dentro do ambiente Power BI, aqui temos diversas informações sobre a empresa assim como diversas análises. Como o Power BI é bem dinâmico o usuário pode interagir com os gráficos, pode selecionar os dados que deseja analisar que os outros gráficos vão acompanhar.
Neste Dashboard temos até a opção para escolher as lojas que vamos analisar no menu superior, então ao selecionar a loja desejada todas as informações serão atualizadas somente para aquele ponto em específico.
Outro diferencial do Power BI é que o programa permite com que o usuário publique esses relatórios online, dessa forma a pessoa que receber o link não irá precisar ter o programa para fazer todas essas análises e poderá utilizar todas as funções do relatório normalmente.
Como é um programa que muita das vezes temos que constantemente inserir informações ele permite com que o usuário faça uma programação de atualizações automáticas, ou seja, podemos colocar horários para que essas informações sejam atualizadas, assim o usuário não precisa se preocupar em lembrar ou até mesmo fazer essa atualização de forma manual.
É possível ainda fazer uma limitação de visualização dos dados, ou seja, podemos limitar as informações que cada pessoa da empresa pode visualizar, isso impede que o usuário precise fazer diversos relatórios e impede que outras pessoas visualizem dados que não são da sua área.
Para avançar na compreensão sobre o que é Power BI, é preciso entender seu funcionamento.
Como já falamos, o Power BI é um agregador de fontes de dados. Assim, uma das primeiras tarefas que você terá de fazer é escolher as fontes para a coleta ETL (extrair, transformar e carregar).
Podem ser dados de um sistema CRM, do Excel, de ERPs, de outros Data Warehouses, etc.
Então, com os dados já inseridos na plataforma, o sistema serve para organizar esses dados e apresentá-los de uma forma amigável. Assim, de forma simples é possível construir relatórios e dashboards inteiros, com gráficos, imagens e indicadores.
Além disso, há filtros para buscas específicas dentro desses dados. O usuário é capaz de descobrir respostas para perguntas-chave do negócio, com uma visão específica e ampla ao mesmo tempo.
Outra questão é que os dashboards podem ser personalizados visualmente. É possível escolher as cores, as formas, as fontes, o layout e muito mais.
A principal finalidade da ferramenta Power BI é a análise de dados — algo tão crucial nas empresas hoje. É um sistema de informação muito útil para dispor dados de uma forma fácil para análise.
Nesse sentido, a aplicação visa descomplicar o processamento de grandes massas de dados. Como já comentamos, a aplicação de BI da Microsoft é mais simples do que o Excel e consegue suportar até mais dados do que a ferramenta de planilhas.
Em suma, o Power BI permite conectar dados, estabelecer relações entre eles e encontrar padrões nos dados, de modo a permitir a visualização de oportunidades e riscos.
Vamos comentar agora alguns benefícios do Power BI.
Um dos pontos é a redução de custos.
A análise com um sistema como Power BI se torna bem mais simples, afinal economiza tempo dos colaboradores. Uma vez que os padrões são encontrados rapidamente, é viável garantir maior eficiência e menos gastos para chegar a uma decisão.
Além disso, o sistema é barato para usar e é fácil de implantar, economizando tempo também no processo de instalação. Hoje, você tem acesso a ele por versões na nuvem, que são adquiridas com alguns cliques apenas.
Outro ponto é que o sistema é intuitivo, fácil de usar e fácil para qualquer pessoa, de qualquer setor, até mesmo as não técnicas. A aplicação da Microsoft usa o princípio de self-service, sendo assim um BI simples para qualquer usuário que precise de respostas.
Desse modo, se torna também uma ótima opção de software para compartilhar dados e relatórios entre os times. Assim, garante-se que todos tenham acesso àqueles dados e consigam alinhar sua visão aos objetivos gerais da companhia.
Outro benefício é a mobilidade. É um sistema que pode ser acessado por qualquer dispositivo, de forma prática e simples. Permite análises em tempo real, a qualquer momento, sem o entrave de estar preso a dispositivos específicos.
Essa mobilidade favorece a tomada de decisão ágil e efetiva, o que garante resultados reais e sólidos.
Uma das formas mais práticas e fáceis para aprender a usar o Power BI é ingressar em um curso online sobre a ferramenta.
Com a praticidade da educação online, você é capaz de aprender tudo o que precisa sobre essa solução e consegue adotar rapidamente o sistema para escalar seus resultados.
Como vimos, o Power BI é uma importante suíte de softwares que ajudam a organizar dados para tomada de decisão.
Com seu apoio, as empresas avançam e conseguem otimizar sua visão para mirar nas oportunidades certas, evitar riscos e expandir os negócios.
Agora que você já sabe o que é Power BI, confira nosso minicurso sobre esse sistema e aprenda mais!