Blog

Postado em em 20 de outubro de 2021

Planilha de Fluxo de Caixa no Excel [Modelo para Download]

Tão importante quanto vender produtos e serviços de excelência, é fazer o fluxo de caixa. O termo remete ao controle de todos os recebimentos, custos e pagamentos de uma empresa. Sem isso, fica inviável desenvolver e expandir uma empresa. E para te ajudar nessa tarefa, existe a planilha de fluxo de caixa.

O documento já está pronto, basta baixar, em seu computador, e começar a usar. Muito interessante, não é mesmo?

Neste conteúdo, nós vamos te mostrar todos os detalhes desta planilha: quais são suas abas, benefícios e, claro, como usá-la. Então, continue por aqui e aproveite todas as dicas da Hashtag Treinamentos!

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro — isso em relação a qualquer tipo de empresa.

É importante ressaltar que essa atividade é crucial para o desenvolvimento e manutenção dos negócios.

O controle do fluxo de caixa mantém as contas da empresa em dia, possibilita o pagamento dos custos envolvidos no próprio funcionamento dos negócios (como conta de luz, água e salários), além disso, permite que os empresários possam fazer novos investimentos.

Sem contar que, quem tem o controle total do dinheiro, ainda, consegue driblar melhor crises financeiras, não importa a natureza delas.

Vamos pensar no exemplo da crise causada pela Covid-19, ok?

Os empresários que já faziam o registro do fluxo de caixa eficiente, sem dúvidas, se saíram melhor do que aqueles que não controlavam a verba direito.

Algumas das medidas, perante a um problema como esse, são: corte de gastos desnecessários e reformulação de produtos, serviços e contratos.

Mas, se você não sabe quanto costuma gastar para manter a sua própria empresa, como vai adaptar custos e investimentos? É aqui que entra a grande importância da planilha de fluxo de caixa.

Como fazer controle de entradas e saídas do caixa?

Agora, você deve estar se perguntando: “mas, afinal, de qual forma fazer o controle do fluxo de caixa de modo prático e eficiente?

Até porque, anotar tudo em papéis ou, ainda que seja em uma tabela do computador, daria muito trabalho, certo? Fora o grande tempo que isso levaria. A solução, então, é usar a planilha de fluxo de caixa.

Nesse tipo de documento do Excel, podemos tranquilamente organizar todas as entradas e as saídas de uma determinada empresa. Mais especificamente, podemos detalhar bastante cada entrada e saída, adicionando: datas, documentos, fornecedores, clientes, contas e muito mais.

Modelo de Fluxo de Caixa Diário no Excel para Download

A melhor notícia é que você nem precisa montar a planilha de fluxo de caixa do zero.

Para te ajudar, nós criamos um documento do Excel e deixamos tudo pronto. Então, basta baixar a planilha e começar a explorá-la.

Quando usar a nossa Planilha de Controle de Caixa?

O modelo de planilha de fluxo de caixa, já pronto, é ideal para poupar tempo e poder realizar o registro das movimentações de entradas e saídas.

Ter um modelo com todas as formatações, fórmulas e lógicas já construídas ajuda bastante na implementação de um controle de caixa de uma empresa eficiente.

Além disso, toda empresa precisa fazer esse tipo de controle e isso pode ser feito por meio de um software ou via uma planilha de controle de caixa, como a que estamos disponibilizando nessa publicação.

Como usar o Modelo de Planilha de Fluxo de Caixa no Excel?

Agora que você já sabe que temos uma planilha pronta para o fluxo de caixa, vamos mostrar como ela funciona. Dessa forma, fica mais fácil aproveitar as vantagens desse tipo de documento.

Confira parte por parte:

Aba Resumo

Abaixo, temos uma imagem na qual podemos ver a aba de Resumo da nossa planilha de Fluxo de Caixa.

Nessa aba, podemos analisar as entradas, saídas e o saldo final de uma determinada conta na data desejada.

Outra análise que também podemos fazer é verificar quais foram os saldos de entradas e saídas em todas as contas cadastradas a partir de uma determinada data.

Na imagem, selecionamos o mês de janeiro e o ano de 2019, o que faz com que a planilha nos exiba todas as entradas e saídas, a partir dessa data até a data atual. Esses valores podem ser observados tanto na tabela quanto pelo gráfico ao lado.

Tabela de Movimentações
Aba Resumo da Planilha de Fluxo de Caixa

Para que a aba de Resumo possua informações a serem analisadas precisamos primeiro preencher a aba de Fluxo de Caixa com as movimentações de entradas e saídas.

Aba Fluxo de Caixa

Na tabela abaixo, podemos inserir novas linhas e preencher suas colunas com as movimentações de entradas ou saídas.

Sempre que uma linha for adicionada, as fórmulas das últimas colunas (Acumulado e Acum. (Previsão) serão arrastadas automaticamente.

A coluna de acumulado em nossa planilha fluxo de caixa vai nos mostrar qual é o saldo acumulado de todas as contas considerando apenas as movimentações com status “Pago”, ou seja, apenas o que realmente já foi concretizado.

Já a coluna Acum. (Previsão) considera não só as movimentações com status “Pago”, mas também as movimentações com status “Em aberto”.

Isto é, nessa coluna, você pode prever qual será o saldo de caixa da empresa em uma determinada data se todas as previsões até essa data realmente se concretizarem.

Tabela de Movimentações
Tabela de Movimentações

Como você pode observar na tabela acima, essa é uma planilha de fluxo de caixa diário, uma vez que você pode cadastrar movimentações de entradas e saídas independentes para cada dia.

Aba Cadastros

No modelo fluxo de caixa que estamos disponibilizando, você pode personalizar diversos campos com as opções que funcionam melhor para você.

Por exemplo, você pode cadastrar seus próprios favorecidos, centros de custo, contas e classificações. Para fazer isso, precisamos ir até à aba de Cadastros.

Nessa aba, você pode cadastrar apenas as opções que façam sentido para o seu dia a dia. Por exemplo, se você possuir mais do que três favorecidos, é possível cadastrar todos eles na coluna de Favorecidos.

Para fazer isso, basta escrever o nome do favorecido, na primeira linha em branco da coluna de Favorecidos, que ele já estará disponível para utilização na aba de Fluxo de Caixa.

O mesmo vale para todas as colunas da aba de Cadastros. Para adicionar informações, basta preencher a primeira linha em branco e, para excluir informações, basta apagar o conteúdo da célula a ser excluída (selecionar a célula e apertar Delete).

Aba de Cadastros
Aba de Cadastros

Aba Comece por aqui

Por fim, se você precisar de mais instruções para utilizar essa planilha de fluxo de caixa grátis, basta ir até a primeira aba da planilha chamada “Comece por aqui”.

Lá, também damos um passo a passo de como manusear esse controle de caixa diário grátis e explicamos como realizar o preenchimento das abas da forma correta.

Explicação da Planilha de Fluxo de Caixa
Explicação da Planilha de Fluxo de Caixa

Conclusão

Nessa publicação, nós falamos sobre o fluxo de caixa. Como vimos, esse tipo de atividade é de extrema importância para os negócios.

Na prática, significa o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Dessa forma, os empresários conseguem manter as contas em dia, fazer investimentos e, também, se sair melhor em momentos de crise.

Já para fazer esse controle, você pode usar a nossa planilha de fluxo de caixa. Basta baixar, gratuitamente, o nosso modelo de fluxo de caixa e aprender como utilizá-lo da forma correta, seguindo o passo a passo que disponibilizamos sobre cada uma das abas.

Com essa planilha, não tenha dúvidas: você vai conseguir cadastrar todas as movimentações de entradas e saídas da sua empresa e, também, analisá-las de uma forma resumida, por meio do relatório apresentado na aba de Resumo.

Caso ainda não tenha feito o download, clique aqui para baixar a Planilha de Fluxo de Caixa Diário Excel Pronta e Grátis!

Impressione com sua planilhas: conheça o curso on-line de Excel mais completo do mercado!

Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!