Aprenda a diferença entre functions e procedures no SQL, e saiba como e quando utilizar cada uma dessas estruturas no SQL.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Na aula de hoje, vou te mostrar de forma rápida e direta a diferença entre functions e procedures no SQL.
O objetivo é que você entenda a diferença entre essas duas estruturas. Elas são parecidas, mas é importante saber quais são as diferenças entre elas e quando utilizar cada uma.
á conhece as procedures e functions no SQL? Então vem comigo que eu vou te mostrar a diferença entre elas!
No SQL, os códigos podem ser criados para realizar diversas tarefas e consultas, como cálculos, manipulação de dados, inserção em tabelas, entre outras.
É muito comum criarmos blocos de códigos com diversas linhas, que executam alguma ação no banco de dados. E também é comum precisarmos executar esse mesmo conjunto de códigos mais de uma vez.
Para evitar termos de criar o código do zero sempre que precisarmos executar esses comandos, podemos criar as functions ou as procedures no SQL. Elas nos permitem reaproveitar esses códigos quantas vezes forem necessárias.
Tanto as functions quanto as procedures são conjuntos de comandos, blocos de códigos, que podem ser criados, armazenados e executados no banco de dados sempre que precisarmos.
Apesar de serem estruturas muito semelhantes, existem algumas diferenças entre elas.
As functions são conjuntos de códigos que sempre retornam um valor, como textos, datas ou números, enquanto as procedures, também são um bloco de códigos, porém podem ou não retornar valores.
Podemos pensar em exemplos de functions como a função ROUND, que recebe um número e retorna esse mesmo número arredondado, ou a função UPPER, que retorna um texto com todos os caracteres maiúsculos.
Já as procedures estão mais associadas a um script que altera dinamicamente o banco de dados, não retornando necessariamente um valor, como por exemplo o comando INSERT.
As functions não permitem a utilização de instruções que alteram o banco de dados, como os comandos INSERT, UPDATE e DELETE, enquanto as procedures sim. Elas podem inserir, atualizar e deletar informações do banco de dados com os comandos CRUD.
Podemos utilizar as functions em conjunto com as instruções SELECT, WHERE, HAVING, entre outras consultas, enquanto as procedures são chamadas através da instrução CALL para execução.
As functions podem ser executadas dentro de uma procedure, mas o oposto não é possível. Uma procedure não pode ser executada dentro de uma function.
Nessa aula, eu te mostrei as diferenças entre functions e procedures no SQL de forma fácil, rápida e prática.
Assim, você consegue compreender a diferença entre essas duas estruturas, que apesar de parecidas, possuem suas particularidades, e saber quando utilizar cada uma delas.
Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.