Blog

Postado em em 11 de setembro de 2023

SUMX no Power BI – Aprenda de forma prática!

Na aula de hoje, você irá aprender, de forma prática, o que é a fórmula SUMX no Power BI, sua importância, além de quando e como utilizá-la.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Aprenda a Fórmula SUMX no Power BI

Nesta aula, vamos aprender sobre a função SUMX no Power BI. Vou te mostrar como essa fórmula funciona, além de quando e como é melhor utilizá-la.

A SUMX é uma das funções iteradoras disponíveis no Power BI e é uma ferramenta essencial para realizar cálculos personalizados, eliminando a necessidade de criar colunas manualmente ou adicionar novos dados à tabela.

Para acompanhar esta aula e praticar a fórmula SUMX, não deixe de baixar nosso material. Isso ajudará você a compreender e fixar o aprendizado.

Apresentação dos Dados

Na guia Dados do Power BI, temos a tabela de vendas que será utilizada como exemplo nesta aula.

Tabela de vendas

Observe que na tabela temos o preço unitário do produto e a quantidade vendida, porém não temos o faturamento de cada venda. Agora, imagine que você queira calcular a receita total obtida com as vendas dessa empresa.

Vou te mostrar como fazer isso de duas maneiras: uma forma mais simples e outra mais eficiente, aplicando a fórmula SUMX no Power BI.

Faturamento Total – Faturamento na Venda e Função SUM

Uma primeira forma de calcular o faturamento total da empresa é criando uma coluna para calcular o faturamento de cada venda. Para fazer isso, clique com o botão direito em qualquer lugar da tabela e selecione Nova Coluna.

Criando nova coluna

Vamos chamar essa coluna de Faturamento na Venda e atribuir a ela o seguinte cálculo:

Faturamento na Venda = Vendas[Quantidade Vendida]*Vendas[Preco Unitario]
Coluna Faturamento na Venda

Dessa forma, teremos uma nova coluna com os valores de faturamento para cada venda na tabela.

Com a coluna Faturamento na Venda criada, podemos criar uma medida para calcular o faturamento total da empresa usando a função SUM. Clique com o botão direito na tabela e selecione Nova Medida.

Criando Nova Medida

Vamos chamar essa medida de Faturamento Total e definí-la da seguinte forma:

Faturamento Total = SUM(Vendas[Faturamento na Venda])

Para exibir o resultado dessa medida, volte para a guia Relatório e crie um cartão para mostrar essa informação.

Exibindo resultado da função SUM

Essa é uma maneira simples e intuitiva de resolver o problema, porém não é a mais eficiente, pois é necessário criar uma coluna e, em seguida, utilizar essa coluna para calcular a medida. No entanto, sempre que possível, é recomendado evitar esse procedimento.

Faturamento Total – Fórmula SUMX no Power BI

Com a fórmula SUMX, não precisamos criar uma nova coluna para calcular o faturamento total desejado.

Essa fórmula faz parte das funções iteradoras DAX no Power BI, que permitem realizar cálculos linha por linha e aplicar agregações (soma, máximo, mínimo, média, etc.).

Dessa forma, podemos utilizar a fórmula SUMX no Power BI para realizar uma soma sem a necessidade de ter uma coluna específica na tabela, executando tudo através de medidas. Isso torna nosso arquivo mais leve e eficiente.

A fórmula SUMX funciona da seguinte forma: você fornece a tabela na qual o cálculo será realizado e, em seguida, especifica a expressão a ser calculada para cada linha da tabela.

Explicação da função SUMX no Power BI

Assim, a função SUMX realizará os cálculos referentes ao faturamento das vendas individuais e já somará essas informações, fornecendo o resultado desejado do faturamento total. Não é necessário criar a coluna Faturamento na Venda para isso.

Vamos visualizar isso na prática com nosso exercício. Vamos excluir a coluna Faturamento na Venda e a medida criada com a fórmula SUM.

tabela inicial

Feito isso, podemos criar uma nova medida diretamente da seguinte forma:

Fat Total = SUMX(Vendas,Vendas[Quantidade Vendida]*Vendas[Preco Unitario])

Para exibir o resultado dessa medida, volte para a guia Relatório e crie um cartão para mostrar essa informação, assim como fizemos para a fórmula SUM.

Cartão com o resultado da função SUMX no Power BI

Conforme podemos ver, o resultado é o mesmo que obtivemos anteriormente. A escolha entre usar a fórmula SUM ou a fórmula SUMX no Power BI depende de alguns fatores, mas basicamente, se você já possui a coluna com os valores na tabela, utilize a função SUM; caso contrário, utilize a função SUMX.

Conclusão – Aprenda a Fórmula SUMX no Power BI

Nesta aula, você aprendeu sobre a fórmula SUMX no Power BI, compreendendo seu funcionamento e quando aplicá-la.

Além de poder visualizar a diferença prática entre as fórmulas SUM e SUMX, e compreender como funcionam as funções iteradoras.

Com o estudo, a prática e a aplicação da fórmula SUMX e de outras funções iteradoras, você conseguirá tornar seus arquivos mais eficientes e organizados, sem a necessidade de criar colunas desnecessárias, impulsionando e otimizando suas análises no Power BI.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador