Blog

Postado em em 5 de setembro de 2022

9 ideias de projetos úteis para praticar Python (com aulas)

Você sabe quais projetos em Python podem impressionar empresários? Na realidade, você sabe como criar um projeto em Python? 

O programa nos dá inúmeras possibilidades de atuação. Uma delas é a análise de dados, tema em alta nos últimos anos. E você sabia que é possível criar projetos avançados em Python com essa finalidade?

Apresentamos a seguir 9 projetos interessantes Python para você aprender e se destacar no mercado de trabalho!

1. Inteligência Artificial em Ações

Já pensou em conseguir uma carteira de ações inteligente que pode otimizar seus investimentos? Se você não faz parte do universo da renda variável, pense em outro objetivo: impressionar os gestores empresariais que precisam dessa carteira!

Dentre os projetos em Python com ampla aplicação no mercado, está o uso da inteligência artificial em ações. 

Basicamente, usamos a I.A. na bolsa de valores para obter cotações de ações com o Python. Na sequência, fazemos o tratamento de dados no programa e sua análise. 

Esse é um dos projetos em Python para treinar e aprimorar suas habilidades no mercado financeiro.

2. Flappy Bird

Flappy Bird é um jogo em que o passarinho deve passar entre os canos sem bater neles. Pode parecer bobo, mas é difícil “zerar” esse jogo. Mas e se ele for um dos projetos em Python para você experimentar?

Ele é! Podemos aplicar a inteligência artificial no jogo. Tudo começa em replicá-lo utilizando a biblioteca Pygame no Python.

Usaremos uma rede neural (NEAT ou Neural Evolution Augmenting Topology) que nos permite definir as informações de entrada (configurações) e, conforme essa entrada, teremos um resultado específico.

Na prática, as redes neurais jogam o jogo com diferentes entradas até conseguir a saída “perfeita”.

Teremos diferentes configurações que reproduzem o jogo em forma de saída. Em outras palavras, o jogo progride, e a rede neural aprende jogá-lo, até o ponto em que nossa inteligência artificial não perderá mais.

Pronto. Você zerou o jogo com Python. É ou não um dos bons projetos em Python para treinar?

3. CAPTCHA

Quem nunca passou raiva com algum CAPTCHA para prosseguir com uma tarefa? Seu problema está prestes a acabar. 

Um dos projetos em Python para iniciantes é exatamente quebrar CAPTCHA com o programa. 

A ideia por trás desse projeto é bem simples: automatizar a ação de preencher CAPTCHA com a inteligência artificial Keras, uma aplicação Deep Learning.

Outra finalidade de utilizar projetos em Python é remover os ruídos das imagens para identificar as letras do CAPTCHA.

A remoção de ruídos nas imagens com Python será feita utilizando alguns métodos de tratamento no Python com auxílio da biblioteca opencv e da biblioteca de imagem Pillow.

Aceita esses desafios Python iniciante? Maravilha, mas nada de burlar sistemas para fazer algo de errado, beleza?

4. Automação Web

A automação web é um dos projetos em Python que entrega muito valor aos gestores empresariais. Isso porque o profissional passa a executar tarefas com muito mais rapidez e produtividade.

A finalidade da automação web é buscar automaticamente dados de um site. Com ela, você pode fazer pesquisas, raspagem de redes sociais, comparação de preços de produtos, elaboração de listas de empregos e muito mais.

E, neste projeto, como iniciar o Python? Tudo começa com a instalação do Selenium, que é uma biblioteca do programa que possibilitará essa automação. Na sequência, você precisa baixar o webdriver, e por aí vai.

5. Análise de Dados

Imagine que seu chefe te pediu para dar uma olhada em uma base de dados enorme e “ver se dá pra tirar algo de lá”. Antes de se desesperar, já avisamos que esse é um dos desafios Python iniciante que você enfrentará. Mas não se preocupe.

A análise de dados é um dos projetos em Python mais importantes atualmente. É uma prática que fornece insights de negócios, o que faz com que esse profissional seja muito valorizado no mercado.

Para fazer projetos em Python para treinar a análise, você precisará do Jupyter. Depois de importar a base de dados para o programa com a biblioteca pandas, é só utilizar métodos específicos para fazer alguns tratamentos e análises.

6. Criação de Sites com Flask

Criar sites com Flask é mais um dos possíveis projetos em Python. Eu diria que é um dos projetos em Python intermediários se você não tiver muita experiência. No entanto, não é difícil!

Para começar, você deve instalar e importar a biblioteca Flask. O comando para a criação do site já virá na sequência, sem muitos problemas.

Esse projeto, para o qual utilizaremos o PyCharm, pode ter diversas finalidades em seu trabalho.

7. Ferramenta de Cadastro

As ferramentas de cadastro podem ser utilizadas em sua empresa e em seus projetos pessoais. Você pode construí-las com Python, sabia?

Esses projetos em Python para treinar dependem do uso do PyCharm, da biblioteca tkinter (para interface gráfica no Python) e da biblioteca datetime.

A partir do momento em que você aprende a fazer esses projetos interessantes Python, poderá criar cadastros para materiais, funcionários etc.

É possível modificar e diversificar a ferramenta, com mais ou menos opções ou botões.

8. Automação de Instagram

“Trabalho junto com uma equipe de marketing. Quais projetos fazer em Python?”. A automação do Instagram é um exemplo! 

Com ele, você consegue escolher imagens, criar textos inéditos e postar automaticamente no aplicativo. Além de ajudar na produtividade da equipe, você se torna bem diferenciado no mercado de trabalho. 

Nestes tempos de vida digital, é um dos projetos em Python para treinar e aperfeiçoar.

9. Cobranças Automáticas por E-mail

Realizar cobranças automáticas por e-mail? Seria esse o sonho do setor financeiro de uma empresa? 

Talvez! E você pode realizar projetos avançados em Python com essa finalidade! Ao invés de fazer o controle de forma manual, seu e-mail de cobrança vai automaticamente para os clientes.

Tudo isso utilizando o Jupyter (editor) e as ferramentas bibliotecas pandas, datetime e pywin32!

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!