Aprenda de uma vez o que é Inteligência Artificial com nosso curso básico de ChatGPT e use a IA para facilitar e otimizar seus trabalhos!
Vamos iniciar o Curso Básico de ChatGPT e Inteligência Artificial para que você possa compreender o que é uma IA e como pode utilizá-la para auxiliar em seus trabalhos, estudos e aumentar sua produtividade!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Na primeira aula do nosso curso básico, vou apresentar o ChatGPT e demonstrar como você pode utilizá-lo para realizar diversas pesquisas, fazer perguntas e análises.
Além disso, quero mostrar outras duas inteligências artificiais: o Gemini do Google e o Copilot da Microsoft. Você vai perceber o enorme potencial da inteligência artificial para ajudá-lo, especialmente em pesquisas. Em vez de recorrer ao Google, você pode fazer suas perguntas diretamente para ela, e a inteligência artificial fornecerá uma resposta abrangente.
Com base nas respostas, você poderá fazer mais perguntas, solicitar mais detalhes e, dependendo da inteligência artificial que estiver utilizando, até mesmo criar imagens.
Está animado para dar seus primeiros passos com inteligência artificial? Então, acompanhe-me que vou ensinar tudo o que você precisa saber neste curso básico de ChatGPT.
A inteligência artificial é uma forma computacional de aprendizado, assemelhando-se ao aprendizado humano. Ela busca, por meio de dados externos, aprender e resolver tarefas específicas para alcançar objetivos determinados.
A IA procura capacitar as máquinas a realizar tarefas complexas, simulando a inteligência humana e tomando decisões de forma autônoma.
O ChatGPT é uma inteligência artificial que pode ser acessada por meio do site oficial. Ele possui duas versões: a versão 4, que é paga, e a versão 3.5, que pode ser utilizada gratuitamente.
Para começar, será preciso fazer um cadastro inicial com seu nome e e-mail ou conectar-se automaticamente usando sua conta do Google. Feito isso, você estará pronto para utilizar todas as funcionalidades do ChatGPT.
O ChatGPT opera por meio de uma conversa mesmo, daí vem o nome: Chat de conversa, e GPT, que é o nome da inteligência artificial.
Você pode interagir com ele, fazendo perguntas sobre os mais diversos temas, desde conhecimentos gerais até assuntos mais específicos, e ele fornecerá respostas.
Além disso, podemos solicitar resoluções de tarefas e explicações detalhadas de como concluir uma determinada atividade.
Por exemplo, podemos pedir orientações sobre como abrir uma empresa de venda de sapatos e torná-la lucrativa o mais rápido possível.
Se fizer a mesma pergunta em diferentes momentos ou dispositivos, é possível que obtenha respostas diferentes, mas o importante é compreender as possibilidades que ele oferece.
Por ser uma pergunta abrangente, o ChatGPT pode sugerir diversos tópicos que podem auxiliar com esse objetivo.
No entanto, podemos especificar mais a pergunta e obter informações relevantes, continuando a conversa. Por exemplo, podemos solicitar mais detalhes sobre o tópico 9 que ele sugeriu, referente ao feedback dos clientes.
Perceba que realmente funciona como uma conversa, na qual podemos fazer uma pergunta sobre o que foi dito anteriormente, e ele continuará respondendo.
Além disso, é possível abordar os mais diversos temas e assuntos. Você também pode deixar suas conversas armazenadas no histórico para retomá-las depois.
Além de usá-lo como fonte de pesquisa, podemos solicitar resoluções de tarefas e pedir explicações detalhadas sobre como concluir uma determinada atividade. Por exemplo, podemos construir um fluxo de caixa.
Também podemos aprender a utilizar uma nova ferramenta como o Excel, fazendo perguntas sobre fórmulas, erros e até mesmo sobre como construir uma planilha.
Apesar de ser uma ferramenta extremamente completa, o ChatGPT 3.5, que é a versão gratuita dessa inteligência artificial, só possui em sua base de dados informações e conhecimentos até janeiro de 2022.
Ou seja, se fizermos uma pergunta referente a um assunto posterior a janeiro de 2022, ele não conseguirá nos responder. Para dados e informações mais atualizadas, é necessário utilizar a versão paga.
Além dessa limitação na base de dados do ChatGPT, precisamos tomar cuidado e ter responsabilidade com os tipos de assuntos que vamos perguntar e consultar essa IA.
Por exemplo, quando o assunto é saúde, como uma dieta, o ideal é que você consulte um profissional especializado para auxiliá-lo nisso, em vez de depender apenas das sugestões do ChatGPT.
A inteligência artificial deve ser utilizada como uma ferramenta a favor dos profissionais e não como uma forma de substituí-los. No futuro, podemos ter a IA auxiliando um nutricionista a fazer os cálculos para uma dieta balanceada, mas ainda será o profissional que irá avaliar, supervisionar e validar essa dieta.
Assim como temos o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, temos o Gemini, anteriormente conhecido como Bard, que é uma criação do Google.
O Gemini é mais indicado para pesquisas diretas, semelhantes às que fazemos no Google, enquanto o ChatGPT se destaca por sua capacidade criativa.
O Copilot, por sua vez, é a inteligência artificial da Microsoft. Sua vantagem em relação aos outros é a capacidade de interagir facilmente com outros programas da Microsoft, como o Excel e o PowerPoint.
Se você utiliza o Windows e o mantém atualizado, provavelmente deve ter visto o ícone do Copilot em algum lugar da sua barra de tarefas, permitindo que você o acesse diretamente da sua área de trabalho.
Além dos programas da Microsoft, você pode combinar o Copilot com outras ferramentas de IA, como a inteligência artificial Bing, que pode ser utilizada para criar imagens personalizadas ou realizar pesquisas específicas.
Por exemplo, podemos solicitar a ele a criação da imagem de uma tartaruga samurai de armadura vermelha, para termos um exemplo mais lúdico e compreender o que pode ser feito com essa IA.
Note que ele levará um tempo para criar a sua imagem, mas depois de um tempo entregará algumas versões dela.
Da mesma forma que utilizei para este exemplo mais fantasioso, você poderia empregar o Copilot para criar imagens interessantes para suas apresentações. Isso é algo que o ChatGPT e o Gemini não fazem sozinhos.
Vamos para a segunda aula do Curso Básico de ChatGPT e Inteligência Artificial! Nessa aula, veremos outras funcionalidades do ChatGPT para resolver problemas do seu dia a dia.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Na aula de hoje, vamos dar continuidade ao assunto de inteligência artificial e como você pode utilizá-la para resolver problemas do dia a dia.
Você verá como usar o ChatGPT para escrever ou ter ideias para escrever e-mails. Além disso, veremos como utilizar a versão paga do ChatGPT, que é o GPT-4, para análise de dados.
Com essa versão, você pode anexar arquivos no ChatGPT, como sua base de dados em Excel, e pedir para que ele faça uma análise desses dados. Além disso, pode solicitar a criação de gráficos.
Essas funcionalidades mais avançadas ainda não estão disponíveis na versão gratuita, por isso, iremos vê-las na versão paga.
É possível utilizar o ChatGPT para escrever e-mails. Vamos pensar em um exemplo em que você precise escrever um e-mail profissional para comunicar a queda de vendas na empresa ao seu chefe.
Com um prompt simples, podemos pedir ajuda ao ChatGPT para transmitir essa informação ao nosso chefe, em um tom menos pessimista.
E como resposta, o ChatGPT irá retornar um e-mail completo, com toda a estrutura de um e-mail corporativo, incluindo assunto, corpo do e-mail e até mesmo justificativas e explicações sobre o tema solicitado.
Mas caso você não queira que o ChatGPT construa automaticamente o e-mail para você, é possível pedir para ele listar os pontos principais que deveriam estar presentes nesse e-mail, em vez de redigi-lo por você.
Outra aplicação que podemos utilizar no ChatGPT é a construção de gráficos a partir de uma base de dados do Excel.
Para isso, será necessário utilizar a versão mais recente do ChatGPT, que é a versão paga ChatGPT 4. Esta versão da inteligência artificial tem a capacidade de realizar tarefas mais complexas e cálculos mais avançados.
Você pode copiar os dados que deseja do Excel e passá-los para o ChatGPT, pedindo para que ele construa um gráfico para você.
A versão 4 do ChatGPT possui um recurso de análise que a versão 3.5 ainda não tem disponível. Ele consegue analisar os dados e, a partir das informações fornecidas, gerar um gráfico conforme solicitado.
Além de pedirmos a criação de gráficos passando uma base de dados resumida, com o ChatGPT 4 nós podemos ir além.
Existe dentro dessa versão a opção de anexarmos arquivos. Então, ao invés de enviarmos um resumo ou uma parte dos dados para o ChatGPT, podemos anexar todo o nosso arquivo Excel e solicitar a análise desejada.
Depois de analisar os dados, ele trará o resultado conforme solicitado.
E assim como na versão 3.5, em que você pode dar continuidade à conversa com ele, na versão 4 você também pode dar continuidade, fazendo novas solicitações em cima do arquivo enviado e das análises construídas.
Com o auxílio do ChatGPT 4, você consegue realizar diversas análises a partir do arquivo enviado, sendo uma ótima ferramenta para te auxiliar a criar suas análises de dados.
Nas próximas aulas, continuaremos explorando as possibilidades tanto da versão gratuita quanto da versão paga do ChatGPT!
Vamos para a terceira aula do Curso Básico de ChatGPT e Inteligência Artificial!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Nesta aula, vou te mostrar como usar o ChatGPT para tarefas do dia a dia de trabalho, como criar uma descrição de vaga (job description) utilizando o GPT 3.5.
Além disso, vamos informar o contexto da empresa para o ChatGPT e solicitar a criação de um convite para o processo seletivo e até mesmo para o contrato de trabalho!
Vem comigo, que hoje veremos como o ChatGPT pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar na criação e escrita de praticamente tudo o que você precisa!
O ChatGPT é uma ferramenta capaz de nos auxiliar em diversas áreas e tarefas do cotidiano e do ambiente de trabalho.
Vamos pensar em um exemplo de Recursos Humanos, mas esse processo pode ser aplicado em qualquer cenário, onde precisamos criar um Job Description para uma vaga específica.
Podemos solicitar ao ChatGPT que elabore um job description para uma vaga de comercial ativo. Além de indicar a vaga, é importante fornecer algumas informações extras para o Chat, como os pré-requisitos da vaga.
Perceba que o ChatGPT irá gerar um Job Description completo, indicando inclusive os locais onde você pode alterar e preencher com as informações específicas da sua empresa.
Na solicitação que fiz ao ChatGPT, além dos requisitos que mencionei, ele também adicionou novas responsabilidades, requisitos e até benefícios que se encaixavam com a solicitação.
É claro que a partir disso, você pode editar, personalizar e fazer as modificações necessárias para adequar o job description à realidade da sua empresa e do seu negócio.
Uma forma de personalizar ainda mais as respostas do ChatGPT, tornando-as mais direcionadas para o seu caso, é informando um contexto junto da solicitação.
Vou exemplificar, fornecendo algumas informações sobre a Hashtag Treinamentos como contexto para o ChatGPT.
É crucial incluir no contexto as informações mais relevantes e importantes de acordo com o seu objetivo. Neste exemplo, apresentei um resumo da Hashtag, como a empresa funciona, quais cursos oferece, quantas pessoas compõem a equipe, entre outros detalhes.
Isso resultará em uma resposta mais completa e direcionada para um job description de uma vaga de comercial ativo na Hashtag.
Observe como o ChatGPT adaptou o contexto fornecido à descrição da empresa. Além disso, dentro das responsabilidades e requisitos, ele também irá personalizar de acordo com cada situação, cada contexto passado.
Como o ChatGPT mantém as solicitações como uma conversa, podemos aproveitar o contexto fornecido anteriormente e solicitar a criação de um convite para o processo seletivo, destinado a amigos próximos via WhatsApp.
É interessante observar na resposta do ChatGPT a mudança de linguagem formal para informal.
Ele compreendeu o contexto em que a mensagem será enviada e adaptou a linguagem para um modelo de mensagem de WhatsApp, com um tom mais informal e até mesmo a inclusão de emojis.
Mantendo a temática de Recursos Humanos e contratações para vagas de emprego, podemos solicitar ao ChatGPT que nos auxilie na redação detalhada do contrato de trabalho para essa vaga específica.
Com o histórico da conversa, o ChatGPT consegue facilmente retomar as informações que já fornecemos e realizar as novas atribuições necessárias.
Observe que ele novamente adaptou o texto para uma linguagem formal e abordou todas as etapas relevantes em um contrato de trabalho. É claro que, de acordo com suas necessidades, você pode fazer alterações manualmente ou solicitar ao ChatGPT que as faça.
Além dos exemplos vistos hoje, o ChatGPT pode ser útil para auxiliar na redação de e-mails, roteiros, livros ou outras tarefas diárias.
Vamos para a quarta aula do Curso Básico de ChatGPT e Inteligência Artificial! Nela vamos explorar como utilizar o ChatGPT e os GPTs da versão paga para te auxiliar em suas atividades diárias!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Nesta aula, vamos focar em como resolver tarefas do dia a dia com o ChatGPT, especialmente quando você se depara com uma tarefa desconhecida e não sabe por onde começar.
O ChatGPT não só ajuda nesses momentos, mas também fornece um guia passo a passo sobre o que você precisa fazer para solucionar a tarefa.
Além disso, vamos aprender como utilizar o ChatGPT 4 para acessar uma variedade de inteligências artificiais específicas. Essas inteligências artificiais podem ser utilizadas para criar imagens, textos, diagramas, resumos e muito mais.
Hoje, eu quero te mostrar como o ChatGPT pode te ajudar a lidar com tarefas desconhecidas no trabalho. O ChatGPT é capaz de te fornecer orientações, passo a passo e as pesquisas necessárias para que você consiga executar essa tarefa.
Isso porque o ChatGPT vai além de simplesmente fornecer uma informação, como os mecanismos de busca fazem. Ele analisa problemas específicos, adiciona detalhes e fornece orientações personalizadas para o seu caso.
A capacidade do ChatGPT em compreender o contexto do problema apresentado pelo usuário é o diferencial das inteligências artificiais, o que permite interações mais detalhadas e claras.
Vamos fazer um exemplo prático. Imagine que você está no seu trabalho e te pedem para realizar o planejamento de um projeto, e você nunca fez esse processo. Você pode pedir ajuda ao ChatGPT para realizar essa tarefa.
Apenas com essa pergunta, o ChatGPT irá te fornecer uma resposta detalhada, incluindo a abordagem e um guia passo a passo.
A partir dessa resposta do ChatGPT, é possível fazer novas perguntas, continuar a conversa e detalhar ainda mais essa resposta para melhor adequá-la ao seu caso.
Mas veja que com esse simples comando ele te dará sugestões específicas, programas úteis, aspectos críticos a considerar durante o planejamento, passando um guia completo para a criação de um projeto.
Esse é o diferencial de utilizar o ChatGPT em relação ao Google ou outros mecanismos de pesquisa. Você poderia encontrar todas as informações fornecidas pelo ChatGPT fazendo uma pesquisa no Google.
No entanto, seriam necessárias diversas pesquisas até que você conseguisse montar um guia tão completo quanto esse que ele forneceu.
Além disso, outro diferencial é que, por funcionar como um chat, você pode continuar a conversa pedindo novas respostas e detalhando ainda mais suas questões para que ele possa te auxiliar de forma personalizada.
Perceba que agora nós delimitamos melhor o projeto para o ChatGPT e pedimos novas informações. Com isso, ele irá complementar a resposta anterior, analisando esse contexto que passamos.
Com isso, você terá um guia ainda mais detalhado e personalizado para utilizar na construção do seu projeto e na execução da sua atividade.
Um grande diferencial do ChatGPT 4 é a opção de Explorar GPTs.
Os GPTs são considerados inteligências artificiais presentes dentro do ChatGPT. Existem diversas variedades de GPTs que servem para diferentes finalidades, como geração de imagens, análise de dados, transformação de fotos, geração de PDF e muito mais.
Você pode utilizar os GPTs (Generative Pre-trained Transformers) para uma infinidade de tarefas e usos específicos, como criar diagramas.
Vamos utilizar esse GPT para criar diagramas e aplicá-lo ao nosso projeto de instalação elétrica.
Basta selecionar o GPT que você deseja utilizar e, na janela que será aberta, clicar em Start Chat.
Você verá que a interface dessa inteligência artificial é a mesma do ChatGPT 3.5 ou ChatGPT 4 que estamos acostumados a utilizar.
A interação com as inteligências artificiais dos GPTs ocorre de forma muito semelhante a conversar com o ChatGPT normal. Apenas precisamos passar nossa solicitação a respeito do conteúdo específico para o qual ela foi projetada.
Após enviarmos o comando para esse GPT, ele irá gerar o diagrama conforme foi solicitado.
Perceba que ele criará um diagrama completo, dividido por etapas, e te dará um breve resumo de cada parte. Além disso, é possível visualizá-lo em tela inteira e até mesmo fazer o download do diagrama gerado.
Além do diagrama, podemos utilizar esse mesmo GPT para criar um mapa mental sobre esse assunto.
Assim como foi feito para o diagrama, ele criará um mapa mental dividindo tópicos complexos em partes menores para facilitar o entendimento.
Além disso, existem diversos GPTs para os mais variados assuntos e funcionalidades, prontos para te ajudar a resolver diversas tarefas e atividades do seu dia a dia e dos seus trabalhos.
No nosso curso básico de ChatGPT, você pôde aprender tudo o que precisa para dar seus primeiros passos nessa que é uma das ferramentas mais importantes da atualidade: a inteligência artificial.
Exploramos mais a fundo o ChatGPT para que você pudesse compreender as possibilidades de pesquisa, perguntas, análises e criações que essa IA pode oferecer, e como ela pode otimizar e auxiliar seus trabalhos e estudos.
A partir deste curso, você não apenas entenderá de uma vez por todas o que são as inteligências artificiais, mas também aprenderá como usá-las a seu favor para melhorar seus trabalhos, auxiliar no dia a dia e otimizar seu tempo.
Para acessar outras publicações de Inteligência Artificial, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.