Blog

Postado em em 17 de junho de 2021

Segmentação de Dados no Excel

Nessa aula vamos te mostrar o que é e como utilizar a segmentação de dados no Excel, que é uma ferramenta incrível que vai te ajudar muito!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar o que é a segmentação de dados e como utilizá-la dentro do Excel.

Dessa forma você vai conseguir filtrar de forma rápida e fácil utilizando apenas botões, e sabe o que é melhor? Fica muito intuitivo para quem usar a planilha.

Pois é muito fácil de usar, então qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em Excel vai conseguir interagir com os seus relatórios!

O que vamos aprender nessa aula:

Como Usar Segmentação de Dados no Excel

Você já deve ter ouvido falar em Segmentação de Dados, mas você sabe o que é segmentação de dados no Excel e como ela funciona?

Nessa aula nós vamos te mostrar o que é e como utilizar para que você possa melhorar tanto a visualização dos seus relatórios quanto a interação deles com o usuário.

Preparado para aprender esse recurso incrível do Excel? Então vamos a aula!

O Que é Segmentação de Dados no Excel

A segmentação de dados nada mais é do que um filtro no Excel em formato de botão, ou seja, você consegue filtrar tabelas e gráficos de forma fácil e rápida com esse recurso.

E o melhor de tudo é que fica muito intuitivo, então essa segmentação acaba sendo muito utilizada em dashboards para facilitar a visualização de determinadas informações.

E aí, vamos aprender como filtrar com botões no Excel?

IMPORTANTE: É importante ressaltar que a opção de segmentação de dados será habilitada para dados Formatados como Tabela ou Tabelas Dinâmicas. Para tabelas dinâmicas você conseguirá utilizar a ferramenta se tiver o Excel 2010 ou superior. Para tabelas comuns terá que ter o Excel 2013 ou superior.

Nessa aula vamos utilizar a segmentação de dados em tabelas comuns, mas se você quiser pode aplicar o mesmo procedimento em Tabelas Dinâmicas sem problema algum!

Assim que já tiver formatado seus dados como tabela pode ir até a guia Design da Tabela ou a guia que é habilitada quando seleciona seus dados.

Dentro dessa guia você vai ver a opção Inserir Segmentação de Dados. Basta clicar que o Excel vai abrir uma janela para que você escolha qual informação vai utilizar como filtro.

Ferramenta Segmentação de Dados

Nessa parte você vai poder selecionar a coluna que quer utilizar como filtro. E com isso as opções dentro dela irão se transformar em botões para que possamos filtrar a tabela!

Selecionando as informações a serem segmentadas

Neste caso vamos escolher as opções de Produto, Pgto e DDD para utilizarmos como filtro.

Resultado da segmentação de dados (filtros no formato de botão)
Resultado da segmentação de dados (filtros no formato de botão)

Esses são os botões que foram criados, lembrando que eles são criados de acordo com as informações que você tem nas colunas que selecionou.

E vale lembrar que você pode ir até a guia Segmentação de Dados (com algumas delas selecionadas) e fazer as modificações necessárias!

Opções de configuração da segmentação de dados
Opções de configuração da segmentação de dados

Agora você pode “brincar” com os botões selecionando as informações que quer visualizar que a tabela irá filtrar automaticamente com o que você selecionar.

Filtrando a tabela com a segmentação de dados
Filtrando a tabela com a segmentação de dados

Aqui por exemplo selecionamos o Produto A, Boleto Bancário e DDD 12.

Viu como é bem simples e fica muito intuitivo a seleção de informações?

Agora basta você utilizar a segmentação que quiser para poder facilitar a visualização de dados na sua tabela, tabela dinâmica e até mesmo Gráfico Dinâmico!

Conclusão

Nessa aula nós te mostramos o que é a segmentação de dados e como ela funciona para facilitar tanto a filtragem de dados quando agilizar a análise de informações.

E claro, não podemos esquecer que agora você pode colocar a segmentação nos seus dashboards para filtrar as informações de tabelas, caixas de texto e até gráficos.

Então é uma ferramenta muito útil que facilita muito para o criado da planilha quanto para quem vai utilizá-la!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!