Blog

Postado em em 31 de março de 2022

O que é Python e por que aprender? Guia para Iniciantes

Programação Python, sistema Python, características do Python. Você não entendeu nada e estava nas nuvens quando seu amigo programador falou sobre esse programa? É hora de saber o que é Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

O que é Python?

O Python é uma linguagem de programação, como você já deve ter ouvido falar de várias outras que existem.

Só que foi desenvolvido para ser simples, fácil de aprender e muito versátil, ou seja, você vai poder utilizar essa linguagem para diversas tarefas.

Pode construir aplicativos, criar sites, desenvolver programas, criar jogos, fazer análise de dados, inteligência artificial, entre outras atividades.

Ao aprender o que é Python, você tem muitas opções. Como é uma linguagem mais fácil de aprender, é excelente para você começar no mundo da programação.

Claro que a programação Python não será a única que vai aprender, mas já é uma excelente linguagem para iniciar. O sistema Python permite o desenvolvimento e a criação de diversos programas.

Além disso, é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo e no Brasil. Ela está em constante crescimento e por consequência acaba sendo mais valorizada.

Quando você aprende a linguagem Python, o que é, percebe que ela pode ser utilizada em diversas áreas, o que pode diferenciar de outras linguagens de programação.

Outro ponto muito importante é que o mesmo código funciona em Windows, Linux e macOS, sem que sejam necessários ajustes nos códigos. Mas cuidado! As bibliotecas podem sofrer alguma alteração por conta do sistema operacional.

Entendeu o que é e para que serve Python? Percebeu o que pode ser feito em Python? Agora é hora de saber as características do Python.

Características da linguagem Python

Como aprender a programar em Python? Além de saber o que é Python, você precisa entender as principais especificações do programa.

Não importa se você quer construir inteligências artificiais, fazer análise de dados ou projetar o back-end de uma aplicação. Como entender Python sem saber suas características? Impossível.

Então, vamos resolver essa questão e apresentar as características do Python:

  • Multiplataforma: apresenta versões para diversos sistemas operacionais, sendo mantida pela Python Software Foundation (PSF).
  • Multiparadigma: é possível programar com base em diferentes estilos de programação (orientada a objetos, funcional, procedural etc.).
  • Linguagem interpretada: não gera arquivos executáveis (como acontece na linguagem C). Ela contém um interpretador responsável por traduzir o código fonte em linguagem de máquina (byte code) e enviar para o ambiente PVM (Python Virtual Machine), que executa o programa.

Quer dizer que não é possível gerar arquivos executáveis a partir do código-fonte escrito em Python? Na verdade, é, desde que você utilize ferramentas desenvolvidas por terceiros (caso da Py2exe e da PyInstaller). 

Mas isso você pode aprender depois de entender melhor a linguagem Python, o que é e como fazer a programação Python.

Você já sabe o que é Python. Viu as características do Python e como elas retratam bastante o funcionamento básico do programa.

Vamos ver agora a linguagem Python, para que serve e suas áreas de aplicação.

Para que serve? Áreas de aplicação do Python

O que pode ser feito em Python? Como funciona o programa Python? Como aprender a programar em Python? Vamos com calma! 

Para você entender o que é Python e suas aplicações, vamos apresentar as principais áreas em que o Python é utilizado. 

Nós dividimos o sistema Python em 3 grandes áreas de aplicações:

  • Análise de dados e Ciência de dados
  • Automações: automatizar tarefas chatas e repetitivas, RPA etc.
  • Desenvolvimento web (construção de sites, aplicativos, jogos e programas em geral).

Ciência de dados

A próxima vez que você se perguntar sobre linguagem Python, para que serve, você se lembrará da ciência de dados. Este é um dos campos mais populares do sistema Python.

As características do programa o torna um facilitador ao executar essa tarefa. É fácil criar scripts e utilizar suas diversas bibliotecas gratuitas. Você poderá analisar, processar e exibir os dados com clareza e eficiência.

Automações

Um profissional de tecnologia de excelência é conhecido por automatizar todas as tarefas possíveis. As automações são aliadas da produtividade e da eficiência, pois evitam erros no trabalho.

Ao aprender o que é Python, você saberá como desenvolver scripts de automação com as várias bibliotecas nativas. Elas estão disponíveis junto com a instalação do sistema Python.

Desenvolvimento web

Você sabia que, ao aprender mais sobre linguagem Python, o que é e como programar, você será capaz de desenvolver aplicações para web?

Alguns sites e aplicativos famosos foram criados em Python ou utilizam essa linguagem na construção. Quem usa o Python? Instagram, Google, Spotify, Netflix e Uber são bons – e suficientes – exemplos.

Saber as características do Python permitirá a você desenvolver desde sites simples a ERPs para empresas. 

Esses foram alguns exemplos da programação Python, mas temos certeza que você ainda descobrirá outros programas, sites, aplicativos e jogos que foram construídos com o Python.

Aprendeu de vez o que é Python? Ao entender melhor a linguagem Python, para que serve e quais são suas características, conseguiu perceber por que é uma linguagem tão valorizada? Ainda não? Então vamos lá!

Diferenciais do Python: por que é tão valorizado?

As vantagens desta linguagem de programação explicam sua valorização no mercado. Você, que está iniciando em Python, verá que é algo fácil de aprender, apresenta sintaxe intuitiva, possui uma ampla comunidade ativa e muitas bibliotecas disponíveis.

Entenda, a seguir, as vantagens de saber como entender Python e aplicar a linguagem no seu dia a dia:

  • Gratuidade: o sistema Python tem licença de uso público. Você pode instalar, utilizar e desenvolver em Python gratuitamente.
  • Portátil, multiplataforma e extensível: mencionamos que o Python roda em diversos sistemas operacionais. Além disso, possui propriedades extensíveis, com mais de 100 mil 000 bibliotecas.
  • Simplicidade e fácil aprendizado: se você está iniciando em Python, sua curva de aprendizado será relativamente baixa. A linguagem tem uma sintaxe acessível e foi criada para proporcionar agilidade e produtividade ao usuário. Por isso, é de fácil absorção.

Entendeu agora por que você precisa saber o que é Python? Se ainda falta um motivador final, vamos falar como é o mercado para programadores desta linguagem.

Como é o mercado para programadores Python?

Você está iniciando em Python, porque viu boas perspectivas de trabalho em seu mercado. Pois você está certíssimo! O mercado está aquecido, principalmente porque não temos muitos profissionais de análise de dados.

Um exemplo simples: na pandemia da Covid-19, os analistas de dados foram de suma importância para verificar as estatísticas dos casos e das mortes. Isso norteou a ação dos governos ao redor do mundo!

Pessoas com conhecimento de programação em Python certamente terão um grande diferencial no mercado. A inteligência artificial ganhou força, e precisamos de profissionais para construir lógicas para IA, proporcionando a automação de tarefas.

Quer outra prova de como entender Python é importante no mercado? Você sabe quem usa Python? Veja dois exemplos convincentes:

Google: o primeiro Crawler (robô de pesquisas) no Google foi feito em Python.

Instagram: a rede social foi desenvolvida no Django, um framework de Python. 

Além disso, outras grandes empresas utilizam Python, como Paypal e Dropbox. Tire suas próprias conclusões sobre a importância de aprender o que é Python!

Como aprender Python? Projetos práticos para iniciantes

Você está finalmente convencido de como entender Python é importante. Então, para quem está iniciando em Python, trouxemos dois projetos práticos para aprender a linguagem.

1. Automação Web com Python

Fazer automação Web com Python é algo bem simples, bom para quem está iniciando em Python.

Basicamente, aprende-se a importar bases de dados e fazer seu tratamento usando o Python e o pandas (uma das bibliotecas). Na sequência, você aprenderá a fazer a análise de dados e a calcular indicadores usando as ferramentas do programa.

E qual o exemplo prático disso? Realizar o web scraping, método automatizado de extração de dados de sites. 

2. Análise de Dados no Python

A ciência de dados é um dos campos de aplicação de Python mais famosos, como já apontamos. 

Para realizar a análise de dados, você utilizará o Jupyter (é uma IDE para programação Python). Ele é indicado pelos recursos e facilidades para trabalhar com dataframes.

Além disso, utilizaremos a biblioteca pandas para utilizar seus métodos para as análises de dados.

Um bom exemplo é orientar a tomada de decisão de uma empresa que vende camisetas. Ela está querendo aumentar as vendas. O que fazer?

A partir da análise da base de dados, você verá a soma do faturamento das vendas, o local e o tipo de camiseta. Com essas informações, o gestor poderá encontrar insights para tomar decisões.

Python Impressionador: aprenda python do básico ao avançado

Para aprender tudo sobre Python, você precisa ir além de entender o que é Python. Essa linguagem de programação tem muitas aplicações, e para tirar o melhor da ferramenta, a melhor via é a do conhecimento.

Assim, você conseguirá se destacar em qualquer empresa devido à sua programação em Python. E como fazer isso?

Com nosso curso Python Impressionador! Começamos do zero, ideal para quem está iniciando em Python, e chegamos à parte mais avançada. Ao final do curso, você conseguirá fazer projetos completos!

Tudo isso com bastante aplicação prática, em projetos reais e aplicações no mercado de trabalho!

Conclusão

Nesta aula, você aprendeu o que é Python, as características dessa linguagem de programação e suas áreas de aplicação.

Você também percebeu os diferenciais e as vantagens que a programação Python apresenta e entendeu porque ela é a melhor linguagem para começar nesse universo.

Além de fácil de aprender, é uma linguagem muito versátil que vai te permitir ir para diversos caminhos somente com ela!

Sem dúvidas, é importante se especializar em uma área e aprender novas linguagens para complementar seu conhecimento!

E caso você não tenha nenhum conhecimento de Python, temos esse minicurso que vai te auxiliar a iniciar na programação.
Quer entender melhor essa linguagem de programação? Navegue no melhor lugar para aprender sobre Python!

Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!