Blog

Postado em em 22 de maio de 2020

Formulário de Cadastro no Excel (SEM VBA)

Nesse post vou te ensinar como você pode criar um formulário de cadastro no Excel de forma bem fácil e sem precisar usar nada de VBA!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que é um Formulário de Cadastro no Excel?

Um formulário no Excel é uma forma de facilitar o preenchimento de informações sem que o usuário tenha que ir até o final de uma tabela para preencher as informações tendo que analisar o cabeçalho de cada coluna para o preenchimento correto.

Então o formulário é uma forma de facilitar esse preenchimento inserindo um formulário para que o usuário preencha de forma mais fácil e mais intuitivo. É bem parecido com formulários de papel que as vezes preenchemos com os nomes indicando cada uma das opções

 

Quando utilizar essa ferramenta?

Vamos utilizar um formulário no Excel quando for necessário fazer um cadastro recorrente de informações de forma com que o usuário possa executar isso mais facilmente e sem que ocorram trocas de informações.

O mais importante deste formulário que vamos ensinar é que não será necessária a utilização do VBA (Visual Basic for Application) que é a linguagem de programação do Excel.

 

Como criar o Formulário de Cadastro no Excel?

Primeiramente vamos analisar uma tabela comum em que vamos efetuar a aplicação deste formulário para facilitar o cadastro de informações.

 

Tabela de dados

Tabela de dados

 

É possível observar que temos uma tabela com algumas informações. Algumas vezes pode não ser cômodo ao usuário descer até a última informação preenchida para que possa inserir novas informações, por este motivo vamos fazer a utilização de um formulário, para facilitar esse processo.

O primeiro passo é transformar essas informações em tabela, neste caso já temos ela dessa maneira, no entanto caso o usuário tenha os dados que não estão formatados como tabela basta selecionar todas as informações (basta selecionar uma célula qualquer da tabela e pressionar as teclas CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO), em seguida basta ir até a guia Página Inicial e selecionar a opção Formatar como tabela.

Feito isso basta o usuário escolher uma das opções padrões já sugeridos pelo Excel que terá os dados formatados como tabela.

 

Opção para formatar como tabela

Opção para formatar como tabela

 

Feito isso já estamos prontos para iniciar a inserção do formulário dentro do ambiente Excel para que o usuário possa utilizá-lo. Para inserir/habilitar esse formulário o usuário deverá ir até a seta que se encontra na parte superior esquerda do Excel e selecionar a opção Mais Comandos.

 

Personalizando a barra de ferramentas

Personalizando a barra de ferramentas

 

OBS: Caso o usuário não encontre essa opção poderá ir até a guia Arquivo, em seguida em Opções e por fim selecionar a opção de Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

 

Ao selecionar essa opção será aberta uma nova janela para que o usuário possa personalizar essa barra de ferramentas.

 

Selecionando a opção de Formulário para adicionar

Selecionando a opção de Formulário para adicionar

 

Na parte de Escolher comando em vamos selecionar a opção Todos os Comandos, em seguida basta procurar a opção Formulário. Encontrada essa opção vamos selecionar a opção Adicionar.

Depois basta pressionar OK para que a opção seja adicionada a barra de ferramentas. Agora o usuário poderá verificar que na barra de ferramentas apareceu um novo símbolo que é exatamente o do formulário.

 

Ferramenta de formulário adicionada

Ferramenta de formulário adicionada

 

Agora o usuário terá o formulário habilitado no Excel e não terá que repetir esse processo, esse ícone ficará na barra de ferramentas até que o usuário o remova.

Para utilizar o formulário basta clicar em qualquer célula dentro da tabela e em seguida clicar na opção de formulário.

 

Janela do formulário - Formulário de Cadastro no Excel

Janela do formulário

 

Feito isso o formulário será aberto dividindo as informações que o usuário tem das colunas em linhas para facilitar o preenchimento. Caso o usuário queira cadastrar uma nova informação basta clicar em Novo que os campos ficarão em branco para que ele insira as informações.

 

Preenchendo com as novas informações

Preenchendo com as novas informações

 

Feito isso basta pressionar Enter que o Excel já vai cadastrar automaticamente essa nova informação dentro de cada uma das colunas da tabela corretamente.

 

Nova informação inserida na tabela - Formulário de Cadastro no Excel

Nova informação inserida na tabela

 

Dentro do formulário temos uma barra de rolagem, o usuário pode clicar nas setas ou rolar ela para que consiga visualizar todos os funcionários que têm cadastrado dentro da tabela. Desta forma o usuário poderá excluir um funcionário de sua escolha e o melhor de tudo é possível fazer uma busca baseada em um critério.

Para a busca basta selecionar a opção Critérios e inserir o critério desejado no campo escolhido. Neste caso vamos verificar os funcionários com salário maior do que R$5.000,00.

 

Inserindo um critério de busca

Inserindo um critério de busca

 

Feito isso basta clicar na opção Localizar próxima que o Excel vai mostrando as pessoas que estão dentro dos critérios selecionados.

 

Localizando o próximo funcionário com o critério escolhido - Formulário de Cadastro no Excel

Localizando o próximo funcionário com o critério escolhido

 

Desta forma é possível encontrar rapidamente um funcionário com esses critérios e assim verificar todas as informações dele sem precisar buscar dentro da tabela.

Nesta aula foi possível aprender a como criar um formulário sem a utilização do VBA de forma fácil e rápida para que os usuários possam cadastrar novas informações, excluir informações já existentes e até mesmo procurar por informações baseado em alguns critérios.

Você já viu nossos conteúdos gratuitos que disponibilizamos além de nosso curso de Excel? Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?