Já viu um gráfico com barra de rolagem no Excel? Veja como colocar uma barra de rolagem no gráfico do Excel e crie gráficos dinâmicos!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Não vamos te encaminhar nenhum tipo de SPAM! A Hashtag Treinamentos é uma empresa preocupada com a proteção de seus dados e realiza o tratamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18). Qualquer dúvida, nos contate.
Gráfico com Barra de Rolagem no Excel
Criar um gráfico interativo e dinâmico no Excel pode aprimorar e otimizar a forma como você constrói suas planilhas, análises e dashboards no Excel.
Pensando nisso, nesta aula, eu vou te ensinar como criar um gráfico com barra de rolagem no Excel que te permite visualizar diferentes conjuntos de dados dentro do mesmo gráfico.
Essa abordagem é especialmente útil para criar relatórios dinâmicos e análises de dados interativas. O melhor de tudo é que podemos construir um gráfico como este apenas usando uma barra de rolagem e a função PROCV do Excel!
Apresentando a Base de Dados
No material disponível para download, você encontrará a base de dados que usaremos como exemplo ao longo desta aula.
Nela, temos um ranking dos produtos mais vendidos de uma empresa do setor de vestuário.
A planilha contém uma lista com 20 produtos, mas você pode replicar esse método para planilhas de diferentes tamanhos.
Posição das Informações
Para construir o gráfico com barra de rolagem no Excel, precisamos definir a lógica por trás dele. O ponto principal é a construção de uma segunda planilha utilizando a função PROCV.
Usaremos essa função para buscar informações específicas na tabela de produtos, como o nome e as vendas, tendo como parâmetro as suas posições.
O objetivo é exibir no gráfico apenas 5 produtos por vez, que são alterados conforme rolamos a barra de rolagem. Para isso, vamos criar uma planilha que exiba dinamicamente apenas esses 5 produtos.
O que determinará quais produtos serão exibidos é o valor atribuído a uma célula específica, destacada em amarelo, que marcará a posição inicial.
Comece inserindo o número 1 na célula amarela.
Em seguida, na segunda planilha, defina que o valor da primeira linha na coluna Posição será igual ao valor da célula amarela.
A posição da segunda linha será o valor da primeira linha mais 1, e assim sucessivamente, até preencher as cinco linhas.
Dessa forma, sempre que alterarmos o valor na célula amarela, as posições na planilha serão atualizadas.
A partir dessas posições conseguiremos alterar os produtos exibidos nessa planilha e também no gráfico.
Uso da Função PROCV
Agora que a lógica das posições está definida, vamos partir para a segunda parte da lógica do nosso gráfico com barra de rolagem: o uso do PROCV para retornar o nome do produto e as vendas com base na posição selecionada.
A função PROCV utiliza a seguinte sintaxe:
=PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])
O primeiro argumento é o valor que você deseja encontrar dentro da tabela (posição do produto).
O segundo argumento, é o intervalo de células onde faremos a busca (planilha com o ranking de vendas).
Já o terceiro argumento corresponde ao número da coluna dentro do intervalo selecionado onde está a informação que desejamos encontrar.
A numeração das colunas segue o intervalo selecionado, sendo a coluna A o número 1, B o número 2 e C o número 3
Para buscar o nome do Produto, usamos o terceiro argumento como 2. Para buscar as Vendas, usamos 3.
O quarto e último argumento diz respeito ao tipo de correspondência que desejamos obter: uma correspondência exata (FALSO ou 0) ou aproximada (VERDADEIRO ou 1).
Como buscamos o resultado exato do produto, utilizaremos o valor de 0 para esse argumento.
Dessa forma, para obter o produto usando o PROCV precisaremos aplicar a função da seguinte forma na segunda planilha:
=PROCV(E2;A:C;2;0)
Já para a coluna de vendas basta alterarmos o terceiro argumento para 3.
=PROCV(E2;A:C;3;0)
Feito isso, replique essas duas fórmulas para as cinco linhas da tabela.
Agora, quando o valor na célula destacada for alterado, a segunda planilha também será automaticamente atualizada com os produtos e vendas correspondentes as posições exibidas.
Saiba mais em: Aprenda todos os PROCs no Excel
Criando Gráfico de Colunas
A partir dessa tabela, vamos criar um gráfico de colunas e aplicar um design pronto do Excel.
Como o gráfico foi criado a partir da tabela que usa o PROCV, ele será atualizado conforme o valor na célula amarela mudar.
Como Inserir a Barra de Rolagem
Para adicionar a barra de rolagem ao gráfico e controlar a exibição dele, acesse a guia de Desenvolvedor no Excel.
Se ela não estiver visível, vá até Arquivo > Opções > Personalizar Faixa de Opções e marque Desenvolvedor.
Com a guia de Desenvolvedor ativa, selecione Inserir e em seguida Barra de Rolagem.
Basta que você desenhe com o mouse o tamanho e a posição que deseja inserir a sua barra.
Configurando a Barra de Rolagem
Após inserir a barra de rolagem, vamos configurar para que ela consiga alterar o valor presente na célula destacada em amarelo.
Clique com o botão direito sobre a barra e selecione Formatar Controle.
Em Vínculo da Célula, selecione a célula que será usada para controlar os dados exibidos no gráfico, no caso a célula amarela.
O valor atual e mínimo vamos definir como 1, e o valor máximo como 16, para que, nesse caso, possamos exibir até o 20º produto que é o último produto da nossa lista.
Isso porque, nosso gráfico exibe os produtos de cinco em cinco, então, como Valor máximo é preciso informar o primeiro valor entre os 5 últimos.
Esse valor tem de ser ajustado de acordo com a quantidade de itens na sua planilha. Por exemplo, se exibíssemos de 10 em 10, o Valor máximo deveria ser 11.
A Alteração incremental podemos deixar em 1 e a Mudança de página podemos deixar em branco.
Com isso já será possível controlar a exibição do gráfico com a barra de rolagem.
Ajustes Finais
A partir disso, posicione a barra de rolagem sobre o gráfico e faça os ajustes necessários para melhorar o visual da planilha, ocultando tabelas desnecessárias e ajustando o design do gráfico.
Com isso, você poderá criar gráficos dinâmicos e interativos no Excel para adicionar aos relatórios e construir dashboards ainda mais interessantes e intuitivos.
Conclusão – Gráfico com Barra de Rolagem no Excel
Nessa aula eu te mostrei como criar um gráfico com barra de rolagem no Excel, permitindo a construção de gráficos dinâmicos e interativos para usar em seus relatórios.
Essa funcionalidade é bastante simples de implementar, basta combinar a função PROCV com uma barra de rolagem. Com isso, você obtém uma ferramenta poderosa para análise e apresentação de dados, proporcionando uma visualização clara e eficiente.
Essa é apenas uma dica rápida de como aprimorar seus dashboards e torná-los ainda mais atrativos e profissionais. Mas, se você deseja realmente impressionar no mercado de trabalho e dominar o Excel, confira nosso Curso Completo Excel Impressionador!
Apostila Básica de Excel
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Hashtag Treinamentos
Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!
Posts mais recentes de Excel Intermediário
- Funções do Copilot no Excel que vão TRANSFORMAR seu TrabalhoVocê sabia que o Copilot no Excel faz muito mais do que tirar dúvidas? Essa IA pode criar fórmulas, formatar dados e até gerar gráficos por você.
- Planilha de Finanças Pessoais no Excel – 2 ModelosAprenda a criar a sua planilha de finanças pessoais no Excel, totalmente automática, para que você possa ter controle e uma ideia de como melhorar suas finanças.
- Descubra os Melhores Atalhos do Excel!Você conhece os melhores atalhos do Excel? Eles são extremamente importantes para quem quer ser mais rápido e produtivo no Excel.
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
- Automação Whatsapp Web com com Python: Guia Completo para Enviar Mensagens com PyWhatKitVocê já imaginou programar o envio de mensagens com uma automação WhatsApp Web com poucas linhas de código?
- 30 Frases de Small Talk em Inglês: Tenha Conversas Naturais em InglêsDomine o Small Talk em Inglês com 30 frases práticas para conversas rápidas. Aprenda a pronúncia, os usos e dicas para falar com mais naturalidade.
- Fórmula CALCULATE no Power BI [+Erro Comum e Como Evitar]Nessa aula vamos te mostrar como utilizar a fórmula CALCULATE no Power BI para que possa fazer seus cálculos com filtros específicos!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.