🎉 SEMANA DO CONSUMIDOR

Últimos dias para comprar os cursos com 50% de desconto

Ver detalhes

Postado em em 10 de julho de 2024

Veja como fazer análise de dados com ChatGPT e Power BI! Aprenda a usar inteligência artificial para ajudar com suas análises no Power BI.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Análise de Dados com ChatGPT e Power BI

Na aula de hoje, eu vou te ensinar como fazer análise de dados com ChatGPT e Power BI. A ideia é utilizarmos a inteligência artificial para nos ajudar com algumas análises que podemos construir dentro do Power BI.

Vou te mostrar como utilizar o ChatGPT para fazer três análises: comparar faturamento com ano anterior, calcular percentual de recompra dos clientes e analisar os produtos de maior faturamento por categoria.

Além disso, veremos como verificar se as análises fornecidas pela IA estão corretas e quais ajustes necessários precisam ser feitos.

Curtiu essa ideia? Quer agilizar suas análises de dados utilizando inteligência artificial? Então faça o download do material disponível e vem comigo que eu vou te mostrar como!

Apresentando a Base de Dados

No material disponível para download, você encontrará a nossa base de dados com o histórico de vendas de uma empresa.

Apresentando a Base de Dados

Nela, temos registradas informações como a data da venda, quantidade vendida, produto, marca, categoria, preço unitário, custo unitário, informações sobre os clientes, as lojas e a localidade.

A partir dessa base de dados, vamos pedir ajuda ao ChatGPT para construir as nossas análises.

Análise de Dados com Inteligência Artificial

Atualmente, podemos contar com uma importante ferramenta para nos ajudar a agilizar nossas análises de dados, que é a inteligência artificial.

Existem diversas inteligências artificiais que você pode utilizar para te ajudar com isso, como o Copilot, o Gemini, o ChatGPT, entre outras. Para esta aula, eu utilizarei o ChatGPT.

Caso queira entender melhor as diferenças entre as inteligências artificiais disponíveis para o trabalho, confira nossa aula sobre as diferentes IAs:

Vale ressaltar que, apesar da inteligência artificial ser uma excelente ferramenta para análise de dados, ela não substitui o seu conhecimento nem o seu trabalho com Power BI.

É muito importante que você saiba e conheça as fórmulas e funcionalidades do Power BI para validar, corrigir e fazer os ajustes necessários nas respostas fornecidas pelo ChatGPT, caso seja necessário.

Comparar Faturamento com o Ano Anterior

Para começar nossa análise de dados com o ChatGPT, vamos acessar o site do ChatGPT e enviar o primeiro comando, perguntando a ele como fazer a comparação de faturamento de um ano com o ano anterior no Power BI.

Comparar Faturamento com o Ano Anterior

A partir disso, o ChatGPT fornecerá uma resposta completa, explicando o passo a passo que devemos seguir para comparar o faturamento de um ano com o ano anterior. Vamos analisar cada uma dessas etapas sugeridas por ele.

Respota ChatGPT

A primeira etapa de importar os dados para o Power BI já está feita em nosso relatório, então podemos partir para o segundo passo, que é criar uma tabela de datas, fundamental para trabalharmos com análises temporais.

O interessante do ChatGPT é que, como ele funciona por meio de uma conversa contínua, caso você tenha dúvida sobre alguma etapa ou procedimento, você ainda pode pedir para ele te ajudar com isso.

Então, vamos aplicar o passo 2 sugerido pelo ChatGPT. Abra o relatório no Power BI e, na guia Página Inicial, selecione Nova Tabela. Criaremos uma tabela calendário utilizando a fórmula CALENDARAUTO() sugerida por ele.

Calendario = CALENDARAUTO()

Tabela Calendário - CALENDARAUTO()

Essa fórmula criará automaticamente uma tabela com o intervalo de datas, tendo como base os anos presentes na tabela de vendas, começando pelo dia primeiro de janeiro do ano mais antigo até o dia 31 de dezembro do ano mais recente.

Podemos ajustar o nome dessa coluna para Datas, trocar o tipo de dados para somente data e formatar como data abreviada.

coluna Datas

A próxima etapa sugerida pelo ChatGPT é a de relacionar a tabela de datas com a coluna de data da tabela de vendas.

Relacionamento entre tabelas

Podemos criar esse relacionamento na guia de Exibição de Modelo, arrastando a tabela Datas do Calendário para a coluna Data da Venda. Assim, criamos um relacionamento entre elas.

Relacionamento entre tabelas

O próximo passo sugerido pela IA foi de criarmos uma medida para o faturamento total, usando a função SUM com a coluna de Faturamento.

função SUM com a coluna de Faturamento

No entanto, na nossa base de dados, não temos uma coluna de faturamento, então vamos dar esse feedback para o ChatGPT e explicar quais colunas temos disponíveis.

feedback para o ChatGPT

Com isso, ele substituirá o passo 4 por um novo procedimento, agora recomendando criarmos a medida para o faturamento total através da fórmula SUMX.

fórmula SUMX

Então, vamos aplicar a fórmula sugerida pelo Chat, fazendo os ajustes necessários nos nomes das tabelas e colunas.

FaturamentoTotal = SUMX('Base Vendas', 'Base Vendas'[Qtd Vendida] * 'Base Vendas'[Preço Unitario])

Colocando essa medida em um cartão, teremos o valor de 15 milhões.

Faturamento Total

O próximo passo sugerido pelo ChatGPT é de criarmos uma medida para o faturamento do ano anterior utilizando a fórmula CALCULATE com a SAMEPERIODLASTYEAR.

fórmula CALCULATE com a SAMEPERIODLASTYEAR

Vamos fazer isso, alterando apenas os nomes das tabelas e colunas necessárias, já que não passamos essas informações para o ChatGPT, ele irá passar as tabelas e colunas com um nome padrão.

FaturamentoAnoAnterior = CALCULATE([FaturamentoTotal],SAMEPERIODLASTYEAR(Calendario[Datas])

Feito isso, vamos seguir para o próximo passo.

Matriz ChatGPT

Aqui podemos criar uma Matriz, passando para ela o FaturamentoTotal e o FaturamentoAnoAnterior como valores. E em linhas, podemos definir os anos da tabela Calendario.

Matriz com FaturamentoTotal e o FaturamentoAnoAnterior

Para melhorar a visualização, podemos formatar as duas medidas como moedas também.

Agora, seguindo as últimas sugestões do ChatGPT, precisamos criar a medida de variação percentual e formatar o relatório.

ChatGPT recomendando medida de variação percentual e formatar o relatório

Ele recomenda utilizarmos a fórmula DIVIDE para isso, e é o que faremos.

VariaçãoPercentual = DIVIDE([FaturamentoTotal]-[FaturamentoAnoAnterior], [FaturamentoAnoAnterior],0)

Podemos adicionar essa medida à nossa matriz e formatá-la como percentual.

Matriz formatada

Com isso, conseguimos concluir nossa primeira análise de dados com ChatGPT e Power BI.

Percentual de Recompra dos Clientes

Para a nossa segunda análise, vamos pedir ajuda ao ChatGPT para calcular o percentual de recompra dos clientes, ou seja, com qual frequência os clientes retornam à loja para fazer compras.

ajuda ao ChatGPT para calcular o percentual de recompra

Analisando os procedimentos sugeridos pelo ChatGPT, podemos descartar os três primeiros passos, pois já foram feitos na análise anterior e não serão necessários para esta.

Analisando os procedimentos sugeridos pelo ChatGPT

Além disso, o quarto passo também não faz muito sentido, pois ele sugere utilizarmos a fórmula COUNTROWS na tabela de vendas, o que retornaria o total de vendas, mas não há necessidade de criarmos essa medida.

Passo 4 sugerido pelo ChatGPT

Podemos partir direto para o passo 5, onde criaremos uma medida para identificar os clientes com recompra utilizando as fórmulas CALCULATE, DISTINCTCOUNT e VALUES.

fórmulas CALCULATE, DISTINCTCOUNT e VALUES

Aplicando esse passo, criaremos a medida ClientesComRecompra.

ClientesComRecompra = CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT('Base Vendas'[ID Cliente]),
    FILTER(
        VALUES('Base Vendas'[ID Cliente]),
        CALCULATE(COUNTROWS('Base Vendas')) > 1
    )
)

Essa fórmula calcula a quantidade distinta de clientes que têm mais de uma compra realizada na nossa base de dados.

A função VALUES retorna uma lista de valores únicos da coluna ID Cliente. No entanto, dentro do filtro, estamos determinando que sejam contados apenas os valores únicos que aparecem mais de uma vez.

Feito isso, podemos partir para a sexta etapa, onde criaremos uma medida para contar a quantidade de clientes únicos.

medida para contar a quantidade de clientes únicos

Para essa medida, só precisaremos aplicar a função DISTINCTCOUNT.

ClientesUnicos = DISTINCTCOUNT('Base Vendas'[ID Cliente])

Para finalizar, o ChatGPT sugere criarmos a medida Percentual de Recompra utilizando a função DIVIDE e adicionar essa medida ao relatório.

ChatGPT sugerindo a medida Percentual de Recompra utilizando a função DIVIDE

Como utilizamos os mesmos nomes de medida sugeridos por ele até aqui, podemos simplesmente copiar essa fórmula e criar a nossa medida dentro do Power BI.

PercentualRecompra = DIVIDE([ClientesComRecompra], [ClientesUnicos], 0)

Para visualizar o resultado, podemos criar um cartão com essa medida formatada como percentual.

cartão com a medida formatada como percentual

Com mais uma análise concluída, podemos partir para o nosso último exemplo da aula.

Análise de Produtos de Maior Faturamento por Categoria

Vamos solicitar ao ChatGPT que nos auxilie com essa análise para obtermos os produtos de maior faturamento por cada categoria presente na base de dados.

Análise de Produtos de Maior Faturamento por Categoria

Assim como ocorreu com o exemplo anterior, os três primeiros passos já foram feitos na primeira análise, então não precisaremos repetir aqui.

O quarto procedimento seria criar uma medida para calcular o faturamento, e essa já temos pronta. Então, podemos partir para o quinto passo recomendado pelo ChatGPT.

quinto passo recomendado pelo ChatGPT

Um ponto interessante dessa resposta do ChatGPT foi que, apesar de no passo a passo ele não ter detalhado muito o que devemos fazer, ao final ele forneceu um detalhamento dos procedimentos.

Procedimentos detalhados

Podemos seguir esses passos para criar a nossa Matriz.

Matriz com faturamento dos produtos

Perceba que, apesar de conseguirmos criar a matriz, ela ainda não ordena as categorias e nem os produtos a partir dos que mais venderam. Então, podemos passar esse feedback para o ChatGPT e perguntar a ele como podemos fazer isso.

Solicitando ordenamento dos dados

A partir dessa segunda resposta, podemos identificar a etapa em que ele nos ensina a ordenar a partir das categorias e produtos que mais venderam.

ChatGPT ensinando como ordenar as vendas

Seguindo a recomendação do ChatGPT, teremos a nossa matriz ordenada a partir da categoria que mais vendeu, com a possibilidade de expandirmos os níveis e verificarmos também os produtos que mais venderam em cada categoria.

Matriz ordenada por faturamento

Análise de Dados com ChatGPT e Power BI

Na aula de hoje, você aprendeu como utilizar o ChatGPT para construir suas análises de dados no Power BI.

Vimos como a IA pode ser uma excelente aliada na construção de análises de dados. No entanto, é muito importante que você saiba e compreenda as fórmulas, funcionalidades e lógicas do Power BI para garantir a precisão e coerência das respostas fornecidas.

Dessa forma, você poderá utilizar a inteligência artificial como uma importante ferramenta para agilizar e te auxiliar nas análises de dados e tomadas de decisões no trabalho.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos

Diego Monutti

Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.