Blog

Postado em em 3 de agosto de 2022

Dicionário do Power BI – Aprenda os Termos Usados no Power BI

Hoje eu quero te mostrar um dicionário do Power BI para que você aprende os termos utilizados e não fique mais perdido!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Hoje eu vou te mostrar um dicionário do Power BI para te mostrar os termos mais usados no Power BI.

Esses são os termos mais comuns do Power BI que você provavelmente já ouviu ou ainda vai ouvir falar, então é bom que já vai saber o que significa.

São termos bem utilizados que se você vai trabalhar ou trabalha com Power BI você vai lidar com isso de forma bem frequente.

Vamos falar sobre: Power BI Desktop, ETL (Extract Transform and Load) Relacionamentos no Power BI, Tabela fato, Tabela dimensão, DAX (Data Analysis Expressions), Coluna calculada, Medida, Power BI Online, Power BI Serviço, Power BI Free, Power BI Pro, Power BI Premium e Power BI.

Claro que temos outros diversos termos do Power BI, mas esses são os mais comuns e mais utilizados, então é bom que já tenha uma breve noção desses termos.

BI (Business Intelligence)

Segundo o próprio Power BI define, o BI ajuda as organizações a analisar dados históricos e atuais, para que possam descobrir rapidamente insights práticos para a tomada de decisões estratégicas.

O Power BI é uma ferramenta de inteligência de negócios que torna isso possível, por fazer o processamento dos conjuntos de dados em (possíveis) várias fontes e apresentar as descobertas em formatos visuais fáceis de entender e compartilhar com os usuários.

O processo geralmente é dividido em algumas etapas:

  • ETL (do inglês: extract, transform, load; do português: extrair, transformar e carregar)
  • Modelagem
  • Cálculos
  • Visualização em Dashboard
  • Compartilhamento para Análises/Decisões em grupos

Power BI Desktop

O Power BI é uma ferramenta de tratamento e visualização de dados desenvolvida pela Microsoft, e é a mais popular do mercado nacional e internacional.

Segundo a própria empresa, com o Power BI, “conecte-se e visualize os dados usando a plataforma unificada e escalonável para BI (business intelligence) corporativo e por self-service, a qual é fácil de usar e ajuda você a obter insights mais aprofundados sobre os dados”.

O Power BI Desktop é o programa da Microsoft, que você pode utilizar de forma offline, no seu computador. Ele será responsável por construir os relatórios que posteriormente serão publicados de forma online.

ETL -> Extract, Transform and Load

Traduzido do inglês: extract, transform, load: extrair, transformar e carregar.

As ferramentas de BI geralmente utilizam do método ETL para agregar dados estruturados e não estruturados de várias fontes.

Esses dados são então transformados e remodelados, se preciso, antes de serem armazenados em um local central, para que os aplicativos possam facilmente analisá-los e consultá-los como um conjunto de dados abrangente.

Power Query -> ETL

É dentro do Power Query que você poderá tratar esses dados importados da forma não-ideal, que eles passem para a forma ideal ou desejada.

Lá você pode fazer, com alguns passos e ferramentas com grande potencial, a transformação dos dados que seriam necessários em muitos passos e ações no Excel. Ou seja, é o ambiente onde acontece o ETL.

Uma vez tratados os dados, o conjunto de informações vai ficar moldado da forma ideal dentro do Power BI para serem utilizados pelo programa, sem alterar a conformação dos dados da fonte.

Tabela Fato

Tabela fato é a tabela no Power BI com uma quantidade enorme de linhas, e que representa os fatos de uma empresa, que podem se repetir ou não.

Dicionário do Power BI

Tabela Dimensão

A tabela dimensão é a tabela que vai auxiliar a tabela fato com dados complementares ou explicativos, e que possui informações que não se repetem.

Dicionário do Power BI

Relacionamentos

Com os relacionamentos, as tabelas fato e dimensão são conectadas, propriamente falando.

Dessa forma, as informações são trocadas, e permitem filtros a serem feitos, interpretando todas as informações em conjunto.

Geralmente se conectam informações de tabela dimensão (com uma informação) com tabela fato (informações diversas, repetidas em várias linhas).

DAX -> Data Analysis Expressions

DAX (Data Analysis Expressions – Expressões de Análises de Dados) é a linguagem das fórmulas dentro do Power BI.

As fórmulas DAX permitem um trabalho mais completo de análise de dados, possibilitando que cálculos sejam feitos nas bases de dados inseridas no Power BI.

Coluna Calculada

A coluna calculada é a coluna que é criada para fazer alguma operação matemática dentro do Power Query, criando mais uma coluna na consulta importada. A conta vai expor, em cada linha, resultado da conta matemática, utilizando outra(s) coluna(s) como base de cálculo.

Com as colunas calculadas, você pode adicionar novos dados numa tabela já inserida no arquivo a ser trabalho.

Medida

Digamos agora que queremos ter o faturamento total da empresa com todas as vendas.

Concorda que esse número é um único número e não faz sentido tê-lo em várias linhas (numa coluna) na tabela?

É aí que entra a nossa medida. Um valor único, representado/definido por um cálculo específico.

Power BI Online, Power BI Pro, Power BI Free, Power BI Premium

Temos dois “ambientes” para o Power BI: Power BI Desktop e o Power BI Online.

O Power BI Desktop é o aplicativo que temos para computador (que tem versão mobile para celular), onde produzimos os relatórios, que serão publicados na web.

Acontece que o programa Power BI Desktop é de fato todo gratuito. Então, nesse programa você poderá utilizar os recursos disponíveis sem custo algum; de forma offline você pode montar os relatórios.

O Power BI Online é o ambiente do Power BI em nuvem, onde ficarão os relatórios publicados e armazenados que você fez pelo aplicativo (Power BI Desktop) de forma offline. Lá você consegue ver, editar, compartilhar os relatórios prontos com outras pessoas.

Para publicar um dashboard online, você precisará ter uma conta empresarial. Em outro post nós ensinamos como criar essa conta e publicar um dashboard no ambiente do Power BI Online.

Além disso, temos uma diferença entre versões do Power BI: a versão Power BI Free, que é a gratuita, e a versão Power BI PRO, que é a versão paga.

O que tem um custo é a licença PRO Power BI, que é um diferencial que vamos ver apenas na versão Power BI Online, que é um ambiente onde podemos analisar, publicar e compartilhar relatórios com outras pessoas da empresa.

Conclusão – Dicionário do Power BI

Para falar um pouco sobre o Dicionário do Power BI te mostrei alguns conceitos como:

Até a próxima, Impressionadores! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI toda semana!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!