Blog

Postado em em 15 de maio de 2021

Temas de Python que Você tem que Saber para Dominá-lo!

Nessa aula vamos te mostrar os 10 temas de Python que você tem que saber para poder dominar o Python na sua área de atuação!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Temas de Python

Você já deve ter se perguntando quais os temas de Python que você tem que dominar para dizer que sabe Python, certo?

Pois nessa aula nós vamos te mostrar os 10 temas que você precisa dominar em Python!

Nós vamos apenas mostrar os temas que você precisa, mas não vamos detalhar cada um desses temas, pois terá que fazer um estudo em cada um deles para se aprimorar.

10 Temas de Python que Você Precisa Dominar

Vamos então a lista dos 10 temas de Python que você precisar dominar e de fato falar que sabe programar em Python!

IMPORTANTE: Lembrando que os temas que serão abordados são a nossa opinião, não quer dizer que isso seja uma regra ou que não possam ter temas diferentes que você tenha que saber.

  • Elementos Básicos – Variáveis, stirngs, inteiros, floats, etc;
  • Operações com os Elementos Básicos – Somar, dividir, subtrair, concatenar, substituir etc. (operações matemáticas e operações com texto);
  • Condicionais e Comparações – criar lógica de um código com condições e comparações (IF e ELSE);
  • Estruturas de Repetição – Criar rotinas de repetição para evitar códigos muito extensos e para repetir quantas vezes precisar (estrutura FOR e WHILE);
  • Iterables – Objeto no Python que pode ser iterado (que pode ser percorrido), ou seja, estruturas que guardam vários elementos (listas, tuplas, dicionários e sets);
  • Trabalhar com Bibliotecas e Módulos – É necessário saber trabalhar com bibliotecas e entender as explicações é muito importante para que consiga utilizar o que já está pronto ao invés de ter que criar tudo do zero;
  • Aprender a Ler uma Documentação e API – Não é código, mas é importante saber como ler para que consiga entender como utilizar o que precisar para aplicar nos seus códigos;
  • Funções, Funções Lambda e List Comprehension – São temas mais avançados, mas são ferramentas que vão facilitar bastante a programação e deixam o seu programa mais eficiente.

Agora para os últimos 2 tópicos nós vamos separar em áreas, pois cada área vai precisar de conhecimentos mais específicos para as atividades que vão desenvolver.

Então vamos separar por áreas para facilitar caso você tenha interesse em saber se já sabe o que precisa para atuar na área desejada!

CIÊNCIA DE DADOS

  • Pandas, Numpy e Bibliotecas de Gráfico – Ferramentas necessárias para trabalhar com a área de dados;
  • Obtenção e Tratamento de Dados – É muito importante saber obter e tratar os dados de uma maneira eficiente, pois é um trabalho muito relevante dentro dessa área.

DESENVOLIMENTO WEB

  • Orientação a Objeto
  • Integração BackEnd e FrontEnd com Algumas Frameworks (Flask ou Django) – Pacotes que integram as funcionalidades que um site precisa ter, então é importante saber como eles funcionam para que consiga fazer com que o usuário consiga interagir corretamente com o site criado.

AUTOMAÇÕES

  • Trabalhar com Arquivos, Caminhos, Tabelas, Etc – Pois processos de automações vão ter esses procedimentos como requisito, buscar informações, arquivos, fazer uploads, entre as outras diversas ações que pode fazer.
  • Ferramentas de Automação WEB (web-scraping) e Automação RPA – Que  são automações feitas na internet quanto automações que podem ser feitas no próprio computador para facilitar a vida do usuário (mouse e teclado).

Conclusão

A ideia dessa aula foi te mostrar por alto os 10 temas que nós consideramos essenciais para que você domine o Python!

Vale ressaltar que alguns desses temas serão diferentes de acordo com área de atuação que você pretende escolher, mas a grande maioria que é a base do Python terá que ter independente da área.

São temas muito importantes que já vão te permitir criar uma infinidade de programas e sabendo utilizar cada recurso e ler tudo o que precisa você já se torna uma pessoa independente no Python.

Então com isso vai depender de você para estudar cada tema da área que deseja seguir!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Aprenda a se destacar na sua empresa apenas com o Excel! Na Jornada do Excel vamos te ensinar a impressionar com as suas planilhas!