Blog

Postado em em 19 de abril de 2021

Automação de Programa ou Sistema com Python

Automação de Programa ou Sistema

Nessa aula vamos te mostrar como fazer automação de programa ou sistema utilizando o Python para automatizar o que precisar no seu dia a dia!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Automatize Qualquer Sistema ou Programa com Python

Com Python você já deve ter pensado em automatizar sistemas ou programas certo?

Com essa aula nós vamos te auxiliar, só que hoje nós vamos te mostrar a automação de programa ou sistema com Python.

Vamos te mostrar o processo de automação com a utilização da biblioteca pyautogui que vai permitir com que o usuário possa controlar mouse com Python, controlar teclado com Python e controlar tela do computador com Python!

Curioso para saber como vamos fazer essas automações? Então vamos ao próximo tópico para ver tudo isso em detalhes.

Automação com Python

A biblioteca que vamos utilizar é a pyautogui que controla o mouse, teclado e tela do computador.

Então, mesmo que o que queira automatizar não tenha integração com o Python, você concorda que é possível automatizar utilizando esses elementos?

Pois é, e nós vamos fazer exatamente isso, utilizar esses elementos para fazer uma automação.

Para essa aula em específico nós vamos utilizar o Jupyter para podermos escrever os códigos, caso não tenha instalado pode seguir os passos do vídeo abaixo para fazer a instalação no seu computador.

Outro link que é muito importante é o link que já está no arquivo, mas vamos disponibilizar aqui também, que é o link com os comandos do pyautogui para que você possa consultar sempre que precisar:

https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/quickstart.html

Caso você já tenha o programa instalado, mas ainda não instalou essa biblioteca basta abrir o prompt de comando do Anaconda e escrever pip install pyautogui.

Uma informação importante que temos que falar é que é MUITO IMPORTANTE que você anote os passos que você fazer para essa automação, ou seja, os passos que você executaria caso fosse executar esse programa.

Isso quer dizer que vamos anotar o que faríamos de forma manual para depois passarmos tudo isso para o código em Python para automatizar a ação.

O processo que vamos automatizar nessa aula é o backup de um arquivo no Google Drive, ou seja, vamos pegar um arquivo da nossa área de trabalho e colocá-lo dentro do Drive.

Etapas para a construção do código

Esses serão os passos utilizados caso fôssemos fazer de forma manual, agora o objetivo é passar isso em formato de código para que o Python faça isso sozinho.

import pyautogui
import time

pyautogui.alert("O código vai começar. Não utilize nada do computador até o código finalizar!")
pyautogui.PAUSE = 0.5

# Abrir o Google Drive no computador
pyautogui.press('winleft')
pyautogui.write('firefox')
pyautogui.press('enter')
#time.sleep(1)
pyautogui.write('https://drive.google.com')
pyautogui.press('enter')

# Entrar na área de trabalho
pyautogui.hotkey('winleft','d')

# Clicar no arquivo e arrastar
pyautogui.moveTo(567,38)
pyautogui.mouseDown()
pyautogui.moveTo(756,635)

# Enquanto estiver arrastando mudar para a página do Google Drive
pyautogui.hotkey('alt','tab')

# Soltar o arquivo dentro do Google Drive
pyautogui.mouseUp()

# Esperar alguns segundos
time.sleep(5)

pyautogui.alert("O código foi finalizado. Você já pode utilizar o computador!")

Esse é o código que nós vamos utilizar para fazer nossa automação. Agora vamos a explicação de alguns comandos.

Lembrando que já passamos o link para a consulta das funções do pyautogui para que você possa consultar quando tiver dúvidas.

Nós dividimos o nosso código em 6 partes neste caso, mas tudo vai depender da sua aplicação. O importante é dividir corretamente para que em cada passo você consiga de fato executar cada uma das ações planejadas.

Antes de iniciar o código nós fizemos a chamada de duas bibliotecas, a pyautogui que vai controlar mouse, teclado e tela do computador e a biblioteca time que vai permitir com que o usuário consiga fazer uma pausa antes de rodar o próximo código.

Nessa parte inicial nós temos o comando pyautogui.alert que é um alerta ao usuário informando uma mensagem da sua escolha, assim que o usuário pressionar Ok na mensagem é que o código vai começar a rodar.

Para finalizar a parte inicial temos o pyautogui.PAUSE que é para que o programa faça uma pausa a cada código, isso é útil, pois algumas ações no PC não respondem na mesma velocidade em que o código é executado, então é necessário uma  pausa para abrir uma página, programa, coisas do tipo.

# Abrir o Google Drive no computador

Aqui temos algumas funções da biblioteca que vão permitir com que o usuário pressione algumas teclas com o pyautogui.press e escreva utilizando o pyautogui.write.

Lembrando que o usuário pode escrever pressionando tecla por tecla, mas como a biblioteca já tem essa função é possível escrever um texto inteiro de uma só vez.

Nessa parte é possível utilizar o time.sleep para fazer uma pause no código além do que já fizemos em cada código, mas algumas ações podem precisar de um tempo maior, então podemos alterar esse tempo em partes específicas com esse código.

Isso é importante para não precisarmos colocar um tempo muito longo no PAUSE inicial e deixar o código muito lento.

# Entrar na área de trabalho

Nessa parte nós vamos utilizar o pyautogui.hotkey para que possamos utilizar atalhos, como CTRL + C ou o que utilizamos que foi Windows + D para ir até a área de trabalho.

# Clicar no arquivo e arrastar

Após utilizar o atalho para ir até a área de trabalho nós vamos utilizar a função pyautogui.moveTo para poder mover o mouse até um local determinado.

IMPORTANTE: Para essa parte nós vamos utilizar o pyautogui.position para que você consiga verificar a posição do seu cursor no momento em que roda esse código. Isso é MUITO IMPORTANTE, pois esse posicionamento vai depender da tela de cada computador, então é importante que verifique se está na posição correta.

Após posicionar o mouse nós vamos utilizar o pyautogui.mouseDown para clicar com o botão do mouse e segurar, ou seja, pressionar o botão.

Por fim vamos movimentar até o local onde vamos soltar o arquivo, mas lembrando que ele só será solto dentro do drive que já abrimos.

# Enquanto estiver arrastando mudar para a página do Google Drive

Nessa parte vamos apenas utilizar o comando ALT + TAB para alterar as abas do computador e voltar para a janela onde temos o Google Drrive aberto.

Vamos utilizar o comando pyautogui.hotkey(‘alt’,’tab’) para poder utilizar esse comando das duas teclas com o atalho.

# Soltar o arquivo dentro do Google Drive

Essa parte é bem simples, como já estamos com o arquivo selecionado, já arrastamos para a posição correta e já estamos na página do Google Drive, vamos apenas soltar o botão do mouse com o comando pyautogui.mouseUp.

# Esperar alguns segundos

Por fim vamos esperar alguns segundos para garantir que o arquivo foi salvo dentro do drive e vamos novamente enviar um alerta ao usuário.

Nesse alerta vamos informar que o código acabou e que já pode voltar a utilizar o computador normalmente.

Conclusão da Automação de Programa ou Sistema com Python

Com isso concluímos a nossa automação de pegar um arquivo do computador e fazer um backup no Google Drive.

Lembrando que tudo o que foi feito foi utilizando a biblioteca pyautogui como se o próprio usuário estivesse mexendo no computador.

Então é sempre bom verificar cada ação para ver o que precisa, onde precisa posicionar o mouse, onde precisa escrever, o que precisa ser escrito, qual tecla tem que ser pressionada.

Qual a quantidade de tempo temos que esperar, isso é fundamental, pois alguns programas demoram mais para abrir, então é necessário verificar esse tempo para que não execute comandos que não serão executados no programa e possa gerar outra ação.

Agora é a parte principal! Praticar para que consiga executar todas as ações que precisa e automatizar seus sistemas e programas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vai começar o maior evento de Power BI da América Latina! Quer participar? Preencha seu e-mail abaixo: