Você sabe como utilizar Tabela Dinâmica no Excel? Se não sabe vem com a gente que vamos te ensinar de forma rápida e fácil a utilizá-la!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Você já deve ter ouvido falar nessa tal de Tabela Dinâmica não é mesmo?
Pois é, hoje nós vamos te mostrar como ela funciona e como você vai aprender a criar Tabela Dinâmica Excel!
Uma tabela dinâmica como o próprio nome já diz é uma tabela que pode ser modificada de forma dinâmica para atender as necessidades do usuário.
E sabe o melhor de tudo? Ela funciona como um resumo gerencial, ou seja, sabe aquela tabela de mais de 10.000 linhas que você tem?
Então, você vai conseguir resumir essas informações com a tabela dinâmica e organizar da melhor maneira para sua visualização sem ter que ficar analisando item por item.
Vem com a gente que vamos te ensinar como utilizar essa ferramenta.
As tabelas dinâmicas Excel são muito úteis para que você possa resumir suas informações e ter uma maneira de “ler” esses dados de forma mais rápida e eficiente.
Isso quer dizer que você não terá que ficar procurando item a item dentro de uma tabela gigante para poder juntar as informações que precisa.
Para isso é que temos a tabela dinâmica. Ela será capaz de fazer esse compilado de informações da forma que for melhor para visualizar.
Antes de criar as tabelas dinâmicas no Excel é necessário ter pelo menos uma tabela contendo as informações que vamos compilar.
Essa será a tabela que vamos utilizar para o nosso exemplo, vale lembrar que ela possui mais de 700 linhas, ou seja, são muitos dados para analisar um a um.
O que a tabela dinâmica vai nos permitir nesse caso é fazer um resumo pelas informações que temos no cabeçalho.
Isso quer dizer que podemos fazer um resumo do valor total por região, ou por produto, quantidade vendida por produto… Temos diversas possibilidades, que vão depender da sua necessidade.
Vamos ao passo a passo para a criação da tabela dinâmica e depois vamos mostrar como organizar os dados de acordo com a sua necessidade:
Pronto, viu como é fácil? Agora temos uma tabela dinâmica criada, mas você vai perceber que ela vai estar sem nada, que nem a imagem abaixo, certo?
Você terá uma imagem na tela com algumas orientações. Que são para que o usuário utilize a guia que apareceu a direita do programa.
A guia de “Campos da Tabela Dinâmica”, ela será responsável pela construção da sua tabela.
Veja que temos os nomes de todas os cabeçalhos (informações da tabela) e logo abaixo temos 4 campos onde podemos distribuir essas informações para dar forma a tabela.
OBS: Não é obrigatório que você utilize todas as informações, neste caso vai utilizar somente o que deseja visualizar e não para deixar muitos dados e atrapalhar a visualização.
Vamos montar uma tabela com as informações de “Região” e “Valor Total”.
Então na parte de linhas teremos as regiões que temos na nossa tabela de forma única sem repetir e em valores teremos o total de cada uma dessas regiões sem precisar utilizar nenhuma fórmula.
Isso quer dizer que podemos ter um resumo muito rápido sem ter o esforço de criar fórmulas para obter esses resultados.
Pronto, aqui já temos um resumo de vendas de cada uma das regiões em segundos, sem utilizar nenhuma fórmula do Excel.
Podemos então criar tabela dinâmica no Excel sem esforço e ter um resultado excelente, pois você já imaginou o tempo que levaria para poder escrever as fórmulas para fazer essa soma por região?
Agora imagine se você tivesse que substituir as regiões por produto, para visualizar o valor total de cada um dos produtos.
Teria que refazer as fórmulas para alterar de região para produto e ainda alterar a coluna em que está procurando essas informações.
Sabe quanto tempo vai levar na tabela dinâmica? Apenas alguns segundos, pois basta remover o campo de “Região” e colocar o campo de “Produto”.
Agora tem outra análise de forma fácil e sem precisar analisar mais de 700 linhas para chegar nesse resultado.
As possibilidades para montar a sua tabela dinâmica são diversas, e pode sempre alterando as informações para ter uma visualização diferente.
Gostou da versatilidade dessa ferramenta? Viu como é muito simples de alterar essas visualizações somente utilizando as informações que possui na própria tabela.
Com isso consegue criar diversas análises sem ter que utilizar ou ficar alterando fórmulas dentro do programa.
Nessa aula conseguimos aprender como utilizar tabela dinâmica no Excel, que é uma ferramenta muito útil e fácil de utilizar, mas nem todos conhecem e sabem como utilizar.
Portanto, agora que sabe já pode analisar seus dados de forma totalmente diferente.
Já parou para pensar que agora você tem um conhecimento diferenciado com uma ferramenta que é muito impactante?
Pois é, você agora tem um resumo automático de todas as centenas de linhas de um relatório e fez isso em segundos!
O que acha de colocar a mão na massa e praticar com seus dados para poder impressionar o seu chefe na próxima reunião?
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?