Blog

Postado em em 10 de agosto de 2020

Gateway no Power BI – Como Atualizar Seus Dashboards

Se você já precisou atualizar seus relatórios no Power BI de forma contínua e teve que fazer isso manualmente, vou te apresentar o Gateway no Power BI!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é a Atualização Automática no Power BI?

É uma maneira que o usuário tem de atualizar seus dados sem ter que ficar sempre apertando o botão de atualizar dentro do programa sempre que precisa de dados atualizados.

Quando Utilizar o Gateway no Power BI?

Atualizar o relatório automaticamente no Power BI é sempre útil, pois o usuário poderá programar um horário específico para atualizar seu relatório sem se preocupar se tem ou não a versão mais atualizada dos seus dados em análise.

Portanto essa atualização será utilizada para garantir que os dados estejam sempre atualizados e assim a análise dos dados sempre estará correta com os dados mais atuais até o momento.

Como usar o Gateway no Power BI?

Temos um relatório simples, mas que será suficiente para mostrar como funciona essa atualização automática. Neste exemplo vamos mostrar como fazer essa atualização utilizando um Gateway de dados.

Relatório inicial - Gateway no Power BI
Relatório inicial

Para atualizar essas informações de forma manual dentro do Power BI teríamos que inserir o arquivo de 2018 dentro da mesma pasta e utilizar a ferramenta Atualizar que fica na guia Página Inicial, dessa forma o programa irá carregar os novos dados e irá atualizar as informações.

Relatório atualizado
Relatório atualizado

É possível ver que os dados de 2018 já foram adicionados ao relatório e o total de vendas e clientes também foi atualizado.

Vamos agora verificar como seria essa atualização quando temos um relatório que foi publicado online, ou seja, quando temos esse relatório dentro do Power BI online após sua publicação na opção Publicar do Power BI que se encontra na guia Página Inicial.

Dentro do ambiente online as informações ainda serão as informações antigas, ou seja, a atualização do Power BI não é passada para o relatório online.

Para que essa atualização possa ser feita temos que ir até a opção Meu Workspace e em seguida ir até a guia Conjunto de Dados, pois é nessa guia em que temos todos os arquivos necessários para compor esse relatório, portanto é necessário atualizar primeiramente esse conjunto de dados para que depois possamos atualizar de fato o relatório.

Selecionando o Workspace
Selecionando o Workspace

Para atualizar o usuário terá que clicar na seta em forma de círculo, em seguida terá que ir até a guia Relatórios e selecionar o relatório desejado. Feito isso basta ir até a opção de Atualizar para que o relatório online seja atualizado.

Opção para atualizar o relatório
Opção para atualizar o relatório

Com isso teremos a mesma atualização que tivemos no Power BI para Desktop.

Relatório online atualizado - Gateway no Power BI
Relatório online atualizado

Como foi possível observar temos que seguir diversos passos para essa atualização. Para que isso não aconteça vamos fazer a utilização de um Gateway, ou seja, de um recurso que vai fazer esse link da pasta do arquivo com o ambiente online, assim teremos uma forma mais fácil de atualizar esses dados.

Para fazer o download desse gateway basta ir à seta no canto superior direito do programa online e então selecionar a opção Gateway de Dados.

Download do Gateway
Download do Gateway

Ao selecionar essa opção uma nova guia será aberta para que o usuário possa escolher entre as duas opções disponíveis.

Opções de Gateway no Power BI
Opções de Gateway

Existem duas opções, a primeira delas que é o Modo Padrão é para aqueles relatórios onde mais de uma pessoa cria e atualiza, enquanto a segunda Modo Pessoal é quando somente uma pessoa é responsável pelo processo de criação e atualização dos relatórios.

Após escolher o desejado basta fazer o download e ao instalar o usuário terá que entrar com sua conta da Microsoft para dar continuidade a esse processo.

Instalado o gateway podemos voltar a guia Conjunto de Dados e selecionar a opção Agendar atualização no relatório desejado.

Agendar atualização
Agendar atualização

Ao selecionar essa opção teremos algumas opções em uma nova aba.

Editando as credenciais do usuário
Editando as credenciais do usuário

Nessa primeira parte vamos abrir a opção de Credenciais da fonte de dados. É bem provável que tenha uma mensagem informando o usuário para atualizar essas informações. Se isso acontecer basta clicar na opção Editar credenciais.

Configurando as opções do relatório
Configurando as opções do relatório

Aqui basta com que o usuário selecione o método de autenticação que deve ter somente uma opção e em seguida o nível de privacidade da fonte de dados, em seguida basta clicar em Entrar.

Em seguida basta ir até a opção de Atualização agendada e alterar as opções desejadas.

Agendamento das atualizações
Agendamento das atualizações

Neste caso vamos atualizar os dados diariamente em 2 horários do dia.

IMPORTANTE: É necessário que esse computador que tenha os arquivos para atualização dos dados esteja ligado e com acesso a internet para que essa atualização seja possível.

Por fim basta clicar em Aplicar para que as informações sejam salvas dessa maneira.

Nesta aula foi possível aprender a como atualizar relatórios do Power BI de forma automática com a utilização de um Gateway de Dados.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como você pode fazer a atualização do seu dashboard depois de ter publicado no ambiente Online.

Você pode tanto atualizar de forma manual ou pode agendar atualizações com o auxilio do Gateway que deixa tudo mais fácil, pois pode agendar os horários específicos das atualizações!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!