Blog

Postado em em 29 de setembro de 2021

Divisão no Excel: Como Fazer de Forma Simples e Rápida!

As operações simples de Matemática são mais úteis do que se imagina. A quase todo o tempo, precisamos usar as fórmulas de soma, divisão, subtração e multiplicação. Para facilitar a sua rotina, preparamos este conteúdo focado em como fazer divisão no Excel. 

Apesar do destaque ser essa fórmula, também vamos falar sobre as outras bem comuns no dia a dia. 

Ou seja, dá para perceber que este conteúdo está simplesmente imperdível. Então, continue a sua leitura e aproveite as dicas!

Quer impressionar seu chefe, crescer profissionalmente e ser promovido com frequência? Então, conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

Como fazer as operações básicas de matemática no Excel

divisão no excel operacao basica

Não há como negar: as operações básicas de Matemática, como: soma, subtração, multiplicação e divisão estão presentes em muitos momentos. 

No dia a dia profissional, por exemplo, as contas servem para calcular: 

  • vendas de produtos
  • custos com manutenção; 
  • salários; 
  • descontos na folha de pagamento; 
  • metas mês a mês;
  • pagamento de fornecedores;
  • entre outros aspectos.  

Em algumas ocasiões, é até tranquilo fazer esses cálculos no papel mesmo. Mas, quando se tem uma rotina cheia de tarefas, as contas já precisam ser otimizadas. 

A solução, então, é usar o Excel. No programa da Microsoft, é possível aplicar os mais variados cálculos por meio das fórmulas. 

É isso o que vamos ver melhor nos próximos tópicos. Veja como fazer divisão no Excel, além de outros tipos de cálculos!

Como somar no Excel

Quem deseja fazer um cálculo de soma no Excel, pode usar justamente a fórmula da SOMA mesmo. 

Para isso, em uma linha em branco, digite: =SOMA(células onde estão os números que você precisar somar). Então, por exemplo, poderia ficar: =SOMA(B2:B50). 

O próximo passo é só dar o enter e conferir o valor. 

Além disso, sabia que existe outro modo ainda mais simples? 

Para aplicá-lo, você só precisa selecionar as linhas ou colunas onde estão os números a serem contabilizados, e clicar em “Função”, no menu do Excel, depois, em “Soma”. 

Pronto, o valor já aparecerá para você. 

Como subtrair no Excel

Outra operação básica de matemática, muito comum no Excel, é a da subtração. 

Assim como a da soma, esta também é fácil de usar. O que você pode fazer é seguir a lógica de “célula-célula”. 

Por exemplo, vamos supor que tenhamos uma tabela com valores de recebimentos e despesas de uma empresa, ok? 

Na coluna A, estão os recebimentos, já na coluna B, estão os valores de saída. 

Pois bem! Nesse caso, basta fazer, por exemplo: =B3-B4. Depois, é só dar o enter e verificar o valor.

OBS: Para a subtração nós não temos uma função específica como SOMA para poder subtrair, então você deve subtrair as informações manualmente ou adaptar a função SOMA com um sinal negativo para subtrair mais de uma informação ao mesmo tempo.

divisão no excel como multiplicar

Como multiplicar no Excel

Antes ainda de falarmos como fazer divisão no Excel, vamos ver como trabalhar com multiplicação. 

Para isso, você pode usar o seguinte: multiplicar os mesmos números dentro de uma mesma célula, se for o caso. 

Exemplo: =5*10*10 (e apertar o enter para ter o resultado). 

Ou, ainda, multiplicar números que estão em linhas ou colunas diferentes. Exemplo: =A2*B2*C2

Observação: como dá para notar, o asterisco (*) é o que impõe a multiplicação.

Além de utilizar o * para multiplicar você pode utilizar a função MULT (ou PRODUTO se sua versão do Excel for mais antiga).

Dessa forma vai poder multiplicar mais de um item ao mesmo tempo =MULT(A1;A2;A3) ou atém mesmo multiplicar um intervalo inteiro como fazemos com a soma =MULT(A1:A10).

Como fazer divisão no Excel

Agora, sim, falar sobre divisão no Excel. 

Assim como a subtração a divisão não tem uma função específica para dividir, então você pode utilizar a barra (/) entre os números =A1/A2 ou =10/2 por exemplo.

Uma outra opção seria adaptar a função MULT (ou PRODUTO) para poder fazer a divisão, visto que essa operação é oposta a da divisão.

Para fazer a divisão de vários valores você poderia escrever =A1/A2/A3/A4/A5, no entanto se você tiver 100 números que precisa dividir em sequência esse método seria inviável. Já imaginou você tendo que selecionar todos os 100 valores?

Uma possibilidade que falei anteriormente é utilizando a função MULT para isso!

Nesse caso nós vamos pegar o primeiro valor e dividir pela multiplicação de todos os outros, ficando assim: =A1/MULT(A2:A5). Dessa forma você vai ter exatamente o mesmo resultado, só que de forma muito mais rápida e eficiente.

Aprenda outras fórmulas e funções do Excel 

Viu só como fazer divisão no Excel é realmente bem simples? Sem dúvidas, muito mais fácil e rápido do que calcular no papel. As outras contas também são simples. 

Além disso tudo, precisamos lembrar que o Excel é uma caixinha de surpresas, isso quer dizer que as mais variadas funções são permitidas no programa

Para explorar e aproveitar muito tudo, basta começar a praticar. 

Nesse sentido, você pode contar com o curso 100% online da Hashtag Treinamentos. Assista às videoaulas e treine diariamente, logo, você se tornará um expert em Excel

Todo o conteúdo do curso foi pensado e feito para pessoas de todos os níveis, ou seja, do mais básico ao avançado. E como tudo é virtual, dá para estudar em qualquer hora e lugar.

Outro ponto importante que não podemos esquecer: quanto mais conhecimentos tiver, mais fácil você pode ser promovido e crescer no mercado profissional. 

Muito interessante, não é mesmo?

Conclusão

Neste conteúdo, você viu como fazer divisão no Excel.

Mesmo não tendo uma função específica para divisão é possível utilizar a função de multiplicação (MULT ou PRODUTO) para obter o resultado de divisão de forma rápida sem muito trabalho!

Muito mais do que isso, nós também mostramos como calcular: soma, subtração e multiplicação. 

Gostou das dicas?

Lembrando que, com o curso da Hashtag Treinamentos, dá para aprender muito mais. Não perca mais tempo e faça a sua matrícula! 

Também continue acompanhando os posts e videoaulas disponíveis aqui no blog da Hashtag Treinamentos! 

Quer impressionar seu chefe, crescer profissionalmente e ser promovido com frequência? Então, conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!