Blog

Postado em em 26 de fevereiro de 2022

Empresas Grandes que Usam Python

Você sabia que existem empresas grandes que usam Python? O Python é realmente uma linguagem de programação muito utilizada!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Quais Empresas Gigantes que Usam Python

Hoje nós vamos ter uma aula um pouco diferente sem programação! Isso mesmo, hoje eu quero falar sobre quais empresas usam Python e alguns cases de Python que deram certo!

Vou falar sobre empresas grandes e conhecidas que utilizam Python, pois algumas pessoas acham que não é possível escalar ou fazer grandes projetos com Python.

Uso do Python em Empresas

Um ponto que é muito importante é que nenhuma dessas grandes empresas vai utilizar uma única tecnologia, ou seja, nenhuma delas vai utilizar exclusivamente o Python ou qualquer outra linguagem.

Sempre vão utilizar mais de uma até porque certos projetos e processos são mais fáceis de serem criados em uma determinada linguagem de programação.

Então não faz sentido fazer algo complexo sendo que você pode fazer o simples para resolver um problema.

Python no Google

O Python é uma das grandes linguagens do Google, e aqui já segue uma curiosidade. O primeiro Crawler no Google foi feito em Python.

Um Crawler é basicamente um robô que faz pesquisas e ajuda o Google a trazer os resultados corretos quando você faz uma busca.

O Google tinha uma frase assim: “Python Where we can, C++ where we must”. Traduzindo seria utilizar Python sempre onde der e quando for muito necessário vamos utilizar o C++ (que também é uma linguagem de programação).

Como o Python é uma linguagem simples, os códigos ficam mais limpos, é uma linguagem intuitiva… então as pessoas acabam gostando de programar em Python.

Nesse caso eles faziam isso e quando não desse para utilizar o Python iria recorrer ao C++.

Python no Instagram

O Instagram foi desenvolvido no Django, que é um framework de Python. Que nada mais é do que um conjunto de ferramentas dentro do Python feito para criação de sites.

O Instagram é uma das maiores aplicações de Python no mundo, então de fato mostra que o Python consegue ser uma linguagem escalável!

O Python ajudava muito o time de engenharia/tecnologia em uma lógica do Instagram, que era “Do the simple thing first”.

Que traduzindo é, faça a coisa simples primeiro. Até porque se o método simples resolver o problema não tem por que complicarmos.

Se você quer ir do ponto A até ponto B e consegue fazer isso de forma fácil, qual o motivo de complicar isso?

Python no Quora

Você pode não conhecer esse nome, mas é uma empresa também muito famosa, e ela decidiu utilizar o Python ao invés do PHP por exemplo.

No link abaixo eu vou deixar a explicação do próprio site deles, do motivo que eles deram para utilizar o Python ao invés do PHP e quais os desafios tecnológicos que tiveram.

https://www.quora.com/Why-did-Quora-choose-Python-for-its-development-What-technological-challenges-did-the-founders-face-before-they-decided-to-go-with-Python-rather-than-PHP

Com isso você pode notar que o Python é sim muito utilizado em grandes empresas. Vou deixar mais um link aqui de algumas empresas que utilizam o Python.

Nesse site você vai encontrar também as vantagens de utilizar o Python e 16 companhias globais que usam o Python.

https://trio.dev/blog/companies-using-python

Mais um link muito importante que eu quero deixar aqui para você dar uma olhada são dos 10 mitos de Python para empresas.

Vale muito a pena ler esses mitos até para você tirar algumas dúvidas que tem em relação a segurança do Python, escalabilidade, velocidade e muito mais.

https://medium.com/paypal-tech/10-myths-of-enterprise-python-8302b8f21f82

Para finalizar vou deixar um link com vários casos de sucesso com Python.

https://www.python.org/about/success/

O Python também é utilizado no Paypal (isso mostra como é seguro) e também no DropBox que você provavelmente já utilizou! Não esqueça de ver o link com as 16 companhias que utilizam o Python.

Com isso você pode tirar suas próprias conclusões sobre o Python e o que você achava dele, tenho certeza de que essas informações vão mudar sua visão do Python.

Vale lembrar que independente da linguagem é importante sempre ler sobre o assunto, ver onde a linguagem já foi aplicada, quais são os benefícios.

Dessa forma você sabe por onde começar e depois por qual caminho pode seguir para se especializar e aprender ainda mais.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei empresas gigantes que usam o Python e como essa linguagem de programação é muito utilizada em todo o mundo.

Deixei inclusive alguns links muito interessantes para que você possa visualizar 16 companhias globais que usam o Python, inclusive a própria NASA.

E ainda deixei outro link sobre os 10 mitos de Python que vão te ajudar a tirar algumas dúvidas que você tinha sobre o Python!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!