Blog

Postado em em 23 de fevereiro de 2024

Como Aumentar a Eficiência da sua Equipe Usando Automações em Python? Confira 5 Projetos!

É muito comum as empresas buscarem como aumentar a eficiência da sua equipe, seja através de Treinamentos Corporativos, cursos individuais, criação de novas áreas na empresa… Essa é uma pergunta muito frequente

Por esse motivo, eu quero te mostrar como a automação em Python pode aumentar a eficiência da sua equipe, independentemente da área que esses colaboradores estão.

É muito comum as pessoas associarem programação apenas aos programadores, só que a programação pode auxiliar em diversas áreas, podendo economizar muito tempo dos colaboradores que ficam fazendo atividades repetitivas por horas ou até dias até finalizar cada tarefa.

Dá só uma olhada nesse vídeo que nós temos que fala exatamente sobre esse assunto:

Já imaginou como seria muito mais eficiente criar uma automação e possibilitar com que esse colaborador consiga se aprofundar mais nos assuntos da empresa, possibilitar que ele possa entrar em outras áreas e até ajudar em outros processos.

Isso iria aumentar significativamente a eficiência não só da sua equipe, mas da empresa como um todo. O que pode trazer inúmeros benefícios

Vou te mostrar algumas automações que nós já ensinamos aqui no blog, mas quero que você entenda a importância desses projetos, mesmo dos mais simples, pois eles vão ser capazes de aumentar a produtividade e eficiência da sua equipe.

Projetos de Automação em Python

Como aumentar a eficiência da sua equipe usando automações em Python
Imagem de frimufilms no Freepik

Projeto 1 – Automação para mesclar PDFs com Python

É possível que na sua empresa você utilize diversos documentos e em algum momento precise que eles fiquem juntos em um único arquivo, não é mesmo?

Você tem a possibilidade de buscar um site, colocar os seus arquivos e baixar um único arquivo que contém todos os PDFs que você inseriu.

Só que utilizar esse tipo de site pode ter alguns problemas:

  • Você não sabe o que vão fazer com os arquivos que você coloca no site
  • Pode não ser um site confiável
  • Você precisa de internet para poder acessar esse recurso
  • O site pode estar fora do ar
  • O site pode simplesmente parar de existir

São alguns problemas que você pode encontrar utilizando sites na internet, mas já parou para pensar que se você criar uma automação em Python não vai ter nenhum desses problemas? E não vai precisar disponibilizar os arquivos da sua empresa em um site?

Para acessar a publicação que falamos desse tema, basta clicar aqui.

Projeto 2 – Organizador de Arquivos com Python

Esse projeto não é só pela automação em Python que pode gerar mais eficiência, mas pode melhorar a gestão e organização dos projetos e arquivos da empresa.

Muitas pessoas não tem o hábito de organizar os arquivos em pastas, com nomes específicos, e isso pode prejudicar quando algum colaborador for buscar alguma informação.

Pode demorar mais do que o necessário para pegar esse arquivo ou pode nem encontrar o que está procurando por conta da desorganização. Isso pode até levar a um retrabalho de outro colaborador!

Então, nada melhor do que um organizador de arquivos com Python para que você consiga separar e organizar os seus arquivos de forma fácil e automática.

Você consegue separar por tipo de arquivo, por nome, por partes do nome, pois pode ter arquivos de “vendas”, de “compras” ou outras informações específicas.

Para acessar a publicação que falamos desse tema, basta clicar aqui.

Projeto 3 – Automação Web em Python com Selenium

O selenium é uma biblioteca que vai te permitir controlar o seu navegador para executar algumas ações. Acho que só de falar isso você já consegue imaginar inúmeras possibilidades de automação com isso.

Nesse projeto você consegue acessar um site, entrar com algumas informações e obter um arquivo ou entrar em um sistema, por exemplo.

No exemplo da aula que nós temos, vamos entrar em um site, inserir as informações de nome e e-mail para obter um minicurso.

Mas isso pode ser adaptador na empresa para acessar um site ou um sistema para buscar informações de forma automática sem que o usuário precise fazer isso sempre que precisar pegar uma informação do sistema.

Para acessar a publicação que falamos desse tema, basta clicar aqui.

Como aumentar a eficiência da sua equipe - Treinamentos Corporativos - Hashtag Treinamentos

Projeto 4 – Web Scraping para Pegar Notícias Automaticamente com Python

Já imaginou conseguir pegar notícias da sua empresa, do setor que você atua ou até mesmo de concorrentes de forma automática para você analisar essas informações sem ter o trabalho de ter que ficar parando para pesquisar todos os dias?

Isso te possibilita fazer análises desses assuntos e verificar se pode utilizar algo na empresa, se as informações da sua empresa estão certas.

Essa é mais uma automação que não só vai trazer mais eficiência para sua equipe, como pode trazer mais informações para trabalhar em cima desses dados

Para acessar a publicação que falamos desse tema, basta clicar aqui.

Projeto 5 – Automação de Programa ou Sistema

Esse acho que é não só um projeto, mas uma ferramenta que vai te auxiliar a automatizar praticamente tudo o que você faz no computador.

Então imagine que a sua equipe tem diversas tarefas diárias que são repetidas inúmeras vezes, sejam no computador para abrir arquivos, pegar infomações ou até mesmo na utilização de programas.

Já imaginou essa equipe podendo automatizar esse processo? Todo o processo que eles fazem? Abrir o programa x, clicar em um botão, abrir um arquivo, baixar uma informação…

Isso é possível utilizar o Pyautogui no Python, que é uma forma que você tem de automatizar o seu computador, ou seja, você pode utilizar o seu mouse e teclado de forma automática!

Pode fazer suas configurações utilizando Python e deixar a mágica acontecer!

Para acessar a publicação que falamos desse tema, basta clicar aqui.

Como Aumentar a Eficiência da Sua Equipe?

Eu te mostrei 5 projetos que você pode utilizar para aumentar a eficiência da sua equipe com automação em Python.

Mesmo que seus colaboradores não sejam programadores eles podem utilizar a programação para benefício próprio!

Isso além de motivá-los, pois vão conseguir automatizar tarefas chatas que executam, vai abrir portas para outras atividades na empresa, e quem sabe até uma promoção.

É por isso que Treinamentos Corporativos são importantes, pois você pode capacitar melhor sua equipe e ainda deixá-la mais eficiente.

Não é porque eles não são programadores que não podem aprender programação para facilitar e melhorar o trabalho.

O mesmo vale para Excel, você provavelmente já viu alguém utilizando o Excel de uma forma básica, mas se ensinar formas de automatizar e facilitar o trabalho eu aposto que eles ficariam interessados, não é mesmo?

Você está Pronto para Aumentar a Eficiência da sua Equipe?

Você pode estar se perguntando o que vai fazer para ensinar Python para sua equipe ou onde encontrar informações para esse tipo de treinamento.

Isso é fácil! Aqui na Hashtag Treinamentos, nós temos Treinamentos Corporativos e um dos treinamentos que nós oferecemos é o de Python!

Como você já viu, você não precisa ter uma equipe de programadores para aprender Python, você consegue treinar a sua equipe, mesmo que com o básico caso não queiram algo muito aprofundado.

E com esse conhecimento, eles já serão capazes de otimizar e automatizar muitas tarefas do dia a dia, o que vai gerar mais eficiência para a equipe, mais produtividade como um todo na empresa e ainda permite com que esses colaboradores possam auxiliar em outras áreas ou setores da empresa.

Treinamentos Coporativos Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Treinamentos Corporativos da Hashtag, clique aqui!

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador