Blog

Postado em em 9 de julho de 2020

SOMARPRODUTO no Excel

Você conhece as mais diversas aplicações da função SOMARPRODUTO no Excel? Não? Sem problemas… Muita gente também não sabe o que essa função pode fazer!

Nessa publicação vamos explorar várias de suas aplicações com exemplos práticos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é a função SOMARPRODUTO no Excel?

Essa função como o próprio nome já diz faz o somatório de um produto, ou seja, isso diminui o trabalho com que o usuário tem e evita com que ele precise criar uma coluna com os produtos (multiplicações) e em seguida tenha que utilizar outra fórmula para somar esses valores.

Quando utilizar essa fórmula?

Vamos utilizar a função SOMARPRODUTO no Excel sempre que o usuário precisar somar diversas multiplicações que tenha em uma tabela sem que precise criar uma coluna adicional com os produtos e em seguida tenha que somar esses valores.

Como utilizar a função SOMARPRODUTO no Excel?

Inicialmente temos que analisar os dados para verificar como podemos utilizar essa função para facilitar na obtenção de um valor total.

Tabela de dados

Tabela de dados

Neste caso temos uma tabela de vendas com a quantidade e preço unitário de cada um desses itens, no entanto se quisermos saber o valor total das vendas teríamos que inicialmente preencher a coluna D para obter o total de cada um dos itens e em seguida somar esses valores.

Para preencher a coluna D é bem simples, será necessário simplesmente multiplicar a quantidade de cada item pelo seu respectivo preço unitário.

Fórmula para obter o total de cada item

Fórmula para obter o total de cada item

Feito isso basta replicar a fórmula para as demais células.

Resultado do valor total de cada item

Resultado do valor total de cada item

Com essas informações seríamos capazes de calcular a soma utilizando a fórmula SOMA para somar da célula D2 até a célula D8.

Somando o valor total de todos os itens com a fórmula SOMA

Somando o valor total de todos os itens com a fórmula SOMA

Teríamos então o resultado do valor total de todos os itens dentro da tabela, no entanto para evitar a utilização de uma coluna extra e da fórmula SOMA, podemos utilizar a fórmula SOMARPRODUTO diretamente.

Fórmula SOMARPRODUTO

Fórmula SOMARPRODUTO

Essa fórmula precisa apenas dos intervalos que serão multiplicados e em seguida somados, portanto, para reproduzi o mesmo cálculo que foi feito bastaria selecionar o intervalo de quantidade e o intervalo de preço para que o cálculo seja feito.

Fórmula SOMARPRODUTO com os argumentos

Fórmula SOMARPRODUTO com os argumentos

Com essa fórmula não é necessário o uso da coluna D e temos exatamente o mesmo resultado de forma mais rápida e eficiente sem a necessidade de inserir mais informações dentro da tabela.

Resultado da fórmula SOMARPRODUTO

Resultado da fórmula SOMARPRODUTO

Vamos ver outro exemplo para verificar outras aplicações dessa fórmula. Neste exemplo vamos querer fazer a soma do produto somente das linhas que estão realçadas, ou seja, somente dos produtos da Marca A.

Tabela para somar por marca

Tabela para somar por marca

Isso quer dizer que com essa fórmula podemos não somente somar o produto, mas incluir algumas condições para esse cálculo.

OBS: É importante salientar que dentro da fórmula SOMARPRODUTO é possível trocar a vírgula pelo *, ou seja, podemos trocar a separação de matrizes pela própria multiplicação. O Excel vai entender da mesma forma que precisa multiplicar essas informações e depois somar, no entanto isso vai possibilitar com que o usuário consiga inserir algumas condições.

Fórmula para somar o produto com uma condição

Fórmula para somar o produto com uma condição

A primeira parte da fórmula é a mesma, ou seja, vamos multiplicar a coluna de quantidade pela coluna de preço unitário, mas desta vez utilizando o símbolo da multiplicação (*). Neste caso vamos atribuir um terceiro argumento que é exatamente a condição para esse cálculo, que é quando o valor da coluna B seja igual ao que temos na célula B10, que neste caso é a Marca A.

Resultado da soma total da Marca A

Resultado da soma total da Marca A

Desta forma temos somente o somatório dos produtos da marca A, que é a marca que está na célula B10. Para explicar o funcionamento disso podemos selecionar o intervalo da coluna B e pressionar a tecla F9, desta forma será possível ver que o Excel considera como FALSO o que não for igual a marca selecionada, e por consequência atribui o valor de 0, ou seja, o produto daquela linha fica como zero.

Verificando o resultado da matriz de condição - SOMARPRODUTO no Excel

Verificando o resultado da matriz de condição

Por conta dessas atribuições da matriz de verdadeiro e falso é que o Excel consegue fazer o somatório do produto corretamente.

Para o próximo exemplo vamos ver que é possível calcular as quantidades de cada marca utilizando a mesma fórmula, mas utilizando somente a coluna de quantidade e marca.

Obtendo a quantidade de itens por marca

Obtendo a quantidade de itens por marca

Portanto teremos só a quantidade dos itens da marca selecionada.

Resultado da quantidade de itens da Marca A

Resultado da quantidade de itens da Marca A

Outra possibilidade que temos é de adicionar mais condições dentro dessa soma de produtos, portanto podemos somar o total da Marca A que tem uma quantidade acima de 25.

Calculando o total com duas condições - SOMARPRODUTO no Excel

Calculando o total com duas condições

Portanto o resultado dessa soma de produtos será somente das duas linhas que estão realçadas.

Resultado do total com duas condições

Resultado do total com duas condições

Para finalizar vamos ver um último exemplo onde podemos verificar o total de duas marcas diferentes, ou seja, vamos conseguir somar o total de marcas diferente ainda utilizando a fórmula SOMARPRODUTO.

Cálculo do total de duas marcas em conjunto - SOMARPRODUTO no Excel

Cálculo do total de duas marcas em conjunto

Da mesma forma que vimos como é a matriz de verdadeiro e falso para uma condição apenas, desta forma o Excel vai somar essas matrizes para ter uma só e considerar como verdadeiro a marca que for igual a B ou igual a C.

Resultado da soma de duas marcas, B e C

Resultado da soma de duas marcas, B e C

Nesta aula foi possível observar as diversas funcionalidades da fórmula SOMARPRODUTO que aparentemente parece bem simples e apenas tem a função de somar os produtos.

Essa fórmula tem diversas aplicações e consegue ainda fazer essa soma de forma condicional, portanto ao invés de utilizar a fórmula SOMASE para obter essas informações através de uma coluna auxiliar de valor total podemos obter esses valores diretamente da fórmula SOMARPRODUTO.

Hashtag Treinamentos

Você sabe o que é o Nível Impressionador do nosso Curso de Excel? É um nível que está acima do avançado! Quer saber mais? Só clicar no link!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Aprenda a se destacar na sua empresa apenas com o Excel! Na Jornada do Excel vamos te ensinar a impressionar com as suas planilhas!