Blog

Postado em em 27 de dezembro de 2019

Gráfico Dente de Serra no Excel para Controle de Estoque

Nessa publicação vamos ver um pouco mais sobre o Grafico Dente de Serra como fazer! Esse é um grafico de estoque, isto é, muito utilizado para controlar estoques de produtos, podendo checar os mínimos e máximos.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é o Gráfico Dente de Serra?

Esse é um gráfico muito utilizado para representações de estoque, ou seja, temos como analisar o estoque máximo e o estoque mínimo para um determinado produto e com isso podemos tomar algumas decisões.

 

Quando utilizar um gráfico desse tipo?

Vamos utilizar esse gráfico sempre que quisermos analisar principalmente estoques, pois esse gráfico nos mostra o máximo e o mínimo que aquele produto tem e ao longo do tempo será possível tomar algumas decisões para que não tenhamos muito estoque, nem estoque de menos.

Portanto é uma ótima ferramenta para análise de estoque ao longo do tempo, até porque dá ao usuário uma visão de como aquele estoque se comporta durante o tempo, e com isso é possível ajustar para que sempre fique da melhor maneira possível.

 

Como utilizar o Gráfico Dente de Serra?

Antes de ir diretamente para o gráfico temos que analisar a tabela e completá-la para que possamos criar o gráfico baseado nela.

 

Tabela inicial de estoque para o Gráfico dente de serra

Tabela inicial de estoque para o Gráfico dente de serra

 

Essa é a tabela inicial, nela temos o estoque inicial, mínimo e máximo para cada mês. Então inicialmente temos 400 unidades de um produto qualquer e a partir desse valor vamos preencher a tabela com os valores de mínimo e máximo baseado na quantidade que foi vendida e em seguida na quantidade que foi comprada.

 

Obtendo o estoque mínimo do primeiro mês

Obtendo o estoque mínimo do primeiro mês

 

O primeiro passo é descobrir qual o mínimo do estoque para o primeiro mês. É um cálculo bem simples, basta pegar a quantidade inicial e subtrair da quantidade que foi vendida naquele mesmo mês.

 

Obtendo o estoque máximo do primeiro mês

Obtendo o estoque máximo do primeiro mês

 

O segundo passo é calcular o máximo do estoque para o mesmo mês. Agora basta pegar o valor do mínimo e somar a quantidade comprada neste mesmo mês.

Feito isso teremos o cálculo de mínimo e máximo para o primeiro mês. Para calcular os outros meses basta selecionar as duas células C3 e C4, copiá-las e em seguida selecionar da célula C5 até C14 e colar.

 

Copiando as fórmulas para as outras células

Copiando as fórmulas para as outras células

 

Agora temos a tabela completa com os valores de mínimo e máximo de estoque para cada um dos 6 meses que estão sendo analisados.

Com a tabela preenchida podemos então criar o gráfico. Para isso vamos selecionar os dados da célula B2 até a célula C14, feito isso basta ir até a guia Inserir. Nesta guia vamos até a parte de gráfico de Dispersão e então selecionar a opção Dispersão com Linhas Retas e Marcadores.

 

Selecionando o gráfico de dispersão

Selecionando o gráfico de dispersão

 

Ao selecionar essa opção o gráfico será criado, no entanto vamos fazer algumas modificações para que o gráfico fique melhor apresentável.

Vamos remover o título, as linhas verticais e as linhas horizontais, para isso basta clicar uma única vez em cada um desses elementos e deletar com a tecla delete.

 

Gráfico Dente de Serra construído (sem título e linhas de grade)

Gráfico Dente de Serra construído (sem título e linhas de grade)

 

Desta forma temos um gráfico menos “poluído” e mais fácil de analisar os dados.

Nessa aula conseguimos aprender como construir um Gráfico Dente de Serra que é um ótimo gráfico para análise de estoque. É possível observar que fica mais fácil a análise dos mínimos e máximos durante um período, e com essa análise o usuário poderá tomar algumas decisões para aumentar ou diminuir seu estoque em determinadas épocas.

Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Está precisando de um curso de Excel, VBA ou Power BI no Rio de Janeiro ou em Niterói? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador