Blog

Postado em em 14 de outubro de 2020

Função FORMAT no Power BI para Datas Customizadas

Função FORMAT no Power BI

Nessa publicação vamos ver como criar formatações personalizadas de data utilizando algumas ferramentas e a função FORMAT no Power BI!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Para que serve a função FORMAT no Power BI?

Serve para fazer uma formatação personalizada no Power BI. Ela serve para formatar números, datas e horas em formatos numéricos, datas e horas específicos pré-definidos ou criados pelo usuário.

Como usar a Função FORMAT no Power BI?

No post de hoje vamos mostrar como utilizar a formatação personalizada de datas no Power BI para deixar seus gráficos e medidas muito mais customizados. É uma dica interessante para quem quer mostrar os dados de outra forma.

Para que a gente consiga customizar o formato de números no Power BI vamos precisar utilizar a Format Power BI. A função FORMAT no Power BI vai nos permitir criar formatos de data personalizados. Por exemplo, vamos conseguir separar datas em bimestres, trimestres, quadrimestres ou semestres em vez de mostrar apenas o mês.

No vídeo e no exemplo utilizado no post, temos importadas para o Power BI duas tabelas: a de Vendas de uma empresa, com as colunas SKU, Quantidade Vendida, Loja, Data da Venda, Preço do Produto, Faturamento, Marca, Categoria; e a tabela Calendário, onde temos todos os dias dos anos em que temos vendas. Queremos mostrar as vendas por mês e trimestre ao longo dos anos e ver quanto a empresa faturou com suas vendas.

OBS: Essa segunda tabela (de Calendário), você pode gerar de forma automática e nós já ensinamos em outra videoaula.

Abaixo temos duas visualizações pré-prontas, mostrando o Faturamento de Vendas por Mês e Ano (esquerda) e o Faturamento por Trimestre e Ano (direita). Observe:

Mas parece que essas visualizações não estão muito intuitivas ou não estão expostas da melhor maneira possível para o usuário ou quem vê o dashboard. Veja que a data mostrada no gráfico à esquerda aparece como o primeiro dia do mês daquele ano específico, e na direita o primeiro mês do trimestre daquele ano específico. Mas não é exatamente isso que queríamos mostrar inicialmente.

Para mudar isso, precisaremos utilizar a função Format, que irá nos proporcionar uma formatação personalizada de datas no Power BI. Em seguida demonstramos nos passos 1 e 2 como utilizaremos essa função.

1) Mês-Ano

Para mostrar apenas o mês respectivo de uma data, e “tirar” da visualização os dias, precisaremos de uma nova coluna na nossa tabela de Calendário.

Para isso, precisamos ir na segunda guia do Power BI (Dados), selecionar a tabela de Calendário (botão esquerdo), clicar com botão direito em qualquer coluna dessa tabela e ir em Nova coluna.

Após isso, daremos um nome para a nossa coluna de “Mês-Ano” e aplicaremos a fórmula para essa coluna com a função Format da seguinte maneira:

Mês-Ano = FORMAT(Calendario[Início do Mês], “MMM-YYYY”)

Onde:

– MMM nos dará o mês daquela data com os 3 primeiros caracteres (jan, fev, mar…)

– YYYY nos dará o ano com 4 dígitos (2020,2021…)

2) Trimestre-Ano

Para mostrar o trimestre respectivo de uma data, e “tirar” da visualização os dias (nesse caso o primeiro dia do trimestre), precisaremos de uma nova coluna na nossa tabela de Calendário, assim como no passo 1.

Para isso, precisamos ir na segunda guia do Power BI (Dados), selecionar a tabela de Calendário (botão esquerdo), clicar com botão direito em qualquer coluna dessa tabela e ir em Nova coluna.

Após isso, daremos um nome para a nossa coluna de “Mês-Ano” e aplicaremos a fórmula para essa coluna com a função Format da seguinte maneira:

Trimestre-Ano = FORMAT(Calendario[Início do Mês], “TQ-YYYY”)

Onde:

– T significará a letra T mesmo, porque para o Power BI ela não significa nada

– Q significará o trimestre (em inglês, “quarter”) e será exposto apenas como 1, 2, 3 ou 4.

– YYYY nos dará o ano com 4 dígitos

 

3) Ordenar Mês-Ano e Trimestre-Ano

Voltando para a nossa primeira guia do Power BI (Relatório), vemos que os gráficos estão já da forma correta pela função Format, mas eles não estão da forma correta (ordem cronológica), e sim postos em ordem alfabética (abril, agosto, dezembro…), e não é assim que queremos que nossas visualizações fiquem.

Por que isso acontece?

Porque as colunas que a gente criou (Mês-Ano e Trimestre-Ano) estão classificadas como texto, porque são colunas personalizadas. Então, precisamos dizer para o Power BI como ela deve ser ordenada, se não ele vai ordenar por ordem alfabética.

Como fazer isso?

Para resolver essa questão, precisamos clicar (botão esquerdo) na coluna de interesse (a que queremos ordenar), e após ir em Ferramentas de coluna (nas versões antigas, Modelagem), e optar por Classificar por coluna. Em seguida deve escolher a coluna que deve servir de orientação para a nossa coluna de interesse, que nesse caso vai ser a coluna Início do Mês, que tem as datas em ordem cronológica.

Agora, voltando à guia de Relatório, temos as visualizações exatamente como queríamos, os meses e trimestres organizados perfeitamente. Veja:

FORMAT Power BI

FORMAT Power BI

Saber quando utilizar a formatação personalizada no Power BI pode tornar seus relatórios bem mais intuitivos e fáceis de serem analisados e compreendidos. Se você gostou dessa dica, continue acompanhando nossos canais de conteúdo, tanto o Blog quanto nosso canal do Youtube para aprender mais! Até!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: