Blog

Postado em em 29 de abril de 2024

Replit – Programe Online de Forma Completa

Saiba como usar o Replit e aprenda a programar em Python de forma online, completa e gratuita!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Replit – Programe Online de Forma Completa

Na aula de hoje, quero te mostrar como programar em Python online! Isso mesmo, vou te mostrar como programar online e de forma completa utilizando o Replit. Você aprenderá o que é e como funciona o Replit, que permite criar um ambiente de desenvolvimento para programação.

O Replit é um editor de código online que permite programar em diversas linguagens, sendo uma delas o Python. Então, mesmo que você não tenha o seu computador pessoal e precise programar, essa é uma ótima solução.

Você ainda tem um ambiente de desenvolvimento pré-configurado, já com as bibliotecas necessárias, dependendo do que for utilizar no seu projeto. Pode adicionar novas bibliotecas ou pacotes para que seu projeto funcione.

E aí, bora aprender como programar online com Python? Então, vem comigo que nessa aula eu vou te mostrar como ele funciona e como você faz.

O que é o Replit?

O Replit é uma plataforma online que oferece um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para que você possa escrever e executar seus códigos. Ele suporta diversas linguagens de programação, incluindo o Python.

Replit

O interessante do Replit é que ele permite que você utilize muitas funcionalidades de bibliotecas Python que normalmente precisariam ser instaladas previamente, diretamente dentro dele.

Por exemplo, é possível criar automações com Selenium, algo que geralmente não é possível em ambientes online convencionais.

Além disso, o Replit permite o deploy instantâneo de aplicativos web e sites diretamente na plataforma. Isso significa que enquanto você programa, pode visualizar seu site e ainda compartilhá-lo através de um link com outras pessoas.

Como Funciona o Replit?

Para acessar o Replit, basta pesquisar no Google pelo nome da plataforma e acessar o primeiro link disponível.

Replit no Google

Dentro da página, você poderá criar uma conta gratuita. O Replit possui duas versões, uma paga e outra gratuita. A versão paga oferece algumas funcionalidades a mais e, além disso, os projetos desenvolvidos na versão gratuita, por padrão, são públicos.

Com a conta criada e o login feito, você verá a tela inicial do aplicativo. Dentro dela, você poderá criar seus projetos e códigos na opção Create Repl, ou visualizar seus projetos já feitos em My Repls.

Página Inicial Replit

Dentro da opção Create Repl, você poderá escolher o Template para a linguagem de programação que deseja utilizar, definir o título desse projeto e se ele será público ou privado.

Criar um projeto Repl

Vamos criar um Repl para Python.

Criando um Repl Python

Provavelmente, você não conseguirá dar o mesmo nome que o meu Repl por ser um projeto público.

Inclusive, como já mencionado, para manter a privacidade do seu código, é necessário realizar um upgrade para o plano pago.

Criando seu Repl, você terá uma interface completa onde pode escrever e executar seus códigos Python.

Pode utilizar a Inteligência Artificial do Replit para que ela faça sugestões de formatação e preenchimento do código.

Pode convidar pessoas para trabalhar e criar o código com você, além de adicionar arquivos e pastas de computador dentro dele, além de fazer a instalação de ferramentas e bibliotecas nele.

Interface Replit

Instalação de Pacotes no Replit

Para instalar um pacote no Replit, basta clicar em Packages.

Instalação de Pacotes no Replit

Essa opção abrirá uma janela na lateral direita da tela, onde você pode pesquisar pelo pacote que deseja utilizar.

Por exemplo, podemos buscar e instalar o Flask para desenvolver o projeto de um site com Python.

Instalação do Flask no Replit

Com isso feito, nos Packages files aparecerá uma pasta com bibliotecas do Python, a pythonlibs, e já poderemos utilizar o Flask em nosso projeto.

Criando código Flask

Essa é uma das formas de criar um projeto em Flask com Python utilizando o Replit. Porém, também podemos optar pelos ambientes pré-configurados.

Ambientes de Desenvolvimento Pré-Configurados

Dentro do Replit, ao criar nosso projeto, podemos optar por ambientes já configurados para um determinado objetivo, como um projeto já preparado para trabalhar com o Flask.

Ambientes de Desenvolvimento Pré-Configurados no Replit

Criando um Repl com esse Template, ao inicializar o projeto, o Replit já te dará o código padrão de um site em Flask, com os pacotes já definidos para serem utilizados.

Criando Repl com template do Flask

Executando esse código, você poderá visualizar o funcionamento do seu site na janela ao lado.

Visualizando o site no Replit

Além disso, ele disponibilizará um link para o seu site que pode ser compartilhado e acessado por outras pessoas, para que elas possam testar e interagir com seu site.

No plano gratuito, esse link não ficará disponível para sempre, somente enquanto você estiver desenvolvendo e testando o aplicativo. No entanto, no plano pago, ele servirá como um servidor, ou seja, você poderá deixar seu site rodando dentro do Replit pelo tempo que quiser.

Conclusão – Replit – Programe Online de Forma Completa

Na aula de hoje, ensinei como utilizar o Replit para programar online de forma completa com Python. Essa plataforma permite que você desenvolva sites com Python e Flask, instale diferentes bibliotecas e até mesmo faça o deploy quando necessário.

Com isso, essa se torna uma opção bastante completa para você estudar e programar online com Python, seja por não ter acesso ao seu computador pessoal no momento ou caso não queira instalar nada e começar a programar em Python.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador