Blog

Postado em em 19 de janeiro de 2021

Formatar como Tabela no Excel – Ferramenta Essencial

Formatar como Tabela

A Ferramenta Formatar como Tabela no Excel é uma ferramenta muito importante dentro do Excel e hoje vamos te mostrar como usá-la!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Ferramenta Formatar como Tabela Excel

Você provavelmente já ouvir falar dessa famosa ferramenta, que é simples, mas que tem um efeito e aplicação MUITO importante dentro do Excel.

Ela não vai apenas deixar seus dados mais bonitos e organizados, mas vai te proporcionar algumas outras facilidades no programa.

Uma dessas facilidades é automatizar fórmulas e formatos, ou seja, quando você inserir novos dados o Excel vai manter essa formatação para essas novas informações!

E aí, já está gostando dessa ferramenta? Então fica com a gente que vamos te mostrar mais detalhes dessa ferramenta e algumas aplicações dela!

Ferramenta Formatar como Tabela no Excel

Por mais que seja uma ferramenta muito fácil de utilizar, ela vai proporcionar algumas melhorias e facilidades dentro das suas planilhas.

Então vamos ao encontro dessa ferramenta. Ela fica disponível na guia Página Inicial dentro da seção de Estilos.

Ferramenta formatar como tabela
Ferramenta formatar como tabela

Ao selecionar seus dados e clicar nessa ferramenta o usuário poderá visualizar alguns modelos padrões que o próprio Excel já disponibiliza para que possam ser utilizados sem nenhuma alteração.

Estilos de formatação padrão
Estilos de formatação padrão

Caso o usuário não queira nenhum desses estilos ele pode ir em Novo Estilo de Tabela e criar a sua própria tabela personalizada.

Logo que o usuário formata como Tabela e/ou cria uma Tabela Dinâmica você verá que é habilitada a opção de Inserir Segmentação de Dados no Excel.

Essa é uma opção que fica disponível tanto para Tabela quanto para Tabela Dinâmica e permite com que o usuário faça um filtro de uma forma mais dinâmica e fácil.

Desta forma consegue fazer uma filtragem utilizando apenas botões com as informações selecionadas, o que facilita na criação de um dashboard.

Segmentação de dados
Segmentação de dados

Para entender melhor esse recurso tanto de Segmentação de Dados quanto de Linha do Tempo (disponível em tabelas dinâmicas) temos um post exclusivo deste assunto:

Linha do Tempo e Segmentação de Dados em um Gráfico Dinâmico.

Resultado da formatação de tabela
Resultado da formatação de tabela

Ao formatar como Tabela (estilo azul com linhas alternadas neste caso) é possível observar que já temos uma facilidade em visualizar os dados.

Outro ponto importante são essas setas que ficam ao lado dos cabeçalhos, que servem para filtrar e classificar as informações.

Isso quer dizer que isso facilita na hora de filtrar, classificar e encontrar informações dentro da tabela.

Adicionando novas informações à tabela
Adicionando novas informações à tabela

Um ponto que é muito importante é que além da tabela manter esse padrão das linhas que foram escolhidas no formato (para facilitar a visualização).

É que ao inserir novos dados por estar formatado como tabela, tanto as fórmulas no Excel, quanto os formatos permanecem.

Isso quer dizer que o usuário não vai precisar ficar replicando as fórmulas, nem os formatos que já atribuiu anteriormente.

Viu como essa ferramenta é muito importante? Não é à toa que ela faz parte da nossa sequência de Ferramentas Essenciais do Excel!

Mas não para por aí, temos mais uma informação importante para falar sobre o formato de tabela, na verdade são duas, mas que são semelhantes.

A primeira delas é quando vamos escrever fórmulas, quando selecionamos um intervalo sem formato de tabela o Excel mantém o intervalo normal E2:E15 por exemplo.

Agora quando fazemos a formatação de tabela ele vai puxar o nome da tabela e o nome da coluna.

Formatar como Tabela no Excel
Referência do intervalo na formatação de tabela

Isso quer dizer que não temos uma referência de células e sim de tabela, então quando acrescentarmos 1, 2, 10 ou 100 novas informações o Excel vai ver da mesma maneira.

Vamos pegar a soma da tabela2 da coluna valor total independentemente da quantidade.

O que seria diferente quando não temos o formato de tabela, pois nesse caso continuaríamos a pegar o mesmo intervalo de células de E2 até E15.

Então as fórmulas ficarão automáticas com esse tipo de formatação.

A próxima informação importante que é bem semelhante é quando estamos criando uma tabela dinâmica.

Ela é semelhante, pois quando fazemos a seleção dos dados para criar a tabela dinâmica e acrescentamos novos dados, ao atualizar eles não são inseridos automaticamente na tabela.

Isso quer dizer que temos que alterar a fonte de dados e selecionar novamente aqueles novos dados.

Com a formatação de tabela isso já é feito de forma automática como é feito na formatação de tabela.

Conclusão

Você tinha imaginado que essa ferramenta de Formatar como Tabela era tão útil e tão versátil?

Pois é, ela além de deixar os dados mais organizados e mais apresentáveis, permite com que você possa automatizar certas operações facilitando o seu trabalho.

Como a questão da formatação, fórmulas e até mesmo a inserção da Segmentação de Dados que facilita ao usuário final a análise de dados.

E por fim ela ajuda também na atualização dos dados de uma tabela dinâmica!

E aí, esperava que essa ferramenta tão simples tinha tantas utilidades?

Agora para fixar melhor o que acha de praticar para melhorar suas planilhas pessoais e do trabalho?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


As inscrições para o Programa Completo Power BI Impressionador estão abertas!

Para saber mais informações sobre o Programa, clique no botão abaixo!