Blog

Postado em em 7 de maio de 2024

Pip não é reconhecido como um comando Python – Como Corrigir

Aprenda como corrigir o erro pip não é reconhecido como um comando! Esse é um erro muito comum, e nesta aula vou te mostrar algumas formas de lidar com ele.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Pip não é reconhecido como um comando no Python – Como Corrigir

Na aula de hoje, quero te mostrar como corrigir o erro pip não é um comando reconhecido no Python.

Esse é um erro muito comum, principalmente quando você está iniciando seus estudos em Python. Seja ao configurar o Python pela primeira vez no seu computador, ao iniciar um novo projeto ou ao criar um novo ambiente virtual.

Por isso, nesta aula, vou te apresentar 7 maneiras de resolver o erro do pip no Python. Assim, você poderá voltar a programar e continuar seus estudos e trabalhos, sem que esse erro apareça novamente.

Então, quer aprender a resolver de uma vez por todas seus problemas com pip no Python? Vem comigo que eu vou te ensinar o passo a passo de como resolver isso!

O que é o erro pip não é reconhecido como um comando?

O pip é um gerenciador de pacotes do Python que nos permite instalar novas bibliotecas e funcionalidades dentro da instalação padrão do Python no seu computador.

Comando pip

Quando você instala o Python no seu computador, precisa configurá-lo para que esse comando, e os demais comandos do Python, possam ser executados diretamente do prompt de comando e do terminal do seu editor.

Caso não seja configurado corretamente, sempre que você tentar instalar uma biblioteca no Python via pip, o erro pip não é reconhecido como um comando interno irá aparecer no prompt de comando do seu computador ou no terminal do editor de códigos.

1ª Solução – Abrindo um Terminal Novo

Um dos casos em que podemos nos deparar com o erro do pip no Python é quando tentamos executá-lo diretamente no terminal padrão que aparece ao iniciarmos algum editor de códigos ou IDE, como o VS Code ou o PyCharm.

Então, a primeira forma de solucionar esse problema é abrir um novo terminal dentro desses editores de código.

Com o projeto já aberto e o arquivo Python selecionado, adicionamos um novo Command Prompt.

Abrindo um Terminal Novo

Feito isso, você poderá executar o comando normalmente.

2ª Solução – Reabrindo o Projeto

Uma segunda opção para resolver esse problema, caso o pip ainda não seja reconhecido, é fechar e reabrir o projeto no seu editor de código.

Então, você salva as alterações que foram feitas, fecha o programa e abre novamente. Isso irá reiniciar toda a estrutura do editor de códigos.

Feito isso, abra um novo terminal e tente executar o pip novamente.

3ª Solução – Criando um Novo Projeto

Se mesmo com as soluções 1 e 2, seu problema continuar, você pode criar um projeto novo.

Isso porque é possível que, no momento da criação e configuração do seu projeto, algo tenha saído errado, ocasionando assim esse problema com o pip no Python.

Nesse caso, uma forma rápida e prática para resolver o problema do pip é criando e configurando um projeto novo dentro de uma nova pasta.

4ª Solução – Adicionando o Python às Variáveis de Ambiente

Se após as soluções anteriores o erro continuar, pode ser possível que seja um problema relacionado às variáveis de ambiente do seu computador.

Durante o processo de instalação do Python, existe a opção Add python.exe to PATH. Essa opção é o que garante que o Python será adicionado às variáveis de ambiente do seu computador.

opção Add python.exe to PATH

Na prática, ao marcar essa opção, você conseguirá executar os comandos de pip e Python dentro dos terminais do seu computador.

Caso você não tenha marcado essa opção no momento da instalação, ou não recorda se marcou, então você precisará adicionar manualmente o Python às variáveis de ambiente.

Para isso, abra o menu Iniciar e busque por Variáveis de ambiente e acesse a opção Editar as variáveis de ambiente do sistema.

Editar as variáveis de ambiente do sistema

Na janela que será aberta, clique em Variáveis de Ambiente.

Variáveis de Ambiente

Dentro dessa tela, selecione a variável Path, que determina os caminhos onde o terminal deve buscar para executar um comando. Selecione essa variável e clique em Editar.

selecione a variável Path

Dentro do Path é essencial que você tenha as variáveis referentes ao Python e ao Script dele registradas.

Caso essas variáveis não estejam presentes, clique em Novo e indique o caminho completo correto para cada uma.

variáveis referentes ao Python e ao Script

Para localizar o Python no seu computador, por padrão, ele deve estar localizado em uma pasta semelhante à da imagem acima.

Para copiar o caminho no seu computador, abra o disco local, depois selecione o seu usuário e acesse a pasta AppData. Caso essa pasta não esteja sendo exibida, ela pode estar oculta.

Para exibir pastas ocultas no seu computador, clique em Opções.

Opções

Dentro das Opções, selecione Modo de Exibição e marque Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas. Depois basta Aplicar e clicar em Ok.

Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas

Feito isso, a pasta AppData deve ficar visível para você. Dentro dela, acesse a pasta Local, depois Programs e procure pela pasta do Python. Nessa pasta, você encontrará a versão do Python que você tem instalada em seu computador.

versão do Python que você tem instalada

Abra essa pasta e copie todo o caminho até ela. Essa é a primeira variável que você precisa adicionar dentro do Path.

caminho do Python

Além disso, dentro da pasta da sua versão do Python, você encontrará uma pasta chamada Scripts. Copie o caminho até ela também e adicione como a segunda variável do Path.

caminho do Scripts

Feito isso, clique em Ok, feche o projeto e reinicie o computador. Depois que o computador reiniciar você pode abrir novamente o seu projeto e executar o comando pip, que ele deve funcionar.

5ª Solução – Reinstalando o Python

Se mesmo após adicionar as variáveis de ambiente, o erro pip não é reconhecido como um comando continua, então a melhor alternativa é desinstalar o Python do seu computador e reinstalá-lo.

Lembre-se de, na hora de fazer a instalação, marcar a opção Add python.exe to Path, garantindo assim a instalação correta do Python com as variáveis definidas no Path.

6ª Solução – Comando python -m pip

Em alguns casos, apesar do comando pip não ser reconhecido, pode ser que o comando Python seja.

Nesses casos, você pode tentar executar o pip através do comando python -m pip.

Comando python -m pip

Esse método pode ajudar a contornar falhas no reconhecimento do comando pip. Então, sempre que você for instalar uma biblioteca, precisará utilizar o comando python -m pip.

Para alguns casos, pode ser necessário utilizar python3 -m pip como alternativa.

7ª Solução – Ativando o Ambiente Virtual

Até agora, lidamos com soluções gerais a respeito do pip dentro do seu computador. Porém, em alguns casos, o pip funciona corretamente, mas quando você inicia um novo projeto em um ambiente virtual, ele passa a apresentar erro.

Esse problema com o pip dentro do ambiente virtual pode estar relacionado ao reconhecimento do ambiente virtual por parte do editor de códigos.

As primeiras soluções são parecidas com o que já vimos anteriormente, como fechar e reabrir o projeto, ou criar um projeto novo com um novo ambiente virtual.

Mas caso esse procedimento não solucione o seu problema, então podemos partir para a nossa sétima solução, que é garantir que o ambiente virtual ativado é o correto para aquele projeto.

Em alguns casos, os editores de código reconhecem e até indicam que existe um ambiente virtual ativo, porém não o ativam corretamente.

Para garantir a ativação correta, podemos fazer isso manualmente. Basta, com seu projeto aberto, abrir um novo terminal.

Nesse terminal, utilizaremos o comando dir para visualizar todas as pastas que estão presentes nesse diretório.

Ativando o Ambiente Virtual

E com o comando cd, vamos navegar para a pasta do ambiente virtual. No meu caso, o nome dessa pasta é .venv, ela pode ter um nome diferente no seu computador dependendo de como você criou.

Navegando pelas pastas

Dentro da pasta .venv, vamos acessar a pasta Scripts.

Navegando pelas pastas

E nela, executaremos o comando activate.

Ativando o ambiente virtual

Isso garantirá que o ambiente virtual correto do seu projeto esteja ativo.

Com isso feito, você pode executar o comando cd .. até voltar para a pasta inicial do seu projeto.

voltar para a pasta inicial do projeto

E agora você conseguirá executar normalmente o comando pip dentro do seu ambiente virtual.

No entanto, vale lembrar que o ambiente virtual permanecerá ativado apenas na sessão atual. Ao abrir novos terminais ou ambientes, a ativação deve ser repetida.

Conclusão – Pip não é reconhecido como um comando no Python

Na aula de hoje, eu te mostrei 7 formas diferentes de resolver o erro pip não é reconhecido como um comando.

Você aprendeu como lidar com o problema do pip no Python de formas diferentes e até mesmo dentro do ambiente virtual.

Dessa forma, você conseguirá programar e continuar seus estudos e trabalhos com Python sem mais problemas e sem que esse erro apareça. Assim, quando se deparar com esse erro, você saberá como resolvê-lo.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Excel e virar uma referência na sua empresa?
Inscreva-se agora no Excel Impressionador!