Na aula de hoje eu quero te mostrar uma ferramenta que vai aplicar uma função em todos os itens de uma lista, é o map no Python!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Você sabe para que serve map no Python ou como usar o map no Python? Não sabe nem do que eu estou falando?
Pode ficar tranquilo que nessa aula eu vou te explicar com isso funciona e ainda vou te mostrar uma aplicação prática no Python!
O map vai aplicar uma função em cada item de uma lista de itens, ou seja, é um for com uma chamada da função para aplicá-la a cada item da sua lista.
Aqui temos a criação de uma função bem simples, que vai apenas adicionar um “imposto” de 10% em um preço da lista.
Agora imagine que você queira aplicar essa função em todos os elementos dessa lista. De cara já pode pensar em utilizar a estrutura de repetição for.
Agora vamos a utilização do map para aplicar uma função nos itens de uma lista.
Essa é a estrutura do map e é bem mais simples do que você estava pensando. Vai utilizar o map com a função desejada e a lista em que vai aplicar.
Então o map vai pegar cada elemento dessa lista e vai aplicar a função.
IMPORTANTE: Isso só vai funcionar para elementos que o map pode percorrer, pois ele pega os elementos e joga eles como argumento da função, então sua função também precisa tem um valor de entrada.
Você deve ter notado que o resultado não saiu exatamente como esperado e recebemos um map object. Isso acontece porque ele não vem com um formato de lista.
Então para resolver esse problema basta utilizar o list para transformar isso em uma lista.
Temos o mesmo resultado com menos linhas de código e de forma bem mais simples.
Lembrando que estamos utilizar o editor de Python Jupyter, pois ele já tem algumas bibliotecas que não vamos precisar instalar, então facilita o processo.
Agora vamos para o nosso exemplo prático que é bem similar ao exemplo que mostrei, nós vamos calcular o preço com juros, mas dessa vez vamos utilizar uma base de dados no Python.
E para importar essa base de dados vamos utilizar o pandas, que é uma biblioteca para análise de dados.
Nessa parte inicial estamos apenas importando a base de dados para dentro do Python e utilizamos o display para mostrar essa base.
Por fim vamos utilizar o list + map para adicionar o imposto na coluna de preço unitário, pois é nela que vamos querer adicionar esse imposto.
Com isso já vamos poder visualizar a nova coluna que foi criada já com os 10% a mais do imposto.
OBS: Você vai notar que esse procedimento é muito rápido de ser feito, mesmo com quase 10.000 linhas de informação.
Nessa aula eu te mostrei como utilizar o map no Python e como ele pode facilitar o seu trabalho na hora de aplicar uma função para uma lista de itens.
É uma forma mais fácil e rápida do que utilizar a estrutura FOR para essa atividade. Agora é só praticar para fixar o que aprendeu na aula de hoje!
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?