Nessa aula vamos te mostrar como instalar o pacote Anaconda Jupyter para que você possa iniciar a programação de Python nessa IDE!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Nessa aula eu vou te mostrar como instalar o pacote Anaconda para que você possa utilizar o Jupyter para programar em Python.
Mas eu vou te mostrar também, uma forma alternativa caso você não queira utilizar essa primeira opção!
Você que está iniciando com a programação em Python deve estar se perguntando qual IDE utilizar para poder programar.
Nesse post nós vamos te mostrar como instar o Jupyter Notebook no seu computador para que possa iniciar a programação em Python!
Vamos ao post que a instalação é bem rápida e simples e logo estará pronto para começar!
Nesse post vamos te mostrar como instalar o Pacote Anaconda que já contém o Jupyter, mas tem várias outras bibliotecas e recursos já inseridos para que você não tenha que ficar instalando separadamente depois.
Agora vamos a como Instalar Jupyter Notebook, primeiro basta ir ao no Google e buscar por Anaconda e entrar no primeiro link.
Ou pode ir direto ao site www.anaconda.com que vai conseguir acessar o conteúdo também.
Dentro do site vamos entrar na guia Products e em seguida em Individual Edition.
Você pode clicar no botão de Download que aparece logo ao rolar um pouco a página ou pode ir direito quase que ao final da página para acessar a parte de download.
Aqui você vai poder escolher o arquivo de acordo com o sistema operacional que utiliza e logo abaixo eles disponibilizam versões mais antigas caso precise delas.
Ao baixar basta executar o instalador e ir passando até chegar na parte de instalação. A única parte em que vai precisar alterar é o local onde vai fazer a instalação do programa.
Mas caso esteja satisfeito pode passar por essa parte também sem alterar nada.
OBS: É possível que a instalação demore um pouco até porque o programa é um pouco pesado e vai depender da máquina que está utilizando.
Na parte final após a instalação podemos desmarcar as duas caixas para que não abra o tutorial e o arquivo de ajuda.
Feito isso podemos ir ao menu iniciar do Windows (que é o meu caso) e escrever Jupyter.
Aqui já teremos o arquivo instalado, caso não apareça talvez seja necessário reiniciar sua máquina. Se mesmo após reiniciar não aparecer reinstale o programa instalando para todos os usuários da máquina.
Assim que clica no Jupyter ele vai abrir uma tela preta (abaixo).
E vai abrir uma janela no seu navegador para que possa acessar os arquivos e começar com a programação.
IMPORTANTE: Essa janela preta, tem que ficar aberta enquanto estiver utilizando o Jupyter, pois se você fechar quer dizer que está desligando-o.
OBS: Caso a aba no navegador não tenha sido aberta você pode copiar o último link que está na tela preta e colar no seu navegador.
Essa é a página que será aberta. Aqui você pode notar que temos todas as pastas do seu computador e pode acessar qualquer uma delas para criar o seu arquivo.
OBS: Na parte superior do seu Jupyter vão ter apenas 3 abas, a aba Nbextensions é para inserir o preenchimento automático no Jupyter que já vai te auxiliar bastante. Nós temos um post aqui no canal mostrando como fazer esse procedimento que já vai te ajudar, basta clicar aqui!
OBS: Outro post bem interessante já que está começando agora é um que mostramos os atalhos do Jupyter para que você possa aumentar sua produtividade, basta clicar aqui para acessar essa publicação!
Dentro da parte New que fica no canto superior direito podemos criar tanto uma pasta (folder) quanto um arquivo do Python para começar a trabalhar.
Depois de criar sua pasta, caso queira, já pode criar um arquivo notebook para começar a escrever.
Pronto! Agora você já conseguiu instalar e está pronto para utilizar o Jupyter para a programação em Python!
Agora eu vou te mostrar uma forma alternativa de instalar o Jupyter para que você possa começar a programar em Python e fazer seus projetos!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Você está com dificuldade de instalar o Jupyter? Instalou, mas não está funcionando? Ou até mesmo não quis utilizar o método anterior? Se liga nas dicas que preparei para te ajudar!
Geralmente para instalar o Jupyter fazemos isso pelo pacote do Anaconda que é o processo padrão, mas é possível que você não consiga instalar por esse método padrão.
Então vou te ensinar uma maneira de fazer essa instalação de uma forma alternativa.
Uma Dica Importante!
Não faça o download usando a internet de uma empresa, isso pode fazer com que seja sugerido a você o pacote feito para empresas que não é gratuito!
Lembrando que as vezes a internet do seu trabalho pode estar bloqueada para acessar o site ou até mesmo para fazer o download do programa!
Como Instalar o Python?
Me acompanhe, vamos começar seguindo o passo a passo para a instalação do Python!
Abra o site do Google e pesquise por python download.
Pode acessar o primeiro link, após as propagandas, que já é o site do próprio Python!
Essa é a página oficial para Download do Python. Clique no botão (Baixe o Python) para iniciar a instalação.
A versão do programa que vai ser baixado depende da época que você fizer a instalação, portanto a versão que você está visualizando pode ser diferente da que foi mostrada na imagem.
Após baixar o programa e abri-lo você vai se deparar com a janela abaixo. Antes de clicar em Install Now (Instalar Agora) você precisa marcar as duas caixas que ficam na parte inferior dessa janela.
Com essas duas opções você vai garantir o privilégio de administrador ao instalar o Python. Essa opção permite a instalação com esse privilégio para que não tenha problemas ao instalar em um computador que tenha mais de um usuário.
A segunda caixa é para garantir que o seu computador vai reconhecer a pasta onde o Python será instalado como um local onde ele pode rodar códigos.
Com as caixas selecionadas você já pode dar início a instalação clicando em Install Now!
Vamos confirmar se a instalação deu certo?
É muito simples:
Abra a aba de pesquisa do seu computador e procure por Prompt de Comando.
O Prompt de comando vai abrir aquela tela preta com alguns códigos. No final da última linha você vai escrever python em letra minúscula e pressionar a tecla Enter. Como na imagem abaixo.
Feito isso será dado início a instalação do programa. Quando finalizar procure por este sinal >>> no final do código, se encontrar, ótimo, significa que deu certo! Tanto a instalação quanto a parte de adicionar o Python nas variáveis!
Agora nos próximos passos eu vou te mostrar como instalar o Pandas e o Jupyter.
Se não aparecer este símbolo no final (>>>) e ao invés disso apareceu a mensagem abaixo, significa temos algumas correções a fazer, mas não se preocupe, é simples.
IMPORTANTE: Vale ressaltar que nesse exemplo escrevemos de uma forma “errada” de propósito para que você possa visualizar qual é o erro que vai aparecer quando for escrever de fato “python” para fazer a instalação do programa.
Se isso acontecer fique tranquilo, é só seguir o passo a passo que eu vou te mostrar aqui!
Saia do Prompt de comando escrevendo na última linha o texto exit ().
Abra o explorador de arquivos do seu computador, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione a opção Propriedades.
Clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SISTEMA, vai abrir uma caixinha, clique na aba AVANÇADO depois vá para VARIÁVEIS DE AMBIENTE.
OBS: Se fizer isso no Windows 11 vai abrir já na janela de Sistema e dentro dela em Especificações do dispositivo você vai encontrar a opção Configurações avançadas do sistema.
É aqui que você encontra o Path (quando você fez a instalação do Python o Path deveria ter sido editado).
Se você escreveu Python no Prompt de comando e ele não reconheceu significa que o Path (caminho) não foi editado, mas podemos fazer isso manualmente em um passo a passo simples.
Selecione o Path e clique em editar.
Agora pesquise por Python em seu computador, quando você encontrar, ao invés de abrir, clique em cima dele com o botão direito do mouse e vá na opção Abrir Local do Arquivo.
Cuidado, se for um atalho você deve clicar com o botão direito em cima do atalho e novamente ir Abrir Local do Arquivo!
Como saber o local certo?
No local correto deve existir tanto o arquivo PYTHON.EXE quanto a pasta SCRIPTS. Agora só o que precisa fazer é inserir o caminho do Python.exe e da pasta Scripts no PATH.
Clique em cima de Python.exe e na barra superior copie o caminho indicado.
OBS: Para obter o caminho você pode também clicar no arquivo com o botão direito e ir em propriedades, lá já vai ter o caminho completo do arquivo.
Vá na caixinha o Path onde você selecionou editar e clique em NOVO.
Cole o caminho do Python.exe no espaço que vai surgir logo abaixo do último código e dê OK, Repita a operação para a Pasta Scripts.
Sugiro que quando concluir este passo a passo reinicie seu computador para garantir que o processo vai funcionar corretamente e que o computador vai entender o caminho que foi inserido.
Agora é só verificar no Prompt de comando novamente. Ao abrir o Prompt escreva python e pressione a tecla enter. Feito isso você vai conseguir visualizar o símbolo >>> que indica que a instalação foi feita de forma correta.
Certo, agora que a instalação do Python foi concluída, será feita a instalação automática do pip.
Com o pip instalado, você vai poder utilizá-lo para fazer a instalação do Jupyter. Para isso basta escrever pip install notebook no prompt de comando.
Pronto! Ele já vai começar a instalação do Jupyter.
Como o Pandas é uma biblioteca muito utilizada na parte de análise de dados e utilizamos em diversos vídeos, vamos aproveitar para fazer a instalação dessa biblioteca. Assim que terminar a instalação do Jupyter vai aparecer novamente o pip.
Agora para finalizar, você pode escrever pip install pandas numpy openpyxl (tudo em letra minúscula) no prompt de comando para finalizar a instalação.
Feito isso vamos dar início a instalação do Pandas, do numpy e do openpyxl que são bibliotecas muito úteis dentro do Python para análise de dados!
Pronto, a partir desse momento você já está com seu computador todo configurado para usar o Python e o Jupyter.
Sempre que quiser utilizar o Jupyter, basta abrir o prompt de comando e escrever jupyter notebook.
Feito isso o Jupyter será aberto e você já está pronto para começar a programar!
Se ainda assim você não conseguir rodar o programa, observe que aparece no prompt de comando um link para você. Selecione o link e aperte o botão direito do mouse, isso dentro do prompt vai copiar essa informação. É o mesmo que utilizar o atalho Ctrl+C.
Nessa aula eu te mostrei duas maneiras para fazer a instalação do Jupyter para que você possa iniciar a programação em Python.
A primeira maneira foi fazendo a instalação do Pacote Anaconda e a segunda foi uma Forma Alternativa a essa, que é padrão.
Agora com uma dessas opções você já vai conseguir instalar o editor de códigos Jupyter para começar a programar em Python!
Agora é partir para a prática no Python! Aqui no blog nós já temos vários posts sobre o assunto, então caso queira dar uma olhada caso tenha algum assunto que já te agrada basta clicar aqui e começar a sua jornada!
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.