Blog

Postado em em 14 de outubro de 2021

Curso Básico de Dashboard Aula1

Hoje nós vamos dar início ao Curso Básico de Dashboard Aula1 onde vamos te ensinar em 4 aulas a criar um dashboard irado!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Curso Básico de Dashboard no Excel

Nos vamos iniciar hoje um curso básico de dashboard para que você que ainda não sabe nada de Excel saiba como criar dashboard Excel do zero!

Um dashboard é um relatório mais visual onde você vai poder apresentar todas as suas informações resumidas com gráficos, tabelas, imagens…

Isso tudo para deixar sua apresentação mais profissional e tirar um pouco do aspecto de Excel, então você vai conseguir criar o seu próprio dashboard!

Como Criar Dashboard no Excel

O nosso objetivo é fazer a criação de um dashboard completo para que você possa ter uma análise profissional dos seus dados.

Então vamos transformar sua base de dados (tabela com informações) em um dashboard com gráficos, filtros e informações úteis de forma resumida e prática para o usuário final.

Dashboard que será criado
Dashboard que será criado

Esse é o dashboard que nós vamos construir. Como você pode notar é muito mais fácil fazer uma análise dos produtos, desempenho e pagamento em um formato gráfico.

Isso porque é muito mais visual e intuitivo, agora imagine você tendo que fazer todas essas análises apenas olhando aquela tabela repleta de informações, não seria muito viável não é mesmo?

O nosso primeiro passo vai ser transformar como tabela a nossa base de dados, que é onde temos todas as informações.

Base de dados
Base de dados

Isso vai ser necessário para que possamos partir para o segundo passo que é a criação da tabela dinâmica.

Tabelas dinâmicas
Tabelas dinâmicas

Aqui nós vamos criar 5 tabelas dinâmicas, 3 serão para os produtos A, B e C (separadamente). A quarta tabela vai ser referente ao total por mês de todos os produtos.

E a última tabela dinâmica é referente aos pagamentos em boleto, dinheiro e cartão. Cada uma dessas tabelas vai trazer um resumo das informações que nós temos na base de dados.

OBS: A tabela dinâmica serve para que você consiga criar um resumo gerencial no Excel de forma fácil e rápida para poder analisar seus dados sem que tenha que utilizar funções dentro do Excel. E por ser dinâmica você pode alterar facilmente o tipo de análise quando precisar!

Assim conseguimos ter uma visualização mais fácil dos produtos, do total desses produtos e dos pagamentos deles.

Essas são informações que vamos utilizar para colocar no nosso dashboard nas próximas aulas!

Conclusão do Curso Básico de Dashboard Aula1

Nessa primeira aula nós trabalhamos com a formatação de tabela no Excel e com tabelas dinâmicas que serão essenciais para a criação do nosso dashboard.

Na próxima aula vamos dar continuidade para que você possa construir seu primeiro dashboard mesmo que não saiba nada de Excel.

Então enquanto isso já pode ir praticando o que aprendeu para fixar todo o conhecimento!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!