Blog

Postado em em 12 de abril de 2024

👨‍💼 Turnover de Funcionários – O que é e Como Evitar?

É possível que você já tenha ouvido falar em turnover, turnover de funcionários ou até em alta rotatividade de funcionários, não é mesmo? Mas você sabe o que é isso, o que significa e como você pode evitar ou melhorar esse índice?

Se você está aqui, certamente quer saber o que é turnover e como você pode evitar ou melhorar esses números dentro da sua empresa. Então vem comigo que eu vou te explicar cada ponto que você precisa saber.

O que é Turnover?

Turnover de Funcionarios
Imagem de freepik

Turnover em uma tradução seria “rotatividade“, então o turnover de funcionários é a rotatividade de funcionários que temos em uma empresa.

O turnover de funcionários nada mais é do que uma taxa ou índice que indica a quantidade de funcionários que deixam uma empresa e são substituídos por novos funcionários.

Na sua empresa ou em algum lugar você já viu isso acontecer, seja por corte de gastos ou até para aumentar a produtividade substituindo uma pessoa mais antiga na empresa por pessoas mais novas e pagando um salário menor.

Então o turnover de pessoas seria o percentual de pessoas substituídas pelo total de funcionários. Esse cálculo geralmente é feito de forma anual, então a empresa tem o cálculo do percentual de turnover da empresa para aquele ano.

Como Ocorre o Turnover de Funcionários?

Como eu falei anteriormente, o turnover é o percentual de funcionários da empresa que são substituídos, ou seja, eles saem da empresa para dar lugar a novos funcionários.

Mas qual o motivo disso? Temos alguns fatores que podem aumentar esse percentual. Temos alguns fatores que são os fatores da própria empresa, então em alguns casos ocorre a substiuição de funcionários para diminuir o custo ou até mesmo por motivos necessários (demissão por justa causa por exemplo).

Só que nós temos os fatores dos próprios funcionários, os fatores que fazem com que esses funcionários decidam sair das empresas. E isso é mais comum do que você imagina, dá só uma olhada em alguns dos motivos:

  • Insatisfação no trabalho
  • Falta de oportunidades de crescimento profissional
  • Conflitos no local de trabalho
  • Problemas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Cultura organizacional inadequada
  • Falta de reconhecimento e recompensa
  • Divisão desigual de funcionários de um mesmo setor
  • Privilégios para funcionários que tem contato dentro da empresa

Esses são só alguns motivos para os quais os funcionários decidem sair das empresas, e aposto que você já ouvir várias e várias pessoas dando pelo menos um desses motivos para desistir do trabalho e procurar algo mais interessante.

Nem sempre o salário dentro de uma empresa é o que mais pesa para a escolha de uma pessoa, esses pontos que citei são muito importantes, principalmente quando falamos de oportunidade de crescimento profissional.

Já imaginou você entrar em uma empresa, trabalhar por 10, 15 ou 20 anos e continuar no mesmo cargo, na mesma posição e praticamente ganhando o mesmo salário?

Eu conheço pessoas que ficaram 10 anos ganhando um mesmo salário (valor baixo por sinal), mas se mantiveram lá, pois era cômodo. Só que uma pessoa que tem o objetivo de crescer em uma empresa, essa já não é a sua primeira opção, então se a pessoa está nessa empresa, logo vai procurar um outro emprego ou nem vai aceitar trabalhar nessa empresa.

Muitas empresas, na própria entrevista de emprego, já perguntam se você vai sair da empresa se te oferecerem outro emprego ou outra proposta. Pense nisso, pois para a empresa é uma taxa não muito interessante, mas para o funcionário é algo que pesa bastante.

Você não vai querer trabalhar ou ser dono de uma empresa onde a rotatividade de pessoas é alta, logo vão pensar que tem algum problema, que a empresa não é boa, que não tem qualidade, que não paga bem…

Poderíamos ficar por horas falando sobre diversos problemas e motivos para que um funcionário abandone o seu trabalho em busca de outro com condições melhores (não necessariamente o salário), mas vamos continuar para as medidas para evitar que esse índice aumente dentro da empresa.

Medidas para Evitar a Alta Rotatividade de Funcionários

Eu já citei alguns motivos que acabam aumentando o turnover de uma empresa e que realmente não a deixam bem vista no mercado, mas quais são as medidas para evitar ou diminuir esse percentual de turnover nas empresas?

  1. Melhorar a seleção e recrutamento: É interessante que a empresa contrate pessoas que se encaixem no perfil e na cultura da empresa e tenham as habilidades necessárias para exercer as atividades do cargo proposto. Esses são motivos muito importantes, pois quando as pessoas não cumprem isso ou não estão de acordo com o perfil da empresa, logo vai sair da empresa.
  2. Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional: Programas de treinamentos e desenvolvimento aumentam as chances do funcionário não só ficar na empresa, mas se especializar em alguma área e até trilhar uma carreira dentro da empresa. Aqui podemos falar também dos Treinamentos Corporativos que ajudam muito nesse desenvolvimento.
  3. Promover um ambiente de trabalho positivo: Você deve concordar que qualquer pessoa gosta e quer trabalhar em um ambiente positivo em que os colaboradores se ajudam, que não tenha brigas entre os funcionários. Que consigam conversar entre si e dar feedbacks para a melhoria do trabalho como um todo.
  4. Equilibrar a carga de trabalho: Esse é um ponto que aumenta muito o percentual de turnover, pois muitas empresas acabam sobrecarregando alguns funcionários, por diversos motivos, enquanto outros estão com tempo livre. Então esse equilíbrio de carga de trabalho é fundamental para que tudo ocorra bem!
  5. Reconhecer e recompensar o desempenho: Esse é outro ponto muito importante, pois a medida em que um funcionário se esforça a mais, faz mais do que foi proposto, ele certamente vai esperar algo do seu trabalho. E se isso não existe na empresa, pode ter certeza de que ele em pouco tempo vai desistir e vai aumentar o percentual de turnover da empresa.

Essas são algumas medidas para evitar ou diminuir o turnover dentro de uma empresa, e você pode estar pensando que tudo isso é muito lógico e faz sentido. Só que muitas pessoas não pensam nisso ou não sabem a importância que o turnover tem dentro de uma empresa.

Pode ser algo simples, mas tem muita gente sem o conhecimento do que é o turnover e como isso pode afetar a sua experiência dentro de uma empresa.

Pense você trabalhando em um lugar onde o turnover é alto, você logo associa com um local de trabalho que não é muito bom, que não tem um plano de carreira, que não consegue crescer na empresa…

Treinamentos Corporativos como uma Medida para Evitar o Turnover

Quando estávamos falando das medidas para evitar o turnover, o ponto número 2 falava sobre oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para os funcionários, e nada melhor do que um Treinamento Corporativo para melhorar o desenvolvimento desses funcionários.

Aqui já entra o ponto número 5 que falamos também. Quando o funcionário é reconhecido, recebe recompensas e consegue de desenvolver, ele não só vai se sentir valorizado como vai aumentar a sua produtividade na empresa.

Um treinamento corporativo faz exatamente isso, você vai treinar alguns funcionários ou uma equipe para que eles possam se especializar, se atualizar e melhorar seu desempenho na empresa.

Com isso você faz com que essa equipe se sinta valorizada e por conta disso eles vão ter incentivos para continuar na empresa e continuar crescendo profissionalmente. Tudo isso está interligado, e por consequência a taxa de turnover da empresa vai diminuir!

Como estamos falando em treinamentos corporativos, vale ressaltar que aqui na Hashtag Treinamentos nós temos esses treinamentos corporativos que podem ajudar você e a sua empresa a diminuir a taxa de turnover e aumentar a retenção dos funcionários.

A ideia é que você consiga treiná-los e deixá-los cada vez mais capacitados e valorizados dentro da empresa. Dessa forma tanto o funcionário quanto a empresa saem ganhando, pois o funcionário se sente melhor e vai se tornar mais produtivo e a empresa ganha com essa produtividade além de não precisar trocar o funcionário (evitando todo o processo de demissão e contratação).

Quer saber mais sobre os nossos treinamentos corporativos? Clica no banner abaixo ou aqui para mais informações do treinamento para a sua empresa.

Treinamentos Coporativos Hashtag Treinamentos

Conclusão – Turnover de Pessoas

Nessa publicação eu te expliquei o que é o Turnover de funcionários em uma empresa, quais os motivos que levam ao aumento dessa taxa dentro de uma empresa e algumas medidas que você pode adotar para diminuir essa taxa.

Uma das soluções que você tem é exatamente a questão dos Treinamentos Corporativos, que são treinamentos que vão melhorar o desempenho da sua equipe, vão deixá-los mais animados e mais focados no trabalho.

Além de gerar esse ponto positivo, podem existir recompensas para esses colaboradores o que vai deixá-los ainda mais engajados no trabalho e fazendo com que eles não queiram sair da empresa, o que mantém ou diminui a sua taxa de turnover.

Como estamos falando de um ponto chave, que é o treinamento corporativo na empresa, eu vou deixar algumas publicações que temos sobre o assunto para que você possa se aprofundar e entender como o treinamento corporativo pode ser um grande aliado na sua empresa!

Treinamentos Coporativos Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Treinamentos Corporativos da Hashtag, clique aqui!

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador