Blog

Postado em em 13 de janeiro de 2022

Enumerate no Python – Loop com Índices

Você sabe como criar loop com índices no Python? Então eu vou te ensinar a utilizar a estrutura enumerate no Python para criar esse loop!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Estrutura Enumerate no Python

Você sabe o que é o enumerate no Python? Na aula de hoje eu vou te mostrar como essa estrutura funciona e como ela pode te auxiliar na sua programação.

Essa estrutura vai percorrer uma lista com índices, ou seja, você vai pegar o índice do item além da informação desejada dessa lista.

Loop com Índice no Python

Essa estrutura vai permitir percorrer não só uma lista, mas qualquer estrutura “iterable”, ou seja, algo que você pode percorrer.

Então vamos ter listas, dicionários, tuplas… Isso quer dizer, vamos poder percorrer um conjunto de informações no Python.

Estrutura FOR para trazer o índice de uma lista
Estrutura FOR para trazer o índice de uma lista

Aqui nós temos duas listas, uma delas com o nome dos vendedores e outra com a quantidade de vendas de cada um deles.

Só que a ideia é obter o nome do vendedor e a quantidade de vendas que aquele vendedor fez.

Então nós podemos utilizar a estrutura de repetição FOR no Python para trazer os nomes dos vendedores, ou ainda podemos utilizar essa estrutura com o tamanho dessa lista para trazer tanto o nome quanto as vendas.

Só que dessa forma nós temos que fazer o procedimento de pegar o tamanho da lista e fazer a estrutura de repetição utilizando esse tamanho para obter tanto os vendedores quanto as vendas.

Agora nós vamos fazer a repetição com índices no Python utilizando o enumerate para obter o mesmo resultado sem precisar trazer o tamanho da lista com uma linha extra de código.

Estrutura enumerate
Estrutura enumerate

Ainda vamos utilizar o FOR, mas aqui vamos ter a repetição com índices no Python, então ao utilizar o enumerate dessa forma o Python vai trazer em primeiro lugar o índice daquela informação e depois a informação desejada.

Então teremos os índices em uma estrutura de repetição dentro da primeira variável (pode ser qualquer uma, não precisa ser necessariamente a letra “i”).

E a segunda variável é a informação de dentro da lista que está percorrendo, que nesse caso é o nome do vendedor.

IMPORTANTE: Dentro da estrutura enumerate ele sempre vai retornar o índice e depois a informação deseja nessa ordem. Então sempre terá primeiro o índice, isso é muito importante para que você não troque as informações e troque suas variáveis.

BÔNUS

Como bônus vamos deixar a estrutra Zip no Python, que funciona de forma parecida com a enumerate, mas aqui nós vamos poder trazer 2 elementos de duas listas diferentes.

Então não vamos precisar trazer o índice, nós vamos trazer o primeiro elemento de duas listas separadas.

Estrutura Zip
Estrutura Zip

Nesse exemplo estamos trazendo o primeiro elemento da lista de vendedores e o primeiro elemento da lista de vendas, depois vamos repetir até acabar a lista.

Conclusão do Enumerate no Python

Nessa aula eu te mostrei como usar a estrutura enumerate no Python que vai te auxiliar a percorrer um conjunto de informações e trazer além dos dados o índice desses dados.

Então você já vai poder trazer essas 2 informações de forma fácil e rápida. E para completar te mostramos ainda como funciona a estrutura zip que é bem parecida, mas traz elementos de 2 listas diferentes.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!