Blog

Postado em em 23 de setembro de 2020

Conta Gratuita no Power BI (Passo a Passo)

Conta Gratuita no Power BI

Na publicação de hoje vou te mostrar quais os benefícios e como você pode criar uma conta gratuita no Power BI em um passo a passo simples!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

 

Por que criar uma conta no Power BI?

Para publicar relatórios criados no Power BI na internet, que podem então ser compartilhados com outras pessoas (usuárias ou não do Power BI) através de um link. Há a vantagem de baixar gráficos diferentes dos padrões para quem tem conta no Power BI, também.

Como criar uma conta gratuita no Power BI?

Para publicar relatório Power BI na web, devemos criar uma conta de usuário no site do Power BI. Vale ressaltar que, para utilizar o programa do Power BI, montar relatórios, fazer análises, você não precisa criar uma conta nem pagar por ele. Mas para publicar na internet, sim.

Se você desejar compartilhar um relatório do Power BI de forma privada, aí sim você precisará de uma conta paga. Isso porque as contas gratuitas publicam relatórios abertos que podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha o link, e as contas privadas podem limitar o acesso a esse link a pessoas específicas. Como nesse post vamos tratar da criação de uma conta gratuita no Power BI, seguiremos com esse escopo.

Fica o adendo aqui que, para criar qualquer conta no Power BI, a Microsoft exige que se use um e-mail corporativo, porque ela é uma ferramenta voltada para o ambiente empresarial. Então, para criar a nossa conta, precisamos de um domínio de e-mail de empresa, se não ela não vai ser aceita.

Passos para criar sua conta gratuita no Power BI:

1) Para fazer essa criação, devemos em primeiro lugar abrir um navegador de internet. No nosso vídeo, por exemplo, iremos utilizar o Google Chrome, mas qualquer outro pode ser utilizado.

2) Acessar o site do Google e pesquisar por Office 365. Clicar no link oficial da página da Microsoft.

IMPORTANTE: Como os pacotes da Microsoft são sempre atualizados é importante verificar qual desses pacotes que possuem a opção Experimente Gratuitamente possuem a opção do Power BI. Isso é importante, pois se escolher outro tipo de pacote, pode não ter acesso a licença PRO do Power BI por 60 dias. Atualmente (Fev/2021) o pacote que possui essa opção com o Power BI é a do Office 365 E5.

3) No menu, superior, entrar em Produtos e buscar pela palavra “Enterprise” (empresa, em português). Ao entrar, você deverá procurar pela opção de experimentar gratuitamente e clicar nela. Observe:

Conta Gratuita Power BI
Conta Gratuita Power BI

4) O próximo passo é preencher uma ficha cadastral com seus dados de e-mail, nome, telefone. Ao fazer isso você verá um campo para preencher seu domínio de e-mail corporativo, como observado abaixo:

Criar Conta Power BI
Criar Conta Power BI

Você deverá colocar no local de “yourbusiness” o domínio que você deseja “criar” para sua empresa e verificar a disponibilidade, clicando em Avançar.

Como criar uma conta gratuita no Power BI
Como Criar Uma Conta Gratuita no Power BI

5) Ao verificar a disponibilidade, mais um campo se abrirá, e você irá inserir o seu e-mail corporativo (final), preencher uma senha para essa conta e clicar em Criar conta. E pronto. Observe abaixo:

Como Publicar Painel Power BI
Como Publicar Painel Power BI

6) O próximo passo é entrar no site do Power BI com a sua conta, para ver se tudo foi criado corretamente. Pesquise por “power bi login” no Google, e acesse o primeiro link encontrado. Em seguida faça o login com sua conta e senha criados na etapa 5.

7) Você irá clicar em iniciar, porque ele já identificará que você está logado no ambiente do office da Microsoft (etapa 2) e ignorar os convites para outras pessoas da sua “empresa”, como podemos ver no vídeo. A partir daí ele abrirá o ambiente do Power BI online, e tudo está feito.

Baixar novos gráficos (visualizações)

Para baixar novos gráficos e publicar no Power BI, precisamos nos logar no aplicativo do Power BI. Perto dos ícones de minimizar, maximizar e fechar, temos a opção Entrar, como mostrado no vídeo. Entraremos com login e senha criados nas etapas de 1 a 5 mostradas acima.

Após nos logarmos, iremos no canto inferior direito das visualizações (Ícone de . . ., em 1, abaixo), e iremos em Obter mais visuais (versão mais recente do Power BI, em 2, abaixo). Lembrando que pode estar escrito Importar do Marketplace ou do AppSource, em versões anteriores. Observe abaixo o local exato para baixar os novos gráficos:

Baixar Novos Gráficos Power BI
Baixar Novos Gráficos Power BI

Uma nova janela se abrirá, e você conseguirá obter uma variedade enorme de tipos de gráficos com diversas funções. Para adicionar qualquer um desses gráficos, é só apertar em Adicionar, e esse novo gráfico ficará logo abaixo dos gráficos padrões do Power BI. Observe abaixo:

Vamos, por exemplo, buscar por um gráfico diferenciado, chamado “scroller” (em 1), e adicioná-lo, em seguida (em 2). Observe abaixo como fazer e como acessá-lo:

Gráfico Scroller
Gráfico Scroller

Como dito anteriormente, o novo gráfico ficará logo abaixo dos gráficos padrões, na guia de Visualizações, na aba Relatório do Power BI.

Como publicar relatorio Power BI?

Existe um botão bem próximo ao local de login de “Publicar” no canto superior direito do aplicativo do Power BI. Quando você estiver com o relatório pronto para publicação, você simplesmente pode clicar nesse botão.

Esse relatório ficará vinculado à sua conta que está logada no aplicativo, e você pode acessá-lo no seu painel do Power BI online. Lá será onde você terá o link que corresponde ao seu relatório para compartilhar com quem você deseja que veja esse relatório pela internet.

É isso pessoal, ficamos por aqui, onde aprendemos a criar uma conta gratuita do Power BI através da forma mais atual, e tivemos um extra também para baixar novos gráficos, além dos que vem por padrão no Power BI, e como fazemos para publicar esse relatório na internet.

Siga nosso blog e nosso canal no Youtube para mais conteúdo de Power BI. Até mais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?

 


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: